Saúde

 Quinta-feira, 23.11.2017

 
Eleição Mesa Diretora COMSANS – Gestão 2015/2016:
 
 
 
Da esq. p. dir: Maria de Lourdes Menon Schram (vice-presidente), Ana Maria Formighieri de Lima (2.ª Secretária), Vania Maria de Souza (Presidente) e Sheila Bill Becker (1.ª Secretária)
 
 
 Comsans_Gestao_20152016.pdf
 
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Cascavel realizou Reunião Ordinária no dia 15/10/2015, às 08:30hs, nas dependências do auditório do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, oportunidade em que aconteceu a eleição dos membros da MESA DIRETORA, com mandato de um ano, com direito a recondução, conforme Regimento Interno da entidade.
Os componentes da Nova Mesa Diretora, que foi aprovada pela unanimidade dos votos dos conselheiros, e cujo mandato vai até Setembro de 2016, são assim constituídos:
 
Presidente: Vania Maria de Souza (PROVOPAR);
Vice-Presidente: Maria de Lourdes Menon Schram (Pastoral da Criança);
1.ª Secretária: Sheila Bill Becker (Secretaria Municipal de Saúde - SESAU);
2.ª Secretária: Ana Maria Formighieri de Lima (Secretaria Municipal de Agricultura - SEAGRI);
 
PS: Conforme determina a Lei 5.873/2011, que cria o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Cascavel - SIMSAN - o presidente do COMSANS deve ser representante da Sociedade Civil, sendo que a chapa se completou com mais uma representante da sociedade civil na vice-presidência e duas representantes governamentais na 1.ª e 2.ª Secretarias do Conselho - permanecendo à frente da Secretaria-Executiva o servidor Clécio Wanderley Bohn.
 
BREVE HISTÓRICO:
 
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Cascavel - COMSANS teve eleitos e empossadas as atuais representações quando da realização do 1.º Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Cascavel, em 18 de Julho de 2014, com a eleição de 24 (vinte e quatro) membros titulares, na proporção de 1/3 (um terço) para o Poder Público e 2/3 para a Sociedade Civil.
 
A partir desta data, realiza mensalmente suas reuniões ordinárias, sempre na terceira quinta-feira do mês - sendo que também promoveu recentemente, com apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Agricultura, Assistência Social e demais entidades e organizações envolvidas na Segurança Alimentar do Município, a 3.ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cascavel, em 26/06/2015.
 
Tem por mecanismos de ação propor, acompanhar e monitorar, em regime de colaboração com os demais integrantes do Sistema Municipal de Segurança Alimentar, a implementação e a convergência de ações inerentes à Política Municipal, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar, sempre com o objetivo final da garantia do Direito Humano a uma Alimentação Adequada.
 
Att,
 
Clécio Wanderley Bohn
SecretárioExecutivo COMSANS
Secretaria de Saúde - 3321 2143

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eleição Mesa Diretora COMSANS – Gestão 2014/2015:
 
 
 
 

 

Conselho de Segurança Alimentar realiza sua 1ª reunião ordinária

 

 

Foi realizada, na manhã de ontem (25), a primeira reunião do Comsans (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Cascavel). Na ocasião, foi realizada a eleição da mesa diretiva, formada agora pelo presidente José Alvannir Quevedo Oliveira, vice-presidente Rosângela Silva Ferreira, primeira secretária Poliana Lauther e segunda secretária Sheila Pâmela Bill Becker.
O Conselho foi criado com o objetivo de formular e programar políticas, planos, programas, projetos e ações para assegurar o direito humano à alimentação adequada e promover o acompanhamento, monitoramento e avaliação da Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Cascavel.
O Comsans foi instituído por meio da Lei n° 5873/2011, integrando o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculado à Secretaria de Saúde.
No ano de 2014, foi instituída a Caisan (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional), composta por membros das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Assuntos Jurídicos que juntas organizaram o 1º Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, em julho, quando foi realizada a eleição dos membros do Comsans.
Dois terços dos membros do conselho são compostos por representantes da sociedade civil e um terço por representantes governamentais. Representam a sociedade civil, membros da CDL; Uopeccan; Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares; Crea; Agrivel; Sindicato Rural Patronal; Associação dos Pequenos Produtores Feirantes; Areac; Provopar; LBV; Cáritas; Apae; Pastoral da Criança; Cemic; Sesc; Senac; Unioeste e FAG. Representam o governo, membros da Emater, Sesau, Seaso, Semed, Semdec, Seagri e Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social).
O Comsans se reunirá sempre nas terceiras quintas-feiras do mês, às 8h15, sendo que toda a população pode participar dos encontros e contribuir com a construção da Política de Segurança Alimentar do Município de Cascavel.