Semel

 Sexta-feira, 20.10.2017

HIDROGINÁSTICA

A hidroginástica tem conquistado cada vez mais espaço nas academias e vencido os preconceitos. Antigamente era vista como atividade exclusiva para idosos, mas hoje tem ganhado cada vez mais adeptos de todas as faixas etárias. Basicamente, a hidroginástica é composta por exercícios aeróbicos de moderada a média intensidade, feitos dentro da piscina podendo ter auxilio de alguns equipamentos. Muitas vezes incluem passos de zumba, ginástica aeróbica, deslocamento e dança. Dentre os vários benefícios proporcionados pela sua pratica, podemos citar:

- Melhora a flexibilidade das articulações;

- Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares;

- Pode auxiliar no combate ao estresse, pois a massagem propiciada pela água, por meio da pressão e da resistência, e os alongamentos, relaxam o corpo e os músculos;

- Fortalece a saúde mental e previne doenças crônicas;

- previne a recuperação de lesões;

Como a hidroginástica é uma atividade praticada com água no nível de cintura ou do ombro, o peso corporal diminui em aproximadamente 90% e isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares, facilitando a realização dos movimentos e favorecendo sua pratica por atletas em treinamento, gestantes, pessoas que apresentam alguma deficiência, que estão se recuperando de lesões ou se encontram acima ou abaixo do peso. Quando avaliada de perto essa modalidade tem se mostrado uma das mais completas, com inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente.