Seaso

 Quarta-feira, 18.10.2017

A economia Solidária em Cascavel/PR teve início em meados de março de 2010, com o acontecimento da Conferência Regional de Economia Solidária do Oeste do Paraná. Desde então o Programa de Inclusão Produtiva, vem desempenhando suas ações no sentido de articular com as demais políticas públicas e serviços visando ampliar o acesso da população em situação de extrema pobreza aos serviços públicos e a oportunidades de ocupação e renda, por meio das ações de inclusão produtiva.

 A Economia Solidária fortalece relações entre campo e cidade, entre produtores e consumidores, sem explorar ninguém, sem querer levar vantagem e sem destruir o meio ambiente. Não há patrões nem empregados, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem.

A Economia Solidária pode ser definida em três dimensões. Economicamente é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão. Culturalmente, é também um jeito de estar no mundo e de consumir de forma consciente e sustentável (em casa, em eventos, no trabalho) produtos locais, saudáveis, que não afetem o meio-ambiente. Politicamente, é um movimento social, que luta pela mudança da sociedade, por uma forma diferente de desenvolvimento a partir dos valores da solidariedade, da democracia, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos. São iniciativas do Movimento de Economia Solidária: Projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, associações, clubes de troca, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

O Movimento de Economia solidária é um caminho para inclusão social e uma alternativa a geração de trabalho e renda de forma sustentável, solidária e humanizada.

 Centro Público de Economia Solidária 

Neste espaço os empreendedores divulgam, expõem e comercializam seus produtos.

Endereço: Está localizado no complexo Ciro Nardi, na Rua 25 de Agosto, esquina com a Rua da Lapa.

 

 

 FAÇA SUA INSCRIÇÃO no Programa de Inclusão Produtiva, Rua Natal, nº 2478 - Bairro Tropical

Informações pelo telefone:

(45) 3902 1734

ou através do email:

inclusaoprodutiva@cascavel.pr.gov.br

 

 

IMAGEM: FEIRA REALIZADA MENSALMENTE NO BALCÃO DA PREFEITURA

 

 

IMAGEM:DIA 08/03/2014 FEIRA “MULHERES E SEU JEITO DE MUDAR O MUNDO” REALIZADO NO CALÇADÃO DA AVENIDA BRASIL

 

IMAGEM:PARTICIPAÇÃO: A 21ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária bateram recorde de público. Cerca de 240 mil pessoas visitaram o Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter em três dias de evento, na cidade de Santa Maria/RS.

 

IMAGEM:PARTICIPAÇÃO III CONFERÊNCIA REGIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA – FOZ DO IGUAÇU/ITAIPU – DIA 26/05/2014

 

 

IMAGEM:PARTICIPAÇÃO III CONAES – CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, CURITIBA/PR – DIA 04,05/07/2014

IMAGEM:FEIRA NO CENTRO DE CONVENÇÕES“ MULHERES EMPREENDEDORAS DO OESTE DO PARANÁ “

PARCEIROS: ADAMOP E EMATEREM 2013