11.08.17 - 18h24

Paranhos acompanha logística da merenda escolar

O prefeito Leonaldo Paranhos, acompanhado da secretária de Educação, Marcia Baldini, esteve o Setor da Merenda Escolar acompanhando hoje (10) o carregamento de um dos caminhões que faz a entrega de carnes e frios nas escolas municipais e Cmeis (Centros Municipais de Educação). O prefeito acompanhou a logística da merenda e verificou a qualidade dos produtos que são servidor diariamente aos quase 30 mil alunos da Rede Municipal. “Estamos verificando, não só a questão da entrega da merenda, mas também se aquilo que nós estamos recebendo é aquilo que foi comprado na hora da licitação”, pontuou o prefeito.
O Setor da Merenda Escolar trabalha diariamente no recebimento, separação e entrega de alimentos perecíveis e não perecíveis que abastecem as cozinhas de escolas e Cmeis para o preparo das refeições servidas aos alunos. Carnes e frios são entregues semanalmente às 61 escolas e 52 Cmeis. Já os alimentos não perecíveis são entregues em quantidade suficiente para suprir o mês nestas instituições, no entanto, somente a entrega dos não perecíveis dura cerca de três semanas, em função do grande número de locais a serem entregues.
O cuidado com a alimentação dos alunos da rede vai desde o transporte até o acompanhamento do cardápio, que é feito sob a orientação das nutricionistas do Setor, conforme o que preconizam as normas do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação). Além disso, há ainda o atendimento especial às necessidades alimentares das crianças que apresentam alguma patologia, como intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, doença celíaca, diabetes e outros. Os Cmeis também são abastecidos com as fórmulas lácteas, para a alimentação das crianças com até um ano de idade.

Uniforme e material escolar
Além do Setor da Merenda, prefeito e secretária também estiveram no almoxarifado da Semed, local em que está acontecendo a montagem dos kits de uniforme e de material escolar. Desde que os primeiros itens do uniforme escolar começaram a ser entregues pelas empresas vencedoras da licitação, servidores de todos os setores da Secretaria de Educação têm se revezado na tarefa de montar os kits.
Item por item, o kit é montado de acordo com a numeração de cada um dos 29 mil alunos. Nesta sexta-feira foi concluída a montagem dos kits que serão destinados aos alunos dos Cmeis, para que na próxima semana seja concluída a montagem dos kits para os alunos das escolas. O trabalho tem se estendido também no período da noite para acelerar a entrega.