16.04.18 - 16h49

Território Cidadão chega ao bairro Periolo nesta terça-feira

O bairro Periolo recebe nesta terça-feira (17), a estrutura itinerante do Território Cidadão. O atendimento à população começa logo pela manhã, na Rua Jaraguá, entre as ruas Romeu Capponi e Rua Guaíba, em frente ao Salão Comunitário. Às 13h haverá apresentação do músico Eros de La Vega, as 14h o prefeito Leonaldo Paranhos e secretários estarão presentes no Território atendendo a população.
No bairro Morumbi, os trabalho de atendimento das cerca de 400 demandas apresentadas pela comunidade do bairro Morumbi, primeira sede do Território Cidadão V, começaram logo cedo nesta segunda feira(16). Durante todo o dia aconteceram atendimentos relacionados à saúde, encaminhamento para vagas de emprego, através da Agência do Trabalhador, agendamento para confecção de carteira de identidade e emissão da segunda via do documento, Ouvidoria 156 e PartiCity, brincadeiras para as crianças com o Expresso Brincalhão com cama elástica, piscina de bolinha, escorregador, pintura e vídeo game.
"Os encaminhamentos de saúde estão sendo trabalhados junto a UBS do bairro. Como nossa estrutura temporária está bem próxima ao Posto de Saúde, estamos orientando as pessoas e fazendo os encaminhamentos para a unidade", explicou o gerente territorial, Ailton Lima. Segundo ele, "o que o Território quer, também, é mostrar às pessoas todos os serviços já disponíveis na região onde moram e como o cidadão pode ter acesso a eles, com por exemplo os serviços de saúde que elas buscam aqui e que são oferecidos nas USFs; Nossa missão é potencializar esta informação para que as pessoas sejam atendidas da melhor forma possível".
No território Cidadão V, no bairro Morumbi, ao contrário dos territórios já implantados, os atendimentos de saúde estão sendo feitos direto unidade do bairro. “Esta diferença no atendimento, se deu porque o posto está localizado a 30 metros de onde montamos nossa estrutura temporária. Por isso, não houve necessidade de deslocar os servidores da saúde para  cá”, explicou o gerente territorial.

Expresso Brincalhão
Através o Expresso Brincalhão e dos monitores que acompanham as crianças nas atividades recreativas, muitos estudantes da rede municipal estão tendo a oportunidade  de brincar e ao mesmo tempo aprender com as atividades lúdicas oferecidas pelos professores e monitores.  Além dos brinquedos, as crianças  também podem fazer pintura em tela e no rosto. Outra atividade bastante requisitada pelas crianças é o vídeo game interativo. Neste brinquedo, os professores conseguem trabalhar noções de espaço, percepção, equilíbrio, matemática e trabalho, em equipe entre outras.

Agriculturas Urbana
Durante toda manhã, equipes da Seagri (Secretaria de Agricultura) e do Território Cidadão, trabalharam na implantação da horta, dentro do Programa Agricultura Urbana, que vem sendo desenvolvido com a ajuda da comunidade. Neste projeto, as equipes do Município  identificam as áreas públicas  para instalação das hortas, preparam o solo, os canteiros e realizam primeiro plantio. Depois, os moradores assumem os cuidados, a colheita e os plantios seguintes.
De acordo com o técnico agrícola, Patrick Tristacci, "o importante é termos o comprometimento dos moradores com as hortas; em todos os bairros onde estamos implantado a horta urbana , a comunidade tem nos procurado querendo participar”. A produção de  verduras, legumes, ervas aromáticas e medicinais, é dividida entre as famílias responsáveis pela horta. "A gente usa princípios da economia solidária, dividindo a produção em três partes: a primeira, para quem zelou do espaço, a segunda parte, pode ser doada para as pessoas  e instituições próximas de quem zelou e uma terceira parte pode ser comercializada", complementou Ailton lima.
No Periolo, a hora está sendo implantada em frente ao Salão Comunitário do São Francisco,  na Rua El Salvador. Em frente já está em plena produção a horta da Associação de Moradores. Neste espaço, há milho verde, quiabo, vagem, pepino, entre outras hortaliças.