Educação

 Quinta-feira, 31.07.2014

EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


 

 EJA:

  • A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica nas etapas dos ensinos fundamental e médio.

 OFERTA:

  • A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel oferta a EJA Fase I do Ensino Fundamental, correspondente a 1ª à 4ª série.

 FINALIDADE:

  • A EJA destina-se àqueles que não tiveram acesso ao ensino fundamental e médio em idade própria, ou que não tiveram a possibilidade de continuar os estudos; (Deliberação 008/00).

 OBJETIVO:

  • Oportunizar a jovens e adultos o acesso ou continuidade dos estudos no Ensino Fundamental e Médio, proporcionando-lhes uma educação de qualidade, buscando a erradicação do analfabetismo. (LDB 9394/96).

 PARECER 11/200

 CNE/CEB:

  • “A Educação de Jovens e Adultos - EJA - é uma modalidade da educação básica, nas etapas do Ensino Fundamental e Médio e usufrui de uma especificidade própria que, como tal, deveria receber um tratamento consequente.”

 FAIXA ETÁRIA ATENDIDA:

  • Jovens e Adultos com idade de 15 a 80 anos, ou mais. A maioria são trabalhadores, adultos, com experiência profissional ou com expectativa de inserção no mercado de trabalho. Para eles foi a ausência de uma escola ou a evasão da mesma que os dirigiu a um retorno.

 

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CASCAVEL

 
  • 1971 : Através do Mobral - perdurou por 14 anos;

  • 1986 : Oferta por meio da Fundação Educar - por 5 anos;

  • 1990 : Certificação pelo exame de equivalência/Cesvel;

  • 1992 : Projeto de "Descentralização" do Cesvel;

  • 2002 a 2005 : Projeto de Escolarização de Jovens e Adultos - PEJA;

  • Maio de 2005: A Secretaria Estadual de Educação - SEED, informa aos municípios do Estado do Paraná que o PEJA seria cessado em dezembro do corrente ano e, portanto, seria necessário que cada município implantasse um Programa Próprio para a oferta de EJA. Desta forma, a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel,  inicia um inteso trabalho junto aos professores da educação de jovens e adultos, por meio de grupos de estudos e sistematização, visão à elaboração do Programa Próprio e de uma Proposta Curricular específica para esta modalidade de ensino. No entanto, o prazo para a entrega da versão preliminar do documento foi de aproximadamente três meses, o que ocasionou preocupação e necessidade de agilizar os procedimentos.

 

 

 

  • A primeira versão do documento é eviada à SEED em agosto de 2005. A partir deste momento, por um período de quase dois anos de tramitação, a SEED fez diversas análises e apontamentos e todas as adaptações e correções necessárias foram realizadas pela SEMED.

  • Em 15 de Junho de 2007, a proposta de Implantação de Programa Próprio é aprovada pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná, através do Parecer Nº 392/07 e autorizado o funcionamento pela Secretaria de Estado de Educação, em 16 de Julho de 2007, por meio da Resolução Nº 3190/07. No documento enviado e aprovado, é autorizado também, o funcionamento do Centro Municipal de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire - Ensino Fundamental - Fase I, criado através do Decreto Nº 7160, de 20 de Julho de 2006, o qual iniciou as atividades em 23 de Outubro de 2008.