MAG Software - MAGPessoal
Usuário desconhecido

Guarda Patrimonial recebe veículos e equipamentos

A Guarda Patrimonial de Cascavel está de cara nova. Foram incorporados ao patrimônio mais cinco viaturas, sendo um veículo GM Blazer e quatro veículos Volkswagen Parati 1.6, além de cinco motocicletas Yamaha 250 cc, entre outros equipamentos. A entrega oficial foi feita nesta manhã (19), após o Programa Falando com o
Prefeito, na Rádio Colmeia.

O investimento é fruto do primeiro projeto aprovado por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Ministério da Justiça, em Cascavel. A aquisição dos veículos e equipamentos foi viabilizada com emenda do deputado federal Fernanco Giacobo (PR-PR), de R$ 400 mil. A contrapartida do Município foi de R$ 53 mil.

“O Município está investindo na segurança de seus próprios bens. Temos escolas, praças, postos de saúde, enfim, prédios públicos que precisam ser bem cuidados. Por isso estamos reforçando cada vez mais a nossa Guarda Patrimonial, equipando-a. Esperamos que a Constituição Federal possa nos dar poder de polícia para que possamos ajudar na segurança, que é algo que mais aflige a população”, disse o prefeito Edgar Bueno durante a solenidade desta manhã.

O deputado federal Fernando Giacobo acompanhou a entrega das viaturas e deu destaque à importância da parceria. “É um dia especial porque é inédito. É difícil você ver o governo federal, por meio do Ministério da Justiça, ajudando via um deputado, diretamente um Município no que se refere à segurança pública”, disse, acrescentando que, “embora segurança pública seja incumbência do Estado, com as polícias Civil e Militar, e da União, com a Polícia Federal e o Exército, o Município está fazendo a sua parte. Cascavel dá exemplo para isso”.

O convênio favoreceu uma transição no sistema de ronda no Município de Cascavel, conforme detalha o secretário de Administração, Alisson Ramos da Luz. “Vamos tornar mais eficiente o sistema de ronda no Município, uma vez que deixamos de terceirizar o sistema de monitoramento de alarmes e assumimos essa incumbência. Com essa atitude vamos economizar R$ 480 mil por ano, uma vez que a própria Guarda Patrimonial fará o sistema de ronda em todos os prédios públicos, preservando o nosso patrimônio”.

De acordo com o diretor da Guarda Patrimonial, Lauri Dall’Agnol, o monitoramento será feito por áreas. “Será dividido a cidade em quatro regiões e esses veículos e motocicletas, somados aos demais, serão divididos por área, assim como os guardas e equipamentos, o que incrementará os trabalhos”, enfatizou.

Durante a solenidade desta manhã o prefeito entregou ao deputado Giacobo mais dois projetos, para que possam ser entregues ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O primeiro prevê a aquisição de equipamentos e munições não-letais e motocicleta, no valor de R$ 354.569,50, sendo R$ 347.478,11 do governo federal, mais a contrapartida do Município no valor de R$ 7.091,39. Já o segundo projeto é voltado à capacitação de todos os profissionais da Guarda Patrimonial, no valor de R$ 183.505,00, sendo R$ 179.834,90 investidos pelo governo federal e R$ 3.670,10 como contrapartida.

Equipamentos entregues:

1 veículo GM Blazer flex