Seaso

 Domingo, 25.02.2018

 

 2- SETOR DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO
 

     Segundo a NOB/SUAS 2012 a Gestão da Informação compõe a Vigilância Socioassistencial destacando-se como um componente estratégico para a definição do conteúdo da política e seu planejamento, bem como para o monitoramento e a avaliação da oferta e da demanda de serviços socioassistenciais.

         O parágrafo 3° do artigo 98 da NOB/SUAS 2012 destaca as responsabilidades relativas à gestão da informação do SUAS no âmbito do Município:

 

I - coletar, armazenar, processar, analisar e divulgar dados e informações municipais ou do Distrito Federal relativas ao SUAS;

II - desenvolver, implantar e manter sistemas locais de informação;

III - compatibilizar, em parceria com Estados e/ou União, os sistemas locais de informação com a Rede SUAS;

IV - alimentar e responsabilizar-se pela fidedignidade das informações inseridas nos sistemas estaduais e nacional de informações;

V - propor a padronização e os protocolos locais de registro e trânsito da informação no âmbito do SUAS;

VI - disseminar o conhecimento produzido pelo órgão gestor municipal e do Distrito Federal para os usuários, trabalhadores, conselheiros e entidades de assistência social;

VII - produzir informações que subsidiem o monitoramento e a avaliação da rede socioassistencial e da qualidade dos serviços e benefícios prestados aos usuários.

 

Atendendo ao disposto na NOB/SUAS 2012 o município de Cascavel/PR adotou como prontuário eletrônico oficial da Política de Assistência Social o Sistema de Informação IPM Social, conforme disposto no Decreto Municipal N° 13.415/2017, que é utilizado por toda a rede socioassistencial para cadastrar e registrar os atendimentos de seus usuários. O referido Sistema é gerido pela Secretaria de Assistência Social através do Setor de Gestão da Informação.