Notícias

 06.12.17 - 17h06

"A Fundetec é decisão de governo e sobreviveu alimentada por uma grande equipe"

A Fundação recebeu hoje uma "Menção Honrosa" pela contribuição à inovação no Oeste do Paraná, entregue pela NIT da Unioeste

 
"Esta é uma justa homenagem que dedico aos nossos especialistas, professores e técnicos que merecem o nosso reconhecimento", disse o prefeito Leonaldo Paranhos hoje (6) ao compor a mesa de honra na solenidade de Certificação de Propriedade Individual promovida pelo NIT (Núcleo de Inovações Tecnológicas) da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), durante a qual a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel) recebeu "Menção Honrosa" pela contribuição à inovação no Oeste do Paraná, junto com várias entidades homenageadas.
 
Durante o evento realizado na Acic, Paranhos revelou que a "Fundetec é uma decisão de governo" e que "ela sobreviveu até aqui porque é alimentada por uma equipe capacitada, que se preocupa em alavancar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico. Então minha estada hoje, aqui, não é meramente protocolar, mas como forma de reconhecimento à nossa Fundação e aos nossos profissionais, que têm tido a coragem de fazer um grande trabalho", enalteceu, citando também o presidente Alcione Gomes que desde o início do ano conduz a equipe.
 
A Menção Honrosa foi concedida em reconhecimento ao desenvolvimento de projetos voltados à robótica educacional no Município, em parceria com a Secretaria de Educação. Nosso modelo, cujo projeto-piloto nasceu na Escola Municipal Aloys João Mann, do Bairro Cancelli, atraiu inclusive a atenção da Secretaria Municipal de Educação de Toledo e, agora, numa parceria com a Fundetec, funciona também como piloto em duas escolas do município vizinho. "O modelo de pesquisa e inovação da Fundetec, que igualmente foi reconhecido nesta avaliação, nos mostra que estamos no caminho certo para novas conquistas", acrescentou Alcione Gomes.
 
De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovações da Unioeste em Cascavel, Reginaldo Ferreira Santos, a presença do prefeito no evento "prova que o senhor acredita na inovação". Ele ressaltou a parceria do poder público com a universidade e a Fundetec e a importância de se devolver para a sociedade a produção intelectual que é produzida.
Igualmente, o diretor do campus de Cascavel, Alexandre Webber, reforçou a parceria com o Município e a Fundação, que garantem a melhoria do ensino-aprendizagem e projetos em vários setores inclusive saúde e educação. "Aos poucos vamos deixar de ser um País que exporta apenas grãos para exportar também tecnologia", estimou.
 
Além da Fundetec, também foram homenageados o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná); o Iguassu Valey; a Receita Federal e o Sebrae, além de vários pesquisadores que receberam a patente dos produtos.
 

 

 Imprimir   Enviar por email   Comunicar erro   Receber Notícias  Compartilhe:  Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Adicione aos favoritos no Google

» Notícias Recentes

» Notícias Mais Acessadas