Seadm

 Sexta-feira, 20.10.2017

  

Projeto Cascavel Digital
 
Cascavel Digital consiste em amplo projeto de comunicação, que envolve internet, transmissão de dados, voz e imagem, através das mais modernas tecnologias de redes sem fio e fibra óptica.
 
O projeto será desenvolvido em três fases:
 
(a) Interconexão de todos os órgãos e unidades que compõem o Executivo Municipal, ou seja, todas as escolas municipais, CMEIs, Unidades Básicas de Saúde, Subprefeituras e demais unidades descentralizadas do Paço Municipal.
 
(b) Disponibilização do sinal de internet wireless gratuito diretamente ao cidadão.
 
(c) Instalação de câmeras de segurança e montagem de central de controle e monitoramento.
 
O sinal será transmitido por meio de antenas de alta potência instaladas em torres (backbones), localizadas em pontos estratégicos. Alternativamente, quando houver viabilidade técnica/financeira, será utilizado cabeamento de fibra óptica ou par metálico em substituição ao sistema de rádio.
 
Paralelamente à interconexão dos órgãos públicos, gradativamente serão instaladas as “hotzones”, que são áreas abertas em que haverá disponibilização de sinal para internet gratuitamente (internet grátis).
 
Haverá duas modalidades de sinal gratuito de internet: (1) sinal Wi-Fi enviado por “hotspots” ou pontos de acesso instalados no sistema conhecido como rede Mesh; e (2) sinal Wi-Fi ponto multiponto, sendo necessário neste caso a aquisição, pelo usuário, de um adaptador de rede sem fio com antena direcional. O sistema de cada região da cidade será escolhido em função de fatores técnicos (visada, qualidade de sinal, relevo, etc.).
 
O Projeto Cascavel Digital tem como principais objetivos: reduzir despesas de custeio da prefeitura (especialmente internet e telefonia), facilitar a comunicação intragovernamental, modernizar as rotinas administrativas e incluir digitalmente parcela significativa da população cascavelense (inclusão digital desenvolvida em conjunto com os telecentros e laboratórios de informática das secretarias de cultura e educação, respectivamente).