13.06.18 - 18h13

Prefeito confere demandas nas comunidades que integram o Território VII

A agenda do prefeito Leonaldo Paranhos desta quarta-feira (13) foi dedicada a conferir "in loco" as principais demandas levantadas pelas equipes que integram do Território Cidadão durante o período de implantação do mesmo no Bairro Floresta. Acompanhado da equipe, do vereador Carlinhos de Oliveira, e dos presidentes e líderes comunitários dos loteamentos que integram o Território VII - cuja sensibilização começou na segunda-feira (11) e segue até esta sexta (15) - Paranhos ouviu, analisou e encaminhou soluções de curto, médio e longo prazos. Logo mais, a partir das 19h30, o chefe do Executivo, junto como todo secretariado, volta para o Território VII, onde será realizado o "Gabinete Cidadão", uma reunião aberta com a comunidade daquela região, para dar continuidade ao levantamento de necessidades, busca de soluções e anúncio de obras.

A comitiva começou os trabalhos desta tarde pelo Brasília II. Na esquina da Avenida das Américas com a Rua Copacabana um estudo será realizado pela Cettrans para melhor organizar o trânsito, que segundo o presidente da Associação de Moradores, Clemildo Moreira, ameaça a segurança de quem trafega pela via. Transitando pela Avenida das Américas ficou constatado a deterioração da malha asfáltica, que segundo o prefeito, será encaminhado o reperfilamento no trecho entre as ruas Copacabana e Procópio Ferreira. Na mesma localidade, na esquina da rua Haiti, o prefeito solicitou limpeza de bocas-de-lobo e implantação de meio-fio para amenizar problemas com alagamentos.

Do Brasília II, o grupo seguiu para o Loteamento Verdes Campos, onde o presidente Francisco Assis da Silva de Oliveira solicitou recape nas ruas Heitor Villa Lobos, Ciro Monteiro e Antônio Carlos Kraide. Também será feito um estudo de viabilidade de implantação de uma praça ambiental nos fundos dos salão comunitário e da Igreja Católica, onde um campo de futebol precisa de melhorias e a comunidade deseja a implantação de uma pista de caminhada.

No Bela Vista, a comunidade deseja otimizar o salão comunitário e reativar a Associação de Moradores. A proposta é implantar cursos de capacitação, de forma a desenvolver o sentimento de pertencimento dos moradores ao espaço, despertando também lideranças. O local também conta com campo de futebol que precisa de melhorias.

No Jardim Colonial, foi conferido o andamento das melhorias em andamento nas ruas, com operação tapa-buracos. O Complexo Esportivo e Cultural que é composto por campo de futebol, quadra sintética e a piscina térmica que passa por reformas também foi visitado. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Clarito, João Luiz de Araújo, que representou o presidente do Colonial, Onivaldo Farias na vistoria, a maior urgência é conter a erosão ao lado do campo de futebol, problema que o prefeito já determinou um estudo para avaliar a melhor solução.

Já no Clarito, os moradores reivindicam a construção de um salão comunitário de múltiplo uso em área que contemplará as comunidades do Clarito, do Colonial e do Pazzinato, segundo João Luiz, outra demanda que Paranhos também solicitou estudo de viabilidade.

O prefeito e a comitiva também passaram pelo Consolata, onde o salão comunitário foi reformado com recursos da própria comunidade. O local acolhe cursos de alfabetização, a ginástica, as atividades do grupo da terceira idade (como nesta tarde) e da Pastoral da Criança. O espaço ganhará uma horta da Agricultura Urbana e mais cursos que serão viabilizados pelo Território Cidadão.

No Loteamento Los Angeles o grupo conferiu o andamento da reforma da Unidade de Saúde, que está recebendo uma reforma completa, a qual demandará cerca de mais 60 dias para ser concluída. Paralelamente, está em andamento a licitação para a construção de uma nova USF na localidade. Também foi avaliado um terreno ao lado para um estudo de viabilidade de implantação de uma capela mortuária.