07.12.17 - 10h49

Paranhos presta homenagem à Família Picoli na entrega de monumento

Uma ato simples, mas solene e de grande "importância e respeito", marcou no final da tarde de ontem (5), a entrega oficial do monumento simbolizando a Bíblia Sagrada, instalada na Praça Vereador Luiz Picoli, na rotatória da Avenida Brasil, próximo a Prefeitura de Cascavel. Além do prefeito Leonaldo Paranhos e o presidente da Câmara, vereador Gugu Bueno, estiveram presentes o Marcelo Picoli, filho do ex-vereador, e familiares.
Paranhos aproveitou o ato para destacar a contribuição do ex-vereador e toda família Picoli à história de Cascavel. "Se estamos aqui hoje, é pelo trabalho dos nossos pioneiros como o Luis Picoli e sua família que simboliza a luta, a garra e as conquistas que formaram e representam a nossa querida Cascavel", disse o prefeito que ressaltou a importância de resgatar e preservar a história do Município. "Vamos instalar novamente a placa com a homenagem ao vereador Luiz Picoli, que foi retirada devida a obras no passado, e deixar registrada esta justa homenagem".
Paranhos disse ainda que o monumento com a representação da Bíblia Sagrada, que "norteia a fé de todo cristão" também tem relação direta com as comemorações do Natal e quer "trazer para nossa cidade aquilo que representa a fé e a esperança, sempre de dias melhores para toda as famílias de Cascavel, neste ato representada pela Família Picoli".
O presidente da Câmara, vereador Gugu Bueno, ressaltou a iniciativa da administração municipal em trabalhar o resgate histórico de Cascavel fazendo referência a personagens que "deram grande contribuição com seu trabalho no Legislativo, como o exemplo deixado pelo ex-vereador Luiz Picoli". Para Gugu Bueno, o monumento à Bíblia também "nos traz a reflexão sobre a importância da luta em defesa das famílias e dos valores fundamentais que também estão resumidos e podem ser encontrados no Livro Santo".
Durante o ato, pastores oraram abençoando a Família Pícoli que representou todas as famílias de Cascavel.

Reconhecimento
Em nome da família, Marcelo Picoli agradeceu a iniciativa e reconhecimento por parte da administração municipal conduzida pelo prefeito Paranhos, junto com o Legislativo. "Tivemos o prazer de ter o reconhecimento da história do Fercapo que meu pai participou; sabemos que tem muito pioneiros não foram citados ou homenageados e reconhecimentos que muitas destas famílias muito contribuíram para o desenvolvimento desta cidade. Mas, estamos felizes porque somos uma família cristã e a Bíblia representa muito para nós", disse.

Agradecimento
No mesmo ato, juntos com vereadores e secretários municipais, Paranhos entregou uma Moção de Agradecimento à Opevel (Ordem dos Pastores Evangélicos de Cascavel), a Adhonep (Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno), à Unipas (União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários) e aos Gideões (regiões Norte e Sul) pelo trabalho desenvolvido em favor das famílias de Cascavel.

História
Popularmente conhecida como "Praça da Bíblia", a antiga Praça Brasília, foi rebatizada como "Praça Vereador Luiz Picoli", oficialmente, em 12 de novembro de 1979, através da Lei Municipal 1.454/79, sancionada pelo então prefeito Jacy Miguel Scanagatta. Em 2007, a praça passou por uma revitalização durante a gestão do prefeito Lísias de Araújo Tomé, quando o antigo monumento em homenagem à Bíblia foi retirado do local para dar lugar a um novo sistema viário.
Agora, uma escultura em formato de uma Bíblia aberta, devolveu à praça a simbologia da fé, na gestão do prefeito Leonaldo Paranhos com a transcrição do Salmos 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para o meu caminho".