12.01.18 - 18h44

Paranhos transmite cargo pela primeira vez após 376 dias de trabalho

Jorge Lange, que ficará à frente da Prefeitura até o dia 31 de janeiro, pretende "manter o ritmo empreendido por Paranhos" nas próximas semanas

Ao completar 376 dias de trabalho praticamente ininterruptos, o prefeito Leonaldo Paranhos transmitiu nesta tarde (12) o cargo ao vice, Jorge Lange, em ato que reuniu no terceiro piso do Paço Municipal dezenas de pessoas entre servidores, vereadores, secretários de governo e representantes da sociedade civil organizada. Emocionado, Paranhos agradeceu a equipe pelo apoio recebido nesse primeiro ano de administração, que somado ao tempo de campanha, de elaboração das propostas para disputar o pleito e de preparação do plano de governo "já são mais de dois anos efetivos de trabalho em prol da nossa cidade, com uma equipe de se tornou amiga e parceira. E preciso deixar também registrado este momento de entrega dos nossos servidores, Jorge, pois nossa transparência e determinação também contamina, de forma positiva, os nossos servidores, que estão demonstrando comprometimento".

Paranhos aproveitou o ato oficial para fazer uma breve avaliação e antecipar a prestação de contas que será detalhada em audiência pública na Acic no retorno dele. Focado no tripé economia, transparência e eficiência, que sustenta a administração, disse que "saio com a sensação de que temos muito a fazer ainda, mas ao mesmo tempo, com a tranquilidade de avaliar o muito que conquistamos".

Em um ano de governo, o avanço na saúde, "que é o coração da nossa administração", é significativo. "Estamos fechando o ano com bom superávit na arrecadação; compramos um hospital; contratamos 469 servidores somente na saúde; implantamos mais uma farmácia básica; a ala pediátrica na UPA Veneza; contratamos médicos para a UPA Tancredo, que atenderá também adultos; temos dinheiro no Caixa para a reforma de 26 UBSs; 39 escolas planejadas para 2018; compramos 27 cadeiras odontológicas e convênios assinados para obras em vários setores, que o Jorge irá anunciar nos próximos dias, como a obra da Tito Muffato. Então estou feliz e quero dividir esta alegria, pois montamos um verdadeiro time, que está focado no que realmente precisamos fazer, com muita vontade e determinação".

O presidente da Câmara de Vereadores, Aldino "Gugu" Bueno, prestigiou o ato e desejou "boa sorte" ao prefeito em exercício na nova missão, "com a certeza de que é uma responsabilidade muito grande, mas também a certeza de que você tem a competência para isso, pois a gente percebe, a cidade toda pode perceber, que há uma sintonia grande entre vocês e toda a equipe; entre a Prefeitura e a Câmara; o que garante um momento muito especial à política de Cascavel".

O deputado estadual Adelino Ribeiro também participou do ato e disse que é parceiro da administração Paranhos e que irá continuar apoiando o vice, durante a atuação dele à frente do governo.

Reforço na equipe

Também durante o ato Paranhos aproveitou para apresentar oficialmente os dois novos secretários que passaram a integrar o governo com a reforma administrativa: Rosely Vascelai, que comanda a Secretaria de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade e Walter Parcianello, que está à frente da Secretaria de Cultura e Esporte.

Lange assina ordem de serviço do CCI e Terminal Sudoeste

Lange assume a prefeitura já com uma agenda cheia para a próxima semana. Ele disse que este momento de sonho e realização deve a muitas pessoas, inclusive familiares e ao próprio Paranhos, e que "ser prefeito de uma das cidades mais importantes do Brasil é uma honra", por isso, o objetivo é o de "manter o ritmo que Paranhos implantou com a equipe neste primeiro ano durante as próximas semanas".

Segunda-feira (15), por exemplo, já começa às 9 horas assinando
a ordem de serviço de duas obras do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado) licitadas no fim de 2017:
a execução das obras de implantação do CCI (Centro de Convivência Intergeracional) do Bairro Cascavel Velho, e da obra do Terminal Sudoeste, que será construído ao lado do Estádio Olímpico Regional. A assinatura será realizada no salão de atos do terceiro piso da Prefeitura.

Sobre as obras
O CCI teve valor máximo previsto em edital em R$ 1.918.482,95 e será executada pela JE Construtora Ltda, que apresentou proposta de R$ 1.632.061,05. O prazo de vigência do contrato é 360 dias, mas a obra tem prazo de execução de 300 dias.

Já o Terminal Sudoeste, com valor de referência de R$ 5.165.506,60, teve declarada vencedora a construtora Diarc Engenharia e Pré-Fabricados Ltda, de Cascavel-PR, no valor de R$ 4.258.710,74. Ele será construído ao lado do Estádio Olímpico, no Bairro Santa Cruz, entre a Rua Tito Muffato e a Mawes, com 1.955 metros quadrados. O prazo de construção a partir da data de assinatura da ordem de serviço é de oito meses.