20.04.17 - 15h12

Cascavel recebe em junho a 9ª edição do "Engenharíadas Paranaense"

O Município de Cascavel sediará em junho a 9ª edição do Engenharíadas Paranaense, jogos com 23 modalidades esportivas considerado o maior evento esportivo do sul do Brasil. O evento foi apresentado no fim da manhã de hoje (20) ao prefeito Leonaldo Paranhos pelo diretor de relacionamento da Agência Euphoria, Nicholas Thomas, órgão que realiza o evento em parceria com a Leep (Liga Esportiva das Engenharias do Paraná). Os diretores de Gestão de Espaços Desportivos, Leo Mion, e de Esporte e Lazer, Daniel Scalco, da Secretaria de Esporte e Lazer participaram da reunião no gabinete no prefeito.

Esta é a segunda vez que o Município acolhe o evento - a primeira foi em 2010. Um estudo dos organizadores aponta para uma movimentação de R$ 1,5 milhão na economia local nos quatro dias dos jogos, com a geração de empregos diretos, ocupação hoteleira, táxis, bares e restaurantes.

Nicholas Thomas explicou que como contrapartida pelo uso dos espaços públicos - escolas municipais como alojamentos e praças públicas para realização dos jogos - os organizadores destinam uma verba para o Município que pode ser utilizada da maneira como a Prefeitura melhor definir. Nesta edição os recursos serão utilizados para a troca da cobertura do Ginásio Eduardo Luvison, no Centro Esportivo Ciro Nardi, que será utilizado para as disputas da modalidade de basquete. "Além disso, todo o material esportivo utilizado nos jogos fica na cidade e a arrecadação de alimentos no evento, estimada em 15 toneladas nos quatro dias - é destinada ao Provopar", detalhou o organizador.

O Engenharíadas Paranaense será realizado no feriadão de Corpus Christi, de 15 a 18 de junho, com a participação de 6 mil acadêmicos de cursos de Engenharia de todo o Paraná e das universidades federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de Dourados-MS. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 14 de junho, às 19 horas, no Ginásio Sérgio Mauro Festugato.