Cultura

 Sexta-feira, 21.07.2017

 

Kuaray aretxakã (Luz do Sol)
 
Nome dado por um pajé da cultura indígena guarani, da reserva de Diamante do Oeste, em ritual de reinauguração da Sala Plumária Indígena, realizada no dia 29 de março de 2005. A cerimônia contou também com a incorporação de objetos indígenas e fotografias da cultura Guarani, doada ao Museu de Arte de Cascavel (MAC) pelo indigenista e pesquisador Paulo Porto.
 
Ameríndios: parte integrante nacional.
 
O Brasil é um país agraciado pela diversidade cultural: europeus, africanos e ameríndios brasileiros contribuíram de várias formas para a constituição cultural deste belíssimo país que hoje vivemos. 
Os indígenas brasileiros, que também possuem suas particularidades culturais, se compararmos suas culturas, e diversas formas de expor seus elementos cotidianos, foram “peças” essenciais para a constituição da nação brasileira.
 
Aqui, nesta sala, temos amostras destas expressões culturais indígenas e suas variedades de demonstrações. Desde as culturas Guaranis da nossa região estão demonstradas nesta magnífica exposição de utensílios variados, vestimentas e máscaras para cerimônias, dentre outros, constituídas com materiais naturais, como plumas e palhoças. Estes objetos foram adquiridas através da Fundação Nacional do Índio (Funai) no ano 1996.