Símbolos

 Quinta-feira, 17.08.2017

BRASÃO DAS ARMAS

Lei nº 243, de 9 de outubro de 1963

A CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU, E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI.


Art. 1º ARMAS DE CASCAVEL, escudo moderno de bleu, encimado por coroa mural de quatro torres ameadas e sua porta cada uma, privativa das municipalidades, listél, fitão.
Art. 2º DESCRIÇÃO DO ESCUDO, em abismo, Cascavel de Ouro encimado por coroa também de ouro, acompanhados de duas estrelas em pala de cada lado. Bordadura de prata.
Art. 3º LITERATURA DE ESCUDO, o bleu fala da justiça e vigilância com que os poderes Constituídos de Cascavel olham por seus interesses, de cidade que cresce pelo trabalho e nobreza de sua gente.
A Cascavel se constitui na arma falante da cidade e Município e é de ouro, porque suas características são as de uma cidade rica, generosa e de uma economia sólida.
A Coroa de ouro lembra o orago da cidade, Nossa Senhora Aparecida, Santa que protege a religiosidade e prosperidade da gente de Cascavel.
As quatro estrelas de prata falam da paz, pureza, integridade e brandura em que os homens de Cascavel vão desenvolvendo suas atividades, sempre seguros e firmes nas possibilidades que a cidade lhes oferece.
A bordadura do escudo lembra os rios Piquiri e Iguaçu, cujas águas fertilizam as terras do Município, proporcionando férteis colheitas.
O fitão de sínople fala que as terras de Cascavel, possibilitando várias espécies de semeaduras, proporcionam abundâncias de colheitas.
A palavra Cascavel que aparece com o dístico em seu fitão lembra que no Município, todos se unem em torno do bem estar comum, que é o progresso da cidade.
Art. 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Cascavel
9 de outubro de 1963. a,a.

Octacílio Mion
Prefeito Municipal

 

 BANDEIRA

Lei nº 5.225, de 22 de maio de 2009

ADOTA A ATUAL BANDEIRA PROVISÓRIA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL E AS CORES AZUL E BRANCO COMO BANDEIRA E CORES OFICIAIS DA MUNICIPALIDADE.

A Câmara Municipal de Cascavel, Estado do Paraná, aprovou, de autoria do Ilustre Vereador Otto dos Reis Filho, e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O Município de Cascavel adota como oficial a atual Bandeira Provisória do Município, nos termos do Parágrafo único do Art. 5º da Lei Orgânica Municipal.
Parágrafo único. A Bandeira do Município de Cascavel, quando de sua confecção, observará as dimensões oficiais adotadas pela Bandeira Nacional. De cor branca, terá ao seu centro o Brasão do Município de Cascavel, conforme descreve a Lei nº 243, de 1963.
Art. 2º O Município de Cascavel adota como sendo azul e branco suas cores oficiais.
Art. 3º Em todos os prédios públicos municipais existirá uma Bandeira do Município, que será hasteada, nos moldes e com observação da Lei Federal nº 5.700, de 1971.
Art. 4º Para ornamentação em geral, nos casos em que não seja permitido o uso da Bandeira Municipal, poderão ser empregadas, em galhardetes, flâmulas, painéis, escudos, ou de outro qualquer modo, as cores municipais.
Art. 5º A Secretaria Municipal de Cultura ficará responsável pela aquisição e distribuição das Bandeiras, inclusive as repartições públicas federais e estaduais, sediadas no Município, que a solicitarem para o seu uso, como ainda pelo seu recebimento, quando em mau estado de conservação.
Art. 6º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se a Lei nº 3.705, de 2003.

Gabinete do Prefeito Municipal
Cascavel, 22 de maio de 2009.

Edgar Bueno
Prefeito Municipal