Prefeito

 Domingo, 30.04.2017

 

 HISTÓRIA DE VIDA DE LEONALDO PARANHOS - PREFEITO DE CASCAVEL
 
Leonaldo Paranhos da Silva foi eleito prefeito de Cascavel nas eleições de 2 de outubro de 2016 com 86.099 votos, já no primeiro turno, com 51,17% do total de votos válidos, pela Coligação “Cascavel Mais Humana, Sem Corrupção, Sem Desperdício” (PSC/PSD/DEM/PRP/SD/PTdoB/PSDC/PTB/PSL/PRTB/PV/PTC).
 
Paranhos assume a Prefeitura de Cascavel após ser vereador, vice-prefeito de Cascavel, presidente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná e deputado estadual por dois mandatos.
 
Nascido em Paraíso do Norte (PR) em 25 de maio de 1966, e radicado em Cascavel desde 12 de março de 1982, Paranhos construiu sua militância política a partir dos movimentos estudantis nas escolas públicas por onde passou, ingressando na política através desta militância e sua liderança comunitária.
 
Em 1996 conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores de Cascavel e marcou seu mandato no legislativo municipal pela ação em defesa dos mais carentes, da juventude e, notadamente, dos estudantes, com os quais sempre teve uma estreita ligação.
 
Após um produtivo e reconhecido mandato como vereador, foi novamente vitorioso nas eleições de 2000, como candidato a vice-prefeito de Cascavel. Depois disso, sempre convocado por setores representativos da sociedade, Paranhos iniciou uma verdadeira jornada para eleger-se deputado estadual. A vitória veio em 2010, depois de três eleições. Foi eleito pelo Partido Socialista Cristão (PSC), com 27.263 votos.
 
Logo no seu primeiro mandato Paranhos destacou-se como um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa, presidindo a Comissão de Defesa do Consumidor, a Frente Parlamentar de Combate às Drogas e duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) de enorme repercussão no Estado e no País. Com a CPI dos Leitos do SUS percorreu mais de 50 mil quilômetros no Paraná para realizar a maior investigação já feita na saúde pública do Estado.
 
Como consequência do trabalho realizado no primeiro mandato, Paranhos foi o deputado que mais ampliou sua votação e saltou dos 27 mil conquistados em 2010 para quase 70 mil votos em 2014 (69.784). Um aumento de 155% em relação a 2010.
 
Foi o oitavo mais votado em todo o estado entre todos os 54 eleitos. Logo após conhecer o resultado, o parlamentar repetiu o discurso feito em 2010, dizendo: “Esse mandato pertence ao Senhor Jesus”. A frase simboliza o compromisso de Paranhos com Deus e com sua história de vida.