Seaso

 Quarta-feira, 16.08.2017

 

A Secretária de Assistência Social Inês de Paula, participou na tarde de ontem (18) na Amop (Associação de Municípios do Oeste do Paraná) da reunião de trabalho e a Solenidade de adesão ao Viver Sem limite, que é o Plano Nacional de Políticas para Portadores de Deficiência. 

O Plano Viver sem Limites trata de um conjunto de políticas públicas com objetivo de reafirmar os Direitos Humanos das pessoas com deficiência, para garantir sua autonomia, liberdade e independência.  Essas políticas estruturadas são divididas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade. Cada ação presente nesses eixos é articulada com as demais, construindo assim redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar a garantia de diretos para as pessoas com deficiência.

Durante a reunião estiveram presentes os Gestores estaduais e municipais, representantes de várias secretarias, da OAB, do Ministério Público e dos Conselhos dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Na ocasião foi feita a apresentação de ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver Sem Limite” para todos os presentes, com o objetivo de esclarecer dúvidas e explicar o funcionamento das ações por Eixo do Plano.Na solenidade também esteve presente a Assessora de Políticas Públicas e da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, e também Coordenadora da APPIS Maria Filomena André, que destaca a importância dos municípios aderirem ao plano. “O Plano destaca ações que promovem a inclusão social e autonomia da pessoa com deficiência. O município de Cascavel já vem desenvolvendo e contemplando gradativamente essas ações para atender as necessidades das pessoas com deficiência , seja no trabalho, no transporte ou na educação”, completa ela.