Seaso

 Quarta-feira, 18.10.2017

 

 

DIVISÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (DVSMAS)
 
A Vigilância Socioassistencial consiste na realização de diagnósticos territorializados para mapear, dentro do município, as zonas de maior vulnerabilidade e risco social e a cobertura da rede prestadora de serviços, sobretudo, os de assistência social. Dessa forma, é por meio da Vigilância Socioassitencial que o gestor conhece a realidade concreta do município, de modo a melhor planejar as ações de assistência social. A Vigilância comporta também o monitoramento, a avaliação e os sistemas de informação.
A Norma Operacional Básica do SUAS aprovada em 2012 em seu artigo 1º afirma que a Vigilância Socioassistencial é uma função da política de assistência social, conjuntamente com a Proteção Social e a Defesa de Direitos. Essas três funções possuem fortes relações entre si, e em certo sentido, podemos afirmar que cada uma delas só se realiza em sua plenitude por meio da interação e complementariedade com as demais.
Conforme a NOB/SUAS/2012 a Vigilância Socioassistencial deve estar estruturada e ativa em nível municipal, estadual e federal, contribuindo com as áreas de proteção social básica e de proteção social especial por meio da elaboração de estudos, planos e diagnósticos capazes de ampliar o conhecimento sobre a realidade dos territórios e as necessidades da população, e auxiliando no planejamento e organização das ações realizadas nesses territórios. Deve, ainda, contribuir com a própria Gestão em sentido amplo auxiliando a formulação, planejamento e execução de ações que induzam à adequação da oferta às necessidades da população. Para isso, faz-se necessário que também sejam produzidas e analisadas informações sobre o financiamento; sobre o tipo, volume, localização e qualidade das ofertas; bem como das condições de acesso aos serviços, benefícios, programas e projetos.
Portanto, a Vigilância Socioassistencial deve apoiar atividades de planejamento, organização e execução de ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços, produzindo, sistematizando e analisando informações territorializadas:
a) sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos;
b) sobre os padrões de oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais, considerando questões afetas ao padrão de financiamento, ao tipo, volume, localização e qualidade das ofertas e das respectivas condições de acesso.          
 
Para atuar em consonância com as ações propostas pela Vigilância Socioassistencial, a DVSMAS atualmente está composto pelos seguintes setores:
 
1- SETOR DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO.
2- SETOR DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO.
2.1- IPM
2.2 – Registros nos Sistemas da REDE SUAS
2.2.1 - Sistema de Registro Mensal de Atendimentos dos CRAS e CREAS
2.2.2 - SuasWeb
2.2.3 - CadSUAS
2.2.4 - CENSO SUAS
 
2.3 – CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS
 
 
Endereço: Rua Pernambuco, Nº 1900
Secretaria de Assistência Social/Prefeitura de Cascavel
Tel.: 45- 3392-6377
Gerente: Márcia Salete Engel Silva
e-mail: marcias@cascavel.pr.gov.br