13.09.17 - 11h09

Cmei Mirian Ana: empresa tem 5 meses para transformar o ambiente escolar

Reforma completa teve a ordem de serviço assinada hoje pelo prefeito Leonaldo Paranhos, na presença de pais e professores

Uma espera de anos chegou ao fim para a comunidade escolar do Cmei Mirian Ana Davlonta Boschetto, do Bairro Cascavel Velho, no    Território I. Com a assinatura da ordem de serviço nesta manhã (13), a Construtora Lunica, de Cascavel, tem prazo de cinco meses para transformar um ambiente que hoje está repleto de infiltrações, com a cobertura do pátio destruída pelo ação do tempo, com o parquinho sem condições atrativas de utilização pelas crianças e a segurança comprometida e facilitando a ação de vândalos, num espaço mais moderno e com condições de melhor estímulo de ensino-aprendizagem, "equiparando à qualidade da estrutura que temos aqui ao lado [Cmeis Maria Vaz Meister, inaugurado em setembro de 2013], igualando as condições das nossas crianças de terem acesso a uma instituição de qualidade", reafirmou o prefeito Leonardo Paranhos, durante o ato realizado na presença de professores, pais, representantes da Secretaria de Educação, da comunidade escolar e da imprensa.

Paranhos reafirmou o compromisso de realizar um mandato com participação popular, o que "vem motivando nossa equipe, que semanalmente se reúne com desafios a vencer, ao mesmo tempo em que temos recebido elogios de servidores que se destacam. Temos conseguido avançar com transparência, obtendo descontos como este aqui nesta obra, de mais 28% de economia aos cofres públicos. Estamos felizes, porque a população tem demonstrado esperança na nossa gestão e neste ritmo de eficiência, transparência e justiça", acrescentou o prefeito, citando que, com o desconto, o valor da reforma que era de R$ 640 mil na licitação, caiu para R$ 458.154,15.

Paranhos explicou que a obra, inaugurada em dezembro de 2009, nunca passou por uma reforma. Construída com tijolos ecológicos, apresentou sérios problemas com umidade e bolor nas salas de aula gerados pela alta absorção de água. "Para evitar este tipo de problemas, já criamos uma comissão permanente de manutenção para reparos e pequenas reformas em obras", esclareceu Paranhos.

Projeto completo
A comunidade pôde conhecer hoje as perspectivas da obra e teve acesso ao projeto. Antes de iniciar a reforma será realizada a limpeza e feita a remoção das partes soltas das paredes e realizada a impermeabilização com resinas sintéticas especiais. Em seguida será feito revestimento em argamassa para proteção e aplicação de impermeabilização com resinas acrílicas elásticas e pintura texturizada acrílica pigmentada. Também será realizada a substituição da cobertura e troca dos rufos existentes. Serão, ainda,  executados serviços para atendimento das normas vigentes da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.

Melhorias
"Uma mudança significativa, que esta comunidade escolar tanto carece e merece", disse a secretária de Educação, Márcia Baldini, lembrando que a situação atual do prédio dificulta o trabalho pedagógico dos professores. Além disso, o Cmei também tem sido alvo constante de assaltos. "Ao término da reforma, que exigirá o remanejamento de parte das turmas para a Escola Municipal Atílio Destro e parte para o Cmei Maria Vaz Meister, que fica ao lado, faremos o ajardinamento e a compra da mobília", garantiu.

Investimento que para a diretora do Cmei, Sueli Almeida de Jesus, irá refletir na qualidade de ensino, no conforto dos alunos e dos servidores. "Só temos a agradecer pelo empenho do prefeito e da Secretaria de Educação em agilizar esta conquista".

Presidente do Conselho Territorial e da APPS, Mauri Schaffer também agradeceu os investimentos do prefeito no bairro, lembrando que as melhorias no Cmei atendem a um anseio antigo de toda a comunidade, o que foi reforçado na fala do vice-prefeito e secretário de Obras, Jorge Lange, o qual elogiou o capricho e a dedicação dos servidores do Cmei, apesar da longa espera pela obra. "Mesmo numa estrutura ruim, percebemos que estão fazendo o melhor pela educação dessas crianças".