23.05.17 - 17h46

Aprova Digital: Cascavel passa a ser referência em alvará digital

Software tem autoria de empresa de Cascavel e garante emissão do documento em poucos minutos, o que antes levava meses

Engenheiros e arquitetos de Cascavel passam a contar a partir de agora com uma ferramenta totalmente inovadora e pioneira em âmbito nacional, operada pela Secretaria de Planejamento de Urbanismo. É o "Aprova Digital" que foi lançado oficialmente na abertura da Escola de Governo desta terça-feira (23) no auditório da Prefeitura, com assinatura do decreto regulamentando o sistema e a entrega do primeiro alvará expedido por meio de certificação digital, cumprindo o compromisso assumido ainda em campanha pela administração Leonaldo Paranhos de dinamizar e facilitar os trabalhos que envolvem os setores de construção civil e imobiliário da cidade.
"Não podemos mais esperar e perder tempo. O 'Aprova Digital' é uma demanda antiga e estou comemorando porque nos primeiros meses de governo já estamos implantando esta novidade tão esperada pelos profissionais da área e que elimina a presença física das pessoas na Prefeitura para obter um documento e poder iniciar uma obra", detalhou Paranhos.
O software é um anseio antigo do setor, como lembrou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Fernando Dillenburg, "de muitos e muitos anos, e temos a graça de ter a autoria de pessoas nascidas em Cascavel, o que nos torna duplamente felizes". A autenticação, segundo ele, em QR Code, garante a legalidade e a autenticidade aos documentos emitidos, reduzindo o tempo de espera de um alvará que hoje pode levar até seis meses, para cerca de cinco minutos, digitalmente. "Ganhamos em praticidade, tornando o Município ágil e transparente".

Pioneiro e local
Com autoria de empresa de Cascavel, o software foi produzido pelo empresário Marco Antônio Zanatta. Em nuvem, o que permite que o profissional faça todo o trâmite de licenciamento e aprovação diretamente do escritório, o procedimento elimina o meio físico, a papelada (economia de cerca de duas toneladas de papel ao ano) e a burocracia a partir de um cadastro no sistema feito pelo engenheiro ou arquiteto. "O Brasil é campeão em burocracia e atrasos e nós precisamos superar isso. Vamos levar este processo para todo o Brasil, colocando Cascavel como referência em inovação e agilidade na eliminação de burocracia e procedimentos na hora de iniciar uma obra".

Como funciona
O "Aprova Digital" está disponível por meio do portal www.aprovadigital.com.br. Todos os dados que hoje as empresas precisam apresentar nos projetos têm campos específicos no software. E, a partir do momento em que forem preenchidos todos os dados e que é inserida a prancha com todas as condições urbanísticas da construção, automaticamente entra no sistema e o analista do Município passa a preencher a planilha, analisando as informações que foram prestadas.