Cultura

 Segunda-feira, 31.08.2015

CENTRO CULTURAL GILBERTO MAYER (CCGM)

 
Localizado na Rua Duque de Caxias, 379. Fundado em 1982, possui um auditório “Cine Teatro Coliseu” (com 330 lugares), possui também as salas: Hall Tito Muffato, Sala Fany Sölter, Sala Guido Viaro e Sala Ana Botafogo. Onde acontecem exposições mensais e também são desenvolvidas oficinas do Projeto Transformar. O espaço abriga também o Museu Histórico Celso Formighiere Sperança e o Museu da Imagem e do Som- MIS.

Curiosidades: A quadra do atual Centro Cultural já foi cadeia pública entre as décadas de 1958 à 1980. Após ser transferida para novas dependências por conta do crescimento da cidade, o espaço passou por adequações para então abrigar o CCGM, inaugurado em 14 de novembro 1982, na gestão do prefeito Jacy Scanagatta, durante um curto período o complexo também abrigou a Biblioteca Pública Sandálio dos Santos.

Homenagem  à Gilberto Mayer 

O nome foi escolhido como homenagem ao senhor Gilberto Mayer, pioneiro que chegou em Cascavel em 1959, fundando aqui sua empresa, Farmácia Santa Cruz. Em 1970, passou a dirigir também a distribuidora de medicamentos Santa Cruz Ltda. Gilberto Mayer foi Presidente da Associação atlética Comercial e Industrial de Cascavel. Foi Vereador no período de 1964 a 1968, sendo presidente da Câmara Municipal. Foi presidente da Aliança renovada Nacional (Arena) em 1977 e também foi o primeiro Presidente Democrático Social (PdS) ocupando o cargo até o seu falecimento em 1980.

*AVISO: Devido às reformas que estão sendo realizadas no espaço a linha telefônica está temporariamente interrompida, assim sendo, a coordenadora do CCGM Lúcia Araújo fica à disposição pelo telefone (45) 8822-9079.