24.09.15 - 18h44

Prefeito Amigo da Criança: Comissão aprova o OCA 2014

A CMAA (Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação) do PPAC (Programa Prefeito Amigo da Criança) aprovou hoje (24) o OCA (Orçamento Criança e Adolescente) referente ao ano 2014 que fará parte da pontuação da gestão 2013/2016 avaliada pela Fundação Abrinq - Save the Children, organizadora do programa, para a concessão do prêmio ao final da administração.

O balanço apontou que no ano passado o Município investiu R$ 212.724.517,93 - equivalente a R$ 2.301,27 per capita. Isso significa que 40,64% do orçamento é destinado à criança e ao adolescente em Cascavel.

“Quase metade do orçamento do Município está voltado à criança e ao adolescente, que na proporção populacional representam 30%. Os números comprovam que em Cascavel eles realmente são prioridade”, destaca o secretário de Administração e de Comunicação, Alisson Ramos da Luz, articulador municipal do PPAC.

A Comissão finalizou e avaliou os números, que foram totalmente aprovados dentro do sistema e da metodologia de apuração da Fundação Abrinq, considerando os três eixos do OCA, que são a saúde, a educação e a proteção. Eles englobam todos os investimentos que o Município faz no setor, nas mais diferentes secretarias.

Esses dados que integram o Mapa PPAC, ferramenta que possibilita a compreensão da situação da infância e da adolescência no Município, serão agora apresentados ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) para posterior envio do Termo de Validação da Gestão 2013/2016 à Abrinq.

O Programa
O Programa Prefeito Amigo da Criança é realizado em todo o Brasil com objetivo de comprometer e apoiar as gestões municipais na implementação de políticas públicas que garantam a proteção integral de crianças e adolescentes.

Em reconhecimento à implementação de ações e políticas que resultaram em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, Edgar Bueno recebeu o título de Prefeito Amigo da Criança na gestão 2001/2004 e na gestão 2009/2012.