Cultura

 Segunda-feira, 25.09.2017

Histórico da Biblioteca Pública Municipal

 

 

O prédio onde funciona a Biblioteca Pública de Cascavel foi idealizado para sediar a Prefeitura Municipal de Cascavel. Foi projetado pelo arquiteto Nilson Gomes Vieira e teve sua construção finalizada no ano de 1969. Sua inauguração ocorreu em 06 de setembro de 1972 sob gestão do então prefeito Octacílio Mion. Sediou até o ano de 1993 a Prefeitura Municipal, denominado Paço Municipal 14 de Novembro.

Com a mudança do Paço Municipal para novo endereço em 1993, o prédio sofreu algumas transformações, sendo readequado e ampliado para  sediar  a Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos – denominado Paço das Artes. Neste prédio localiza-se também a Secretaria Municipal de Cultura e o Museu de Arte de Cascavel, sendo que o acesso ao Museu acontece pela Rua Mato Grosso, nº 2909, onde temos acesso ao Núcleo de Atendimento às Pessoas Portadoras de Deficiência Visual.

A Biblioteca Pública Municipal atende aproximadamente 14 mil pessoas por mês entre alunos, professores, funcionários, pesquisadores e acadêmicos e dispõe de um acervo aproximado de  40 mil livros, 04 jornais locais e 03 estaduais, 14 títulos de revistas, 1.720 fitas de vídeos educativos e 200 discos. No primeiro pavimento, a biblioteca conta com espaços para consulta ao acervo de literatura brasileira e artes, literatura estrangeira, seção de obras raras, de pesquisa em enciclopédias e dicionários. Neste pavimento está instalado, também, o   Telecentro Comunitário, espaço público provido de computadores conectados à Internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.

No segundo pavimento está localizado, além do setor de preparo técnico (do material a ser incorporado ao acervo), a videoteca (com quatro cabines de vídeo), sala de estudos, sala de periódicos (jornais e revistas), sala de projeção de cinema e vídeo (com 45 poltronas), setor de multimídia com acesso a Internet e a Secretaria Municipal de Cultura, a qual será transferida para novo endereço, possibilitando a ampliação da Biblioteca Municipal.

Além da  Sucursal no Bairro Cascavel Velho, a biblioteca conta, ainda, com o “Serviço de Extensão”, que tem como objetivo principal, levar a leitura às pessoas que, por qualquer motivo não têm condições de vir até a sua sede através dos  programas Ônibus Biblioteca e Caixas-Estantes.

 

Bibliotecas Públicas são instituições, instrumentos para a realização de pesquisas e aquisição de conhecimentos e informações, que venham a contribuir para a formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida da sociedade.