Finalidade:
Proporcionar ao servidor público condições de desenvolvimento de suas potencialidades, visando seu crescimento pessoal e profissional, através de treinamentos, cursos e outros. Gerir o processo de avaliação de desempenho e estágio probatório, administrar os planos de cargos, operacionalizar os concursos públicos e treinamentos, bem como, conduzir processos administrativos, conforme disposição legal.
Colaborar com o Departamento de Recursos Humanos na elaboração do planejamento tático e estratégico das políticas de Gestão de Pessoas, com vistas a colaborar na efetivação das ações de Governo.
Gerenciar a estrutura de cargos, no que tange a adaptação destes as novas exigências da moderna Administração Pública.
Setor de Capacitação:
- Diagnosticar as necessidades de capacitação dos servidores do Município;
- Organizar e acompanhar cursos e treinamentos, oportunizando o desenvolvimento profissional e pessoal incentivando uma visão crítica, analítica e sistemática.
- Planejar, desenvolver e avaliar programas de capacitação, buscando parcerias, seja na iniciativa privada ou no âmbito da administração pública para realização de capacitações;
- Manter cadastros atualizados dos cursos realizados.
Setor de Administração do Plano de Cargos:
- Realizar a concessão dos avanços horizontais, das promoções verticais, bem como, dos demais adicionais previstos nos Planos de Cargos e Carreiras dos servidores do Município;
- Realizar os lançamentos de capacitações, cursos e formações protocolados pelos servidores, em sistema de informação específico;
- Analisar os protocolos de certificados de capacitações e formações para valida-los para a concessão dos avanços e promoções;
- Realizar as atualizações necessárias na ocorrência de mudanças nos Planos de Cargos e Carreiras dos servidores do Município.
Setor de Recrutamento e Seleção:
- Levantar a necessidade de realização de concursos, gerenciar o quadro de cargos, criando, alterando e extinguindo cargos, bem como, analisando a necessidade de ampliação e redução de vagas;
- Elaborar e organizar concursos públicos para provimento de vagas, fazendo seu acompanhamento até o vencimento;
- Realizar a manutenção do quadro de vagas;
- Gerenciar a movimentação dos servidores na estrutura do Município.
Setor de Avaliação de Desempenho:
- Realizar o processo de avaliação de desempenho - orientação, treinamento e execução do programa de avaliação de desempenho;
- Operacionalizar o programa de recuperação de desempenho;
- Recrutar e capacitar os assistentes para a realização das avaliações de desempenho;
- Agendar e encaminhar as avaliações para as Secretarias, garantindo sua execução;
- Encaminhar os processos de revisão de avaliação de desempenho para a Comissão de Avaliação de Desempenho – CAD.
- Analisar as compatibilidades das atividades exercidas com as atribuições do cargo efetivo do servidor em estágio probatório designado para exercício de função gratificada ou nomeado para cargo em comissão;
- Levantar e acompanhar os casos de servidores que apresentam incidência elevada de faltas não justificadas.
Setor Jurídico:
- Analisar fatos e ocorrências que apresentam indícios de possível envolvimento de servidores, para verificar as possíveis irregularidades e orientar em relação às resoluções;
- Analisar as possíveis situações conflitantes entre servidores, para ulterior investigação;
- Realizar a instauração, acompanhamento, instrução e finalização dos Processos Disciplinares, Sindicâncias e Apurações Sumárias;
- Coordenar e acompanhar os processos protocolados junto a Comissão de Avaliação de Desempenho;
- Emitir pareceres e orientações de interesse do Departamento de Recursos Humanos;
- Convocar os servidores para adimplemento das Multas e Acidentes de Trânsito envolvendo os motoristas do Município.
Finalidade
Gerir a elaboração da folha de pagamento de acordo com as observâncias legais.
Realizar e controlar os procedimentos administrativos referentes a manutenção da administração de pessoal.
Setor de Registro e Cadastro
- Gerir o processo de admissão de pessoal concursado e cargo em comissão;
- Emissão de declaração e certidões;
- Elaboração de Editais, Decretos e Portarias;
- Fornecer informações solicitadas pelos servidores;
- Montar processos de pedidos de licença, verbas rescisórias, abono permanência, entre outros;
- Prestar informações a órgãos externos relativos à sua área de competência;
- Manter controle e arquivo de atos formais;
- Prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE/PR, referente às admissões e todos os atos de pessoal, via processo e sistema via internet.
Setor de Folha de Pagamento
- Gerir e controlar a freqüência mensal dos servidores e estagiários;
- Elaboração e emissão da folha de pagamento mensal dos servidores públicos da Administração direta, indireta, Autárquica e Fundacional;
- Contratação e elaboração da folha de pagamento de estagiários;
- Elaboração e informação da Declaração do Imposto Retido na Fonte – DIRF; Comprovantes Anuais de Rendimentos; Relação Anual de Informações Sociais – RAIS; Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social - GFIP; Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED;
- Elaboração de relatório para distribuição da cesta básica;
- Elaboração mensal de relatórios gerenciais diversos.
Setor de Previsão e Controle de Despesa de Pessoal
- Elaboração do cálculo da previsão de custos com pessoal para Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Orçamento Anual;
- Elaboração mensal de relatórios gerenciais diversos.
Setor de Aquisição, Controle e Distribuição de Créditos Eletrônicos para Uso no Transporte Coletivo
- Cadastro para o recebimento de créditos eletrônicos;
- Solicitação de compra e distribuição de créditos eletrônicos;
- Controle do caixa de créditos eletrônicos.
Finalidade
Promover um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional tornando o ambiente de trabalho seguro e salubre com uso de métodos de avaliação de riscos validados, visando reduzir e/ou eliminar os riscos aos quais os servidores públicos municipais possam estar expostos quando da realização das suas atividades, com o objetivo de buscar a melhoria da qualidade de vida do servidor.
Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho
- Elaborar, participar da elaboração e implementar políticas de saúde e segurança no trabalho;
- Realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área;
- Identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.
- Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho;
- Participar de perícias e fiscalizações;
- Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
- Gerenciar documentação de segurança e saúde no trabalho;
- Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle;
- Controlar perdas potenciais e reais de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas;
- Elaborar laudos de insalubridade e periculosidade;
- Desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos, gerenciar atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, planejar empreendimentos, atividades e coordenar equipes, treinamentos e atividades de trabalho;
- Emitir e divulgar documentos técnicos como relatórios, mapas de risco e programas de saúde e segurança do trabalho.
Serviço de Medicina e Assistência ao Servidor
- Desenvolver programas de assistência psicossocial que priorizem a qualidade de vida e a saúde mental dos servidores;
- Prestar assistência psicossocial aos servidores e seus familiares, nos casos de doenças, invalidez, aposentadorias compulsórias e de dependências químicas;
- Acompanhamento e encaminhamento dos problemas de natureza psicossocial dos servidores municipais;
- Sugerir a readaptação e/ou remanejamento de servidores em conformidade com suas potencialidades;
- Promover, quando necessário, o encaminhamento de servidores para as entidades competentes para atendimento especializado;
- Acompanhar a reintegração dos servidores cujo rendimento e adaptação profissional estejam comprometidos;
- Promover cursos, treinamentos e palestras de mediação de conflitos no trabalho;
- Exercer outras atividades correlatas às suas competências e que lhe forem determinadas pelo Diretor do Departamento de Recursos Humanos.
Setor de Saúde Ocupacional
- Executar exames periódicos de todos os servidores ou em especial daqueles expostos a maior risco de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais, fazendo o exame clínico e/ou interpretando os resultados de exames complementares, para controlar as condições de saúde dos mesmos a assegurar a continuidade operacional e a produtividade;
- Executar exames médicos, fazendo anamnese, exame clínico e/ou interpretando os resultados de exames complementares, para detectar prováveis danos à saúde em decorrência do trabalho que executam e instruir a administração da instituição para possíveis mudanças de atividades;
- Avaliar, juntamente com outros profissionais, condições de insegurança, visitando periodicamente os locais de trabalho, para sugerir à direção da empresa medidas destinadas a remover ou atenuar os riscos existentes;
- Participar, juntamente com outros profissionais, da elaboração e execução de programas de proteção à saúde dos servidores, analisando em conjunto os riscos, as condições de trabalho, os fatores de insalubridade, de fadiga e outros, para obter a redução de absenteísmo e a renovação da mão-de-obra;
- Participar de levantamentos de doenças profissionais, lesões traumáticas e estudos epidemiológicos, elaborando e/ou preenchendo formulários próprios e estudando os dados estatísticos, para estabelecer medidas destinadas a reduzir a morbidade e mortalidade decorrentes de acidentes do trabalho, doenças profissionais e doenças de natureza não-ocupacional;
- Participar de atividades de prevenção de acidentes, comparecendo a reuniões e assessorando em estudos e programas, para reduzir as ocorrências de acidentes do trabalho;
- Participar de estudos das atividades realizadas pela instituição, analisando as exigências psicossomáticas de cada atividade, para elaboração das análises profissiográficas;
- Elaborar laudos periciais sobre acidentes do trabalho, doenças profissionais e condições de insalubridade.