16.05.18 - 15h53

Gabinete Aberto da Educação é retomado com atenção a demandas de 5 instituições

Ferramenta possibilita maior aproximação da comunidade escolar com a gestão, priorizando a transparência de atos

O prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária Márcia Baldini retomaram hoje (15) o Gabinete Aberto da Educação, um sistema de atendimento personalizado de escolas e Cmeis da rede municipal de Cascavel, por meio do qual "temos uma noção clara do que cada instituição de ensino espera da nossa gestão e do que temos condições de fazer conforme as possibilidades do nosso orçamento anual. Trata-se de uma ferramenta importante, que nos permite sair daqui já sabendo o que vai ocorrer", pontuou o prefeito.

Ele e a secretária de Educação atenderam nesta manhã a diretora e alguns pais e professores dos Cmeis Júlio Inácio Uncer, do Bairro Faculdade; Raio de Luz, do Claudete e Estefani Galeski, do Santos Dumont; e das escolas municipais Tereza Périco Bernardini, do Distrito de Juvinópolis e Gladis Tibola, do Centro. "Todas que já haviam sido atendidas na primeira edição do Gabinete Aberto em 2017 e que agora estão recebendo um acompanhamento das demandas", detalhou Márcia Baldini, acrescentando que "o atendimento individualizado de cada instituição, detalhando o que é possível atender, demonstra o compromisso da administração de manter a transparência nos atos", o que também foi reconhecido pelos diretores.

"Foi um encontro muito positivo. Viemos mais para agradecer o ritmo acelerado da obra que está em andamento, a qual aguardamos por muito tempo e que esta gestão possibilitou concretizar", disse a diretora do Cmei Estefani Galeski, Jane Nunes, que acompanha a obra iniciada no dia 5 de abril, com um investimento de R$ 101.014,20, e que tem prazo de cinco meses para ser concluída. A comunidade aproveitou para apresentar outras demandas relacionadas ao bairro e que interferem na qualidade do atendimento do Cmei, como a falta de saneamento no Santos Dumont, último da cidade que ainda não recebeu a benfeitoria. Em conversa com o gerente da Sanepar, por telefone, no ato do atendimento, o prefeito solicitou informações atualizadas e foi informado que até julho deverá ser licitada a obra. Hoje Cascavel tem quase 99% de saneamento, sendo a primeira do Paraná com o melhor índice de implantação.

Cmei Júlio Inácio Uncer
Para a comunidade escolar do Cmei da Faculdade foi informado que está sendo finalizado o convênio com a Unioeste para a destinação do antigo posto de saúde do bairro para a ampliação do Cmei, cujo projeto está em andamento. Com a mudança, o Cmei dobrará de tamanho, com garantia de vagas para o pré I, conforme a vontade da comunidade. Até que seja iniciada a obra, emergencialmente o prefeito garantiu a limpeza e a dedetização da área e explicou, ainda, o projeto Rua Segura, que será implantado em frente às escolas e Cmeis, com trânsito mais lento (mão única onde for possível), DIS (Dispositivo Inteligente de Segurança) e lombada estendida.

Cmei Raio de Luz
O Cmei Raio de Luz está com o projeto pronto para ser licitada a reforma e a ampliação, que possibilitará passar de 55 para 95 vagas, além de ganhar duas novas salas, banheiro e o reparo total do muro. Foi concluída a aprovação na Vigilância Sanitária da edificação antiga e agora tramita na Seplag. O prefeito pediu ao engenheiro da Semed que deixe o espaço bem colorido e agradável. Haverá parque interno com grama sintética e uma parte com grama natural, externa, além de acessibilidade e um novo abrigo de resíduos.

Escola Gladis Tibola
O projeto para a construção da Escola Gladis Tibola, no Loteamento Curitiba - logo abaixo do Restaurante Popular - está em fase de finalização dos projetos complementares para ser encaminhado para licitação. Enquanto a nova obra não se torna realidade, a comunidade escolar solicitou melhorias na sinalização em frente ao atual prédio onde a escola funciona de forma locada, na Rua Erechim. O prefeito convocou imediatamente a diretoria e engenheiros da Cettrans para a avaliar no ato a situação. Ficou definido que será instalada uma lombada eletrônica em frente a escola enquanto ela permanecer no local, com melhoria na sinalização do trecho, alertando para a presença de crianças. Isso possibilitará a melhoria na segurança da travessia de alunos, pais, professores e servidores.

Escola Tereza Périco Bernardini
O Distrito de Juvinópolis ganhará uma nova escola do campo. O projeto do FNDE está em vias de ser liberado e isso foi confirmado hoje para a comunidade escolar, que trouxe várias demandas para o prefeito e a secretária para o atual prédio, que funciona de forma mista com o Estado. A escola, assim como mais quatro do interior, estão no plano de trabalho encaminhado ao Estado para receber melhorias.

A comunidade elogiou a presença da Guarda Municipal no Distrito, pediu melhorias no quadro funcional devido ao alto índice de atestados médicos por conta de afastamentos e algumas melhorias no transporte escolar e no distrito, que já estão asseguradas, como o asfalto até o fim do ano sobre as pedras irregulares; asfalto na rua do posto de saúde, e a nova licitação para a conclusão do ginásio de esportes, cuja obra foi abandonada pela empresa anterior.