Seaso

 Quinta-feira, 14.12.2017

ORIENTAÇÕES ACADÊMICAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEASO, por meio do Setor de Gestão do Trabalho, tem como um de seus objetivos a criação de mecanismos institucionais que permitam articular o ensino, a pesquisa e a extensão à gestão e ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais, por meio da aproximação com as Instituições de Ensino.

A proposta de aproximação com as Instituições de Ensino é no sentido de consolidar referências teóricas, técnicas e ético-políticas na assistência social, potencializando a produção, sistematização e disseminação de conhecimentos.

Nesse contexto, a SEASO vem ampliando e implementando seu campo de atuação interinstitucional, promovendo ações que oportunizam uma relação mais próxima com instituições de ensino, através da abertura de campo de pesquisa para estudantes de áreas diversas do conhecimento, estágios e dispondo os seus serviços para a realização de atividades práticas, visitas e trabalhos acadêmicos.

Hoje, a SEASO abre espaço para desenvolvimento de atividades acadêmicas nas seguintes modalidades:

 

1.   Estágio Supervisionado e/ou Remunerado

O estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho por estudantes regularmente matriculados de nível médio e superior.

É um procedimento didático-pedagógico que oportuniza o exercício prático, a complementação e ampliação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, integrando o estudante no mercado de trabalho, promovendo o amadurecimento e a experiência profissional.

Visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho conforme estabelecido em Lei Federal nº 11.788/2008 de 25/09/2008 (Lei do Estágio). 

Assim, a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEASO oferece abertura para campo de estágio em duas modalidades: estágio curricular obrigatório e estágio não obrigatório[1], para as Instituições de Ensino conveniadas ao município[2].

 

2.   Pesquisa

 

A pesquisa é destinada aos acadêmicos de graduação e pós-graduação nas modalidades de Lato Sensu (especializações) e Stricto Sensu (mestrados e doutorados) que desejam acessar informações ou coletar dados referentes aos serviços ofertados pela SEASO.

Portanto, o pesquisador interessado em realizar sua pesquisa nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEASO deverá formalizar uma solicitação junto ao Setor de Gestão do Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, apresentando a seguinte documentação:

1.  Cópia legível de documento pessoal que contenha foto e CPF do pesquisador.

2. Termo de Compromisso para Coleta de Dados para Pesquisa Científica: O mesmo deverá estar devidamente preenchido e assinado[3].

3.   Declaração de Matrícula.

4. Ofício da Instituição de Ensino encaminhando o Aluno Pesquisador para realização da Pesquisa.

5.   Informar no ato do protocolo: telefone (fixo/celular) e e-mail.

6. Parecer do Comitê de Ética

7. Cópia do Projeto de Pesquisa, que deverá conter as seguintes informações:

7.1.      Identificação.

7.2.      Tema.

7.3.      Problema.

7.4.      Objetivos da Pesquisa:

4.3.1. Objetivo Geral;

4.3.2. Objetivos Específicos.

7.5.      Justificativa.

7.6.      Fundamentação Teórica.

7.7.      Sujeitos Envolvidos.

7.8.      Metodologia.

7.9.      Cronograma.

7.10.  Referência Bibliográfica.

 

Com o término da pesquisa, o pesquisador deverá entregar uma (01) cópia digital trabalho resultante da pesquisa, para fins de constar no Acervo Digital da Secretaria Municipal de Assistência Social[4].

3.   Visitas Acadêmicas

 

Consideram-se visitas acadêmicas aquelas realizadas por estudantes de instituições de ensino superior a unidades e/ou à gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEASO do município de Cascavel/PR.  

 

 

 

 



[1] Considerando a necessidade de adequar às práticas administrativas para a concessão de estágios ao que dispõe a Lei Federal nº 11.788, o Prefeito Municipal de Cascavel regulamentou as contratações de estágios curriculares e remunerados por meio do Decreto nº 10.679 de 09 de agosto de 2012.