11.07.18 - 11h57

"É grande reparo no interior, que deveria ter sido feito há muito tempo"

Paranhos repassou hoje oficialmente as seis novas motoniveladoras que serão utilizadas na melhorias das estradas rurais

Quem passou pela Prefeitura de Cascavel nos últimos dias pôde conferir de perto a robustez do maquinário exposto desde sábado (7) aqui em frente ao Paço. As seis novas motoniveladoras, mais conhecidas como "patrolas", foram oficialmente entregues nesta manhã (11) à Secretaria de Agricultura e serão agora incorporadas à frota da secretaria que, em menos de dois anos - somando os recursos de convênios e emendas parlamentares - viu aumentar em R$ 45 milhões o orçamento que, suprimindo o valor de folha de pagamento, representam oito anos de investimentos que serão aplicados segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, nos mais diversos setores da área rural, o que garante "um grande reparo no interior do Município, que deveria ter sido feito há muito tempo".

Somente para a compra destas seis novas máquinas foram investidos R$ 2.902.800,00, que agora serão destinadas na melhoria permanente das estradas rurais. "Num breve comparativo com 2016, em apenas quatro meses foram gastos R$ 1,4 milhão para pagamento de horas/máquina. Isso é planejar, é otimizar recursos, é fruto de economia determinada nas nossas licitações, pois não há milagres, super-heróis, mas decisão de governo e prioridades para conseguir atender as demandas", continuou o prefeito, que quando assumiu a prefeitura decidiu "tratar o interior como cidade, pois o agricultor estava acostumado a pedir apenas estradas e, ainda assim, desacreditado".

O secretário de Agricultura, Agassiz Linhares Neto, explicou durante a entrega que o maquinário faz parte de uma grande renovação da frota da Pasta, que representa a maior da história do Município. Já são R$ 8.502.338,46 em equipamentos nesta gestão, com entrega de novos maquinários para as próximas semanas. As motoniveladoras, que receberam toda a identificação e o 'patriomoniamento’ nesses dias que ficaram em exposição, agora seguem para as frentes de trabalho. São pelo menos mais 44 quilômetros de malha viária que irão receber pavimentação asfáltica e mais 99 quilômetros de calçamento com pedra irregular programados para iniciar os trabalhos, dentro dos convênios em andamento com Itaipu.

O ato desta manhã foi bastante prestigiado, com a presença dos vereadores Policial Madril, Alécio Espínola, Mauro Seibert, Carlinhos Oliveira, Celso Dal Molin, Valdecir Alcântara, Jeferson Cordeiro, Josué de Souza, além de secretários municipais, muitos líderes comunitários, o presidente e o secretário do Sindicato Rural Patronal, Paulo Orso e Paulo Valini, entre outras autoridades do meio rural.

"Acreditávamos no senhor e agora acreditamos mais ainda", disse Paulo Orso, destacando o volume de recursos que a Agricultura está recebendo, o qual, segundo ele, "representa a grande valorização que merecíamos, que nos deixa honrados e felizes, pois o produtor rural estimulado, responde rapidamente. Agora, com estes investimentos, percebemos que o Município valoriza as famílias do interior e não apenas tira delas a produção, devolvendo o direito de elas poderem também sair das propriedades com dignidade".

Além dos investimentos nas estradas, o Município estão reformando ou com projetos para a reforma das nove escolas de campo; concluiu a Escola de Campo Zumbi dos Palmares, que estava paralisada; retomou a obra da Escola de Campo de Sede Alvorada; irá reformar todas as unidades de saúde do interior e está adquirindo novos veículos para as equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e de Assistência Social que atuam no interior.