Semel

 Segunda-feira, 25.09.2017

TERRITÓRIO CIDADÃO

O Projeto Território Cidadão é um Moderno Programa de Gestão Pública, em que seu conceito está diretamente relacionado às formas de organização e reorganização social, modos distintos de percepção, reordenamento em relação ao espaço, ampliando a cobertura de serviços e propiciando uma proteção pró ativa nas ações.

Seus principais objetivos são: realizar uma mudança rápida e eficiente de uma determinada região ou bairros, para adequação a novos conceitos urbanísticos, que em um primeiro momento deve objetivar a construção de um Sistema de Atualização Automática dos Diagnósticos Comunitários, aspectos físicos, topográficos, habitacionais, sociais e outros. Implementação de Ações Integradas de todas as áreas da administração pública em um curto espaço de tempo, para rápida mudança do perfil do território trazendo desenvolvimento e equalização com padrões de outras áreas mais desenvolvidas do município. Foram criados e serão instalados 12 territórios de aproximadamente 15 a 35 mil moradores delimitados entre um território e outro, permitindo assim uma administração descentralizada e participativa, em que será conhecida a realidade e as necessidades de cada território. Essas características serão aproveitadas para promover o desenvolvimento do comércio, indústria, cultura, esporte, melhorando a saúde, a segurança pública, a educação e num todo, a infraestrutura local e a qualidade de vida da população.

TERRITÓRIO CIDADÃO I (Cascavel Velho)

A Divisão de Lazer da Secretaria de Esporte e Lazer iniciou suas atividades a população no dia 03 de Fevereiro de 2017. Foram organizadas e planejadas várias atividades sistemáticas, que continuam sendo oferecidas a população do Território I, sendo elas:

- Atividades Recreativas;

- Xadrez;

- Tênis de mesa;

- Escolinha de Futebol;

- Atividade Física para Terceira Idade (caminhada, alongamento, ginástica funcional e orientações nas ATIs);

- Ginástica Rítmica.

Paralelamente as atividades permanentes, foram realizadas várias ações e atividades assistemáticas, simultaneamente, como: Torneios e Festivais de Futebol (infantil e adulto), Torneios de xadrez e tênis de mesa, Campeonato de Futebol adulto, Festivais de Futsal e Expresso Brincalhão nas Escolas Municipais Neiva Ewald, Atílio Destro e CEMEI Maria V. Meister.

TERRITÓRIO CIDADÃO II (Interlagos)

As atividades oferecidas ao Território Cidadão II pela Divisão de Lazer da A Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL) tiveram início em 26 de Maio de 2017. Foram organizadas e planejadas várias atividades sistemáticas que continuam sendo oferecidas a população do Território II e do Centro da Juventude, sendo elas:

- Xadrez;

- Tênis de mesa e Jogos de mesa;

- Dança Rítmica e Zumba;

- Futsal, basquete, voleibol e handebol;

- Jogos Cooperativos;

- Ginástica Rítmica;

- Escolinha de Futsal na Escola Municipal Francisco Vaz de Lima;

- Escolinha de Futsal na Escola Estadual do Interlagos (exclusivamente feminino).

Além das atividades fixas, foram realizadas atividades paralelas, por exemplo: Torneios e Festivais de Futebol, Torneios de xadrez e tênis de mesa, Ação multisetorial FeliCidade do Idoso, Festivais de Futsal e Expresso Brincalhão nas Escolas Municipais Francisco Vaz de Lima e Maria Fumiko.

A SEMEL participa também, de todas as programações de palco realizadas com as demais secretarias em ambos os Territórios durante todo período de sensibilização e apresentação do Território.

Informações sobre o funcionamento das atividades podem ser obtidas no seguinte endereço:

Território I (Cascavel Velho) – Rua Estocolmo, Calçadão Cascavel Velho - Cascavel PR CEP: 85818-290 Telefone (45) 3902-1345

Território II (Interlagos) - Travessa da Felicidade, 601- Conjunto Julieta Bueno (Centro da Juventude) - Cascavel - PR. CEP: 85814-283       Telefone (45) 3902-2847