IPC

 Domingo, 20.01.2019

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

Entenda o que é o PDI

O PDI, que será financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), visa consolidar as diretrizes do novo Plano Diretor, objetivando a caracterização de um centro tradicional, maior eficiência do transporte público, aumento de áreas verdes com a criação de parques, junto a equipamentos de esporte, lazer, assistência social e cultura nas regiões periféricas da cidade.
Esse programa é formado por quatro componentes com ações previstas para um período de cinco anos, envolvendo intervenções nas diversas pastas da administração municipal. Fazem parte os seguintes componentes e suas intervenções:

Componente Transporte e Sistema Viário

Nesse componente estão previstas ações no Plano Municipal e de Transporte, como ciclovias, implantação de estações de embarque e faixas exclusivas para transporte coletivo, melhoria das calçadas conforme as especificações do Programa: Calçadas de Cascavel, aprovado pela Lei nº5744/211, especialmente nos próprios municipais e no binário Recife/Kennedy e a urbanização do calçadão central e das Ruas Rio Grande do Sul e São Paulo, Ruas Paraná e Mato Grosso.

Além dessas intervenções, também estão previstas a construção de um viaduto para transposição da BR-277, ligando o Bairro Cascavel Velho ao Bairro Pacaembu e abertura de novas vias.

Componente Melhoria do Meio Ambiente e Social

Implantação de cinco parques lineares: Cancelli-Country (Parque Vitória), Morumbi-Cataratas, Santa Cruz (Parque Bezerra e Rio Sanga Funda), Santa Felicidade-União e Interlagos–Floresta.
Essa intervenção contará com a recuperação da mata ciliar, tratamento paisagístico, implantação de equipamentos de lazer e conservação dos cursos d’água.

Construção de quatro Centros de Convivência Intergeracional: Cascavel Velho, Floresta, Morumbi, Santa Felicidade. Estes centros oferecerão a população o acesso às atividades de esporte, cultura e lazer, integrados aos Parques Ambientais.

Componente Fortalecimento Institucional

Fazem parte desse componente a implantação do GeoPortal, um sistema de mapeamento que integra as funcionalidades e informações do Google Maps com a base cadastral do Município, e o Programa Cascavel Digital, que oferece internet gratuita para a população.

Os investimentos nessas diversas políticas públicas deverão resultar em um conjunto de melhorias sociais, econômicas e ambientais, ancoradas em um planejamento integrado, visando reduzir custos e ampliar os impactos positivos da atuação municipal. 

 

Lei Autorizativa nº 6112/2012

- Anexo I - Cronograma de desembolso

 

 Relatório de Avaliação Ambiental

- Relatório
- Lei 6112/2012
- Anexo I
- Anexo II
- Anexo III
- Anexo IV
- Anexo V
- Anexo VI

 

 

 

MAPA INTERATIVO DAS INTERVENÇÕES DO PDI - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO