Saúde

 Sexta-feira, 22.09.2017

 

   

SESAU REALIZA OFICINA PROJETO VIDA NO TRANSITO

Atualizado em 06/06/2017

 

A Secretaria de Saúde , por meio do Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidentes de Trânsito do Município de Cascavel – COTRANS, participou, no último dia 05/06, da oficina “CAPACITAÇÃO TÉCNICO GERENCIAL PARA QUALIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO”, com o consultor do Ministério da Saúde do Projeto Vida no Transito, Sr. Lisandro Iusry Abucatif.

A Oficina ocorreu no 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros e teve como objetivo qualificar os gestores e Técnicos locais para a qualificação de dados de acidentes de Trânsito conforme padronização nacional, e também como integrar as múltiplas bases de dados de acidentes para a produção de indicadores de segurança viária, alinhados ao padrão internacional da Organização Mundial de Saúde – OMS.

Estão participando da Oficina, que segue até quinta-feira – 08/06/17, representantes da UNIOESTE, Corpo de Bombeiros, CETTRANS, 10ª Regional de Saúde, Vigilância Epidemiológica, SIATE e UPA.

 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

postado em 07/04/2017

 

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembléia Mundial da Saúde com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de temas diretamente relacionadas com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.

Neste ano a data coincide com a sexta feira de mobilização para eliminação de focos e possíveis criadouros de larvas, tema da Campanha Nacional de combate ao mosquito. Considerando a situação pública relacionada às doenças cujo vetor é o mosquito Aedes Aegypti, o Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho dos Secretários Municipais de saúde (CONASEMS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), elaborou uma diretriz propondo uma mobilização de combate ao vetor a ser realizada em todos os serviços de saúde.

Em Cascavel, o Programa de Controle de Endemias realizará, no dia 07 de abril, além da rotina diária de combate ao Aedes, orientação e sensibilização para a população nos seguintes locais:

- Terminal Leste – 14h00

- Terminal Oeste – 09h00

- Terminal Sul – 14h00

A USF Guarujá realizará atividade educativa sobre o tema na Escola Municipal Florência de Araújo, nos dias 06/04, período da tarde e dia 07/04, na parte da manhã, a partir das 10h00. O objetivo é levar informações para a população na identificação de focos, criadouros, maneiras de eliminação do vetor, sinais e sintomas das doenças. Além destas atividades a SESAU também é apoiadora da AMIC no evento “Drauzio quer conversar”, palestra a ser proferida com o renomado médico Drº Drauzio Varella.

Confira as fotos em galeria de fotos:

 

PRÉ-CONFERÊNCIAS DE SAÚDE ESTÃO SENDO REALIZADAS NOS BAIRROS

atualizado em 04/04/2017

 

As pré-conferências são encontros nos quais a comunidade e os servidores da saúde têm a oportunidade de apresentar e debater suas necessidades, traçando diretrizes para a Conferência municipal.

A Secretaria de Saúde deu início, no último dia 27, ao cronograma de pré-conferências nos bairros como preparação para a 13ª Conferência Municipal de Saúde, que neste ano contempla o tema: “Políticas de Saúde – Contexto e desafios do SUS na atualidade com participação popular”, e será realizada nos dias 23 e 24/06, no Teatro Municipal.

Confira as fotos em galeria de fotos: