20.04.17 - 11h13

Saúde Bucal: prefeito e secretários iniciam entrega de kits na rede escolar

Município recebeu a primeira remessa de 6 mil kits que serão distribuídos às crianças matriculadas em Cmeis

Principal política de saúde bucal do Município de Cascavel, a entrega de kits de higiene na rede municipal de ensino começou nesta manhã (20) pelo Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Dra Zilda Arns Neumann, do Bairro Santa Cruz. O prefeito Leonaldo Paranhos, a secretária de Educação, Márcia Baldini, e o secretário de Saúde, Rubens Griep, fizeram a entrega simbólica dos 170 primeiros kits deste ano, segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, "para estimular uma cultura da higiene bucal entre as nossas crianças, para que elas cresçam com uma boca saudável, o que reflete no organismo como um todo". Pelas redes sociais, o prefeito falou ao vivo do local, onde visitou todas as salas, conversando com crianças e professores, conferindo de perto a estrutura e o atendimento da unidade.

O programa prevê duas modalidades de kits. Nos Cmeis, nas escolas com Educação em Tempo Integral e nas escolas do campo, onde não há água tratada com flúor, os alunos recebem um estojo com fio dental, escova e pasta de dente que fica no estabelecimento de ensino para escovação durante o período em que a criança permanece na escola. Para este ano foram adquiridos 17 mil kits, sendo 6 mil somente para Cmeis, que é esta primeira remessa recebida pelo Município e que está sendo entregue.

De acordo com o gerente da Divisão de Saúde Bucal, Ederson Rocha, para as demais crianças da rede é entregue um kit com escova e creme dental que pode ser levado para casa. "A cada quatro meses fazemos a troca das escovas de dentes das duas modalidades de kits".

O programa é realizado em parceria entre as secretaria de Educação e Saúde, com um investimento de aproximadamente R$ 180 mil ao ano. "O objetivo é a promoção, a prevenção, a saúde e o estímulo ao hábito da higiene bucal o mais precocemente possível", complementa Ederson.