Educação

 Terça-feira, 21.11.2017

NOTÍCIAS
 

REPRESENTANTE DA UNCM/PR NA REGIÃO OESTE PARTICIPA DE ENCONTRO DO NRE/CASCAVEL

         Representantes das Secretarias Municipais de Educação de 14 municípios jurisdicionados do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel se reuniram no dia 16 de abril no auditório do NRE. (leia mais...)

COORDENADORA DA REGIÃO GEOGRÁFICA OESTE PARANAENSE DA UNCME/PR PARTICIPA DE REUNIÃO NA AMOP

         A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP foi fundada em 09/06/1969, é a entidade representativa dos municípios da região oeste do Estado do Paraná que visa ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios. (leia mais...)

PREFEITO ANUNCIA REVISÃO DE TABELA A PROFESSORES DURANTE POSSE DO CME

         Durante a posse da presidente e da vice-presidente do CME (Conselho Municipal de Educação) na manhã do dia 15/08, no Ceavel (Centro Municipal de Aperfeiçoamento dos Servidores Municipais de Cascavel), o prefeito Edgar Bueno anunciou revisão de 5% na tabela salarial dos professores do sistema municipal de ensino de Cascavel. O anteprojeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores e, se aprovado, a revisão passa a ser incorporada aos vencimentos a partir de 1º de agosto. (leia mais...)

AVISO DE PAUTA: POSSE NO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

         A presidente eleita do CME (Conselho Municipal de Educação), Marilei Lourdes dos Santos Teixeira, e a vice-presidente também eleita, Márcia Aparecida Baldini - para a gestão 2011/2013 - serão empossadas pelo prefeito Edgar Bueno no dia 15/08, às 9 horas, em cerimônia que será realizada no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel). (leia mais...)

ELEITAS PRESIDENTE E VICE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

         Em reunião na tarde do dia 28/07 foram eleitas a presidente e a vice-presidente do CME (Conselho Municipal de Educação). Por unanimidade os conselheiros elegeram a professora Marilei Lourdes dos Santos Teixeira – que ocupou o cargo de presidente pró-têmpore do CME por 90 dias – para permanecer na presidência do Conselho. A vice-presidente pró-têmpore, Márcia Aparecida Baldini, também foi mantida no cargo, por meio de eleição secreta e direta. Ela concorreu com o conselheiro Ivo José Triches. (leia mais...)

REGIMENTO INTERNO DO CME É ENTREGUE A SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

         Os conselheiros do CME (Conselho Municipal de Ensino) de Cascavel fizeram a entrega oficial do Regimento Interno do órgão, na manhã do dia 15/07. O documento de 38 páginas foi entregue ao secretário de Governo, Atair Gomes da Silva, que representou o prefeito Edgar Bueno, e o secretário de Educação, Valdecir Nath. O Regimento formaliza o modelo de atuação do CME, que tem como objetivo deliberar e normatizar todas as questões ligadas à educação pública municipal e à educação privada, além de dar mais agilidade aos processos nessa área. (leia mais...)

CME: CONSELHEIROS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA

         Membros do CME (Conselho Municipal de Educação) realizaram no dia 19/05 a segunda reunião ordinária do grupo. O encontro, no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento do Servidor Público de Cascavel), marcou o ato de posse dos conselheiros e a formação continuada do grupo para a estruturação do CME. (leia mais...)

PREFEITO PRESTIGIA A 1ª REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

         O prefeito Edgar Bueno prestigiou, na manhã do dia 04/05, a primeira reunião ordinária do CME (Conselho Municipal de Educação). O encontro foi realizado no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento do Servidor Público de Cascavel) na presença também do secretário de Educação, Valdecir Nath. Na oportunidade o grupo definiu agenda para este ano. Em junho será feito o regimento do CME e ficou agendada para julho a eleição do presidente. Até lá Marilei Lourdes dos Santos Teixeira responde como presidente do CME, com base no Decreto nº 9.889, que nomeou também a vice-presidente, Márcia Aparecida Baldini, pelo período de 90 dias. (leia mais...)

MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TOMAM POSSE

         O prefeito Edgar Bueno assinou no dia 20/04 decreto nomeando os membros do Conselho Municipal de Educação, que será formado por 12 titulares e 12 suplentes, representando governo municipal, profissionais do magistério, da educação, e demais entidades de ensino. (leia mais...)

LEI 5.694/2010

Organiza o Sistema Municipal de Ensino - SME, e cria o Conselho Municipal de Educação de Cascavel - CME.

Prefeito Sanciona Lei que organiza o Sistema Municipal de Ensino e implanta o Conselho Municipal de Educação.

         Prefeito Edgar Bueno sancionou hoje (22/12/2010) a Lei nº 5.694/2010 que Organiza o Sistema Municipal de Ensino, e Cria o Conselho Municipal de Educação de Cascavel. Prestigiaram o momento os vereadores Nelsinho Padovani, João Aguilar Neto, Robertinho Magalhães, a Secretária Municipal de Educação Maristela Becker Miranda, o Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, os Membros da Comissão de Estudo para organização do SME e implantação do CME, diretores em exercício e direotres eleitos para o bienio 2011/2012. 

Homenagem ao Consultor

          O Consultor professor Flávio Vendelino Scherer, presidente do Conselho Municipal de Toledo, recebeu do Prefeito de Cascavel Edgar Bueno uma placa em agradecimento ao empenho e apoio nas discussões que embasaram a formulação da lei nº 5.694/2010, sancionada no dia 22/12/2010.

Homenagem aos membros da comissão de estudos para organização do SME e implantação do CME

Acesse a Galeria...

HISTÓRICO DOS TRABALHOS DA COMISSÃO DE ESTUDO PARA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO E IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

        A comissão de Estudos para a Organização do Sistema Municipal de Ensino e Instituição do Conselho Municipal de Educação, nomeada em 27/05/2010, pelo prefeito municipal , Edgar Bueno, composta por 45 membros representantes de diversos segmentos da sociedade, por meio da Portaria nº 617/2010 - GAB, a saber: Dirigente do Órgão Municipal de Educação, Representantes dos Professores Municipais de Cascavel, Representates dos Servidores Municipais de Cascavel, Representantes do Departamento Financeiro da Secretaria Municipal de Educação, Representantes dos Diretores das Escolas Municipais de Cascavel, Representantes dos Coordenadores Administrativos-Pedagógico dos Centros Municipais de Educação Infantil, Representantes do Departamento Administrativo e Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Representantes dos Conselheiros do Conselho Municipal de Vereadores, Representantes do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - SIPROVEL, Representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Representantes do Núcleo Regional de Educação, Representantes das Instituições Privadas de Ensino Superior, Representantes das Escolas Particulares, Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Representantes das Associações de Pais, Mestres e Funcionários das Escolas Municipais de Cascavel - APMF's e das Associações de Pais e Funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil - APEF's.

       Presidida pela Secretária Municipal de Educação Maristela Becker Miranda a Comissão foi assessorada pelo Professor Flávio Vendelino Scherer, e teve os trabalhos coordenados pelo professor Marcelo Mariotti. As reuniões foram realizadas no Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos do Municípios de Cascavel.

       As discussões sobre o tema se iniciaram em 02/06/2010, e se estenderam até 06/12/2010, nesse período ocorreram 12 reuniões, das quais, dois cursos "Sistemas de Ensino" ministrado pelo professor Flávio Vendelino Scherer, e "Controle Social, Conselhos de Acompanhamento, Planejamento, Orçamento e Execução" ministrado pela professora Simone Ferrari, e uma audiência pública. A carga horária total de estudo e discussões foi de 52 horas.

      Houve densa pesquisa, e a Comissão evidenciou na minuta todos os aspectos pertinentes a educação, abarcando inclusive os aspectos mais recentes da legislação vigente, no que se refere à Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Financiamento e Valorização dos profissionais da educação.

 PROFESSORES DISCUTEM A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO E IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

         O Município de Cascavel, através da Secretaria Municipal de Educação realizou nos dia 19 e 20 de Março do corrente ano encontro com todos os profissionais que atuam nas escolas para apresentar o início dos trabalhos no que se refere a organização do Sistema Municipal de Ensino e instituição do Conselho Municipal de Educação.

       Acompanhe neste espaço os textos para download, agenda de reuniões da Comissão de Estudos para a elaboração do SME, CME e demais documentos relacionados ao Evento.

 

    Sistema Nacional Articulado de Educação

   Criação dos Sistemas Municipais de Ensino

   Conselhos de Educação: Fundamentos e Funções

 

   APRESENTAÇÕES

     PALESTRA: Prof. Flávio Vendelino Scherer