Museu Online

 Sexta-feira, 03.12.2021


Museu de Imagem e Som

Este projeto é uma realização do Município de Cascavel através da Secretaria de CULTURA em parceria com a UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná através do CEPEDAL (Núcleo de Pesquisa e Documentação Sobre o Oeste do Paraná), firmado o convênio: 061/2009 assinado no dia 14 de agosto de 2009.

Objetivo: Resgatar o Museu de Imagem e Som de Cascavel, digitalizando o acervo e disponibilizando o acesso por meio da internet.

CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA CELEBRADO ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ E O MUNICÍPIO DE CASCAVEL.

O Convênio assinado no dia 14 de agosto de 2009 entre Município de Cascavel e UNIOESTE visa higienizar, identificar, catalogar e digitalizar o acervo fotográfico do Museu de Imagem e Som - MIS. O acervo, formado por cerca de 40.000 mil fotografias, será enviado ao campus da UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon, onde as atividades serão executadas. Primeiramente será feita a higienização; processo que consiste na limpeza do material – extração da poeira, fragmentos de papéis, metais e outros resíduos. A equipe do Museu da Imagem e do Som vai enviar as fotos já identificadas, catalogadas para serem higienizadas e scaneadas e após esse processo será inserida no sistema online, que consiste na conversão do documento impresso papel em imagens eletrônicas, por meio de um scanner, e seu armazenamento em sistema digital. Ao final da atividade, os documentos serão devolvidos ao Museu da Imagem e do Som, juntamente com a cópia digital. Além de contribuir para a preservação do acervo, espera-se que a atividade facilite o acesso de pesquisadores e da população em geral aos documentos.