15.08.15 - 17h03

Novo parque linear é entregue à população de Cascavel

Caminhada e plantio de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas marcaram a entrega das novas pistas – uma para bicicleta e outra para pedestres – da extensão do Parque Ecológico Paulo Gorski. Participaram do ato, na manhã de hoje (15), integrantes do Grupo de Escoteiros Aldeia Verde, estudantes de Gestão Ambiental da Univel, equipe da ginástica rítmica, equipe da Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, vereadores, secretários municipais e população em geral.

“Este é um espaço que certamente vai contribuir com a cidade. Um ambiente com área verde, rios, que se torna uma área de lazer e para prática de esportes, garantindo mais qualidade de vida à população cascavelense”, destacou o prefeito Edgar Bueno.

A população aguardava ansiosa pela inauguração do novo espaço. “Estava esperando entregar essa obra, para poder vir visitar. Ficou ótimo aqui, gostei bastante e fica perto de onde moro, então é mais uma opção para mim e para a população do meu bairro”, frisou Antonia Sost.

O novo espaço agrada adultos, jovens, crianças, atletas ou não, àqueles que buscavam um lugar para passear de bicicleta ou uma nova opção para realizar sua caminhada diária, passeio de fim de semana. Ana Paula Lopes, acompanhada do marido e do filho, o pequeno Rafael Mozer, de cinco anos de idade, participou da caminhada pela manhã e avaliou o parque.

“Ficou muito bonito o parque, muito agradável e o Rafael também gostou, agora terei um lugar para levá-lo passear de bicicleta. Ele ficou bastante animado”, disse Ana Paula Lopes. “Hoje eu já corri aqui, achei bem legal”, completou Rafael.

O projeto de extensão do parque foi executado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Alfredo Kaefer, no valor de R$ 700 e contrapartida do Município, totalizando investimento de R$ 1.092.308,62. “Temos essa emenda aplicada aqui e também o recurso aplicado no Zoológico, onde foi construído um setor extra, quarentenário e várias melhorias. Esse ambiente próximo ao Lago Municipal é mais uma opção para a prática de caminhada, para passeio com a família. Tudo isso traz mais bem estar à população de Cascavel”, ressaltou Alfredo Kaefer.

As pistas executadas têm 1.750 metros de extensão e três de largura, feitas com paver. Também já foi entregue uma fonte de água no local e construídas duas praças com bancos de concreto. “Entregamos hoje esse parque linear à população, pistas cercadas de árvores, proporcionando este contato direto com a natureza. Ainda podemos realizar outros investimentos, instalando um parque infantil, equipamentos de ginástica. Pedimos que a população se empenhe em preservar este espaço e evitar os atos de vandalismo. Ao perceber alguém danificando a estrutura, que denunciem, pois assim sempre teremos mais espaços como este para desfrutar”, complementou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Marcon.