Saúde

 Quinta-feira, 23.11.2017

 

3.ª Conferência Municipal aborda Segurança Alimentar e Nutricional em Cascavel
3.ª conferencia_municipal_de_seguranca_alimentar_fotos (4).pdf
 
Cerca de 100 pessoas participam, nesta tarde (26) da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, organizado pelo Comsans (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), está sendo realizado no auditório da Prefeitura de Cascavel.
“Participam hoje representantes de diversas entidades, como a Pastoral da Criança, Sindicato Rural, secretarias, entre outros. Apesar de ser ainda a 3ª Conferência, de o Comsans ainda ser novo, estar em fase de implantação, essas discussões são importantes para definir as políticas públicas na área de segurança alimentar”, frisou o secretário de Saúde e presidente da Caisan, Reginaldo Andrade.
A Conferência tem por objetivo ampliar e fortalecer os compromissos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Municipal, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Os participantes assistirão também à palestra com a professora da Unioeste, Nanci Rouse Teruel Berto. Quem conduz os trabalhos da tarde, é a coordenadora da comissão organizadora do evento, Vânia Maria de Souza.
O secretário Antidrogas, Eugênio Rozetti Filho, que representou o prefeito Edgar Bueno no evento, destacou a importância de se discutir políticas públicas sobre a nutrição. “O Município tem essa preocupação com a alimentação, principalmente das pessoas mais carentes e das nossas crianças, cito o trabalho realizado pelo Banco de Alimentos do Ceasa, pela Cozinha Comunitária. Com certeza essas discussões na conferência irão nortear novas ações do Governo na área de segurança alimentar e nutricional”, destacou.
Além de discussão acerca desses temas, serão eleitos os delegados que representarão o município na 4ª Conferência Regional de Segurança Alimentar.
Sobre o Comsans
O Comsans foi instituído por meio da Lei n° 5873/2011, integrando o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculado à Secretaria de Saúde.
No ano de 2014, foi instituída a Caisan (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional), composta por membros das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Assuntos Jurídicos que juntas organizaram o 1º Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, em julho, quando foi realizada a eleição dos membros do Comsans.
Dois terços dos membros do conselho são compostos por representantes da sociedade civil e um terço por representantes governamentais. Representam a sociedade civil, membros da CDL; Uopeccan; Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares; Crea; Agrivel; Sindicato Rural Patronal; Associação dos Pequenos Produtores Feirantes; Areac; Provopar; LBV; Cáritas; Apae; Pastoral da Criança; Cemic; Sesc; Senac; Unioeste e FAG. Representam o governo, membros da Emater, Sesau, Seaso, Semed, Semdec, Seagri e Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social).
 
 
 

  Relatório Final

 3.ª Conferencia_municipal_de_seguranca_alimentar_e_nutricional_de_cascavel(5).pdf