12.06.15 - 15h39

Aeroporto de Cascavel está na fase final do Programa de Aviação Regional

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, destacou em audiência pública realizada nesta semana, com a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, que já são 64 aeroportos que podem ser considerados os mais adiantados do programa de investimentos da SAC (Secretaria de Aviação Civil). As primeiras licitações devem ser lançadas no próximo semestre.

Dos 64 aeroportos brasileiros destacados, 59 já estão em processo de elaboração do licenciamento ambiental, dentre eles o Aeroporto Municipal Coronel Adalberto Mendes da Silva, de Cascavel. Ao todo são cinco etapas, a próxima para Cascavel é a de licitação, antes do início das obras.

“Este é um projeto que vem sendo trabalhado há dois anos. O ministro assumiu em janeiro esse programa. E Cascavel está na frente de muitos outros municípios. Nós já estamos realizando importantes investimentos no aeroporto, o terminal de passageiros que já está sendo feito. Esse projeto parte do programa da SAC prevê investimentos de R$ 55 milhões e contempla além de outros itens, a ampliação da pista de 1.780 para 2.430 metros. Com esses investimentos Cascavel terá capacidade para ser um Centro Regional para atender a demanda da região Oeste e Sudoeste e garantir o destaque na aviação, na região Oeste”, destacou o prefeito Edgar Bueno.

O pré-projeto para ampliação do Aeroporto de Cascavel incluso no Plano Regional de Aviação do Programa de Investimento em Logística, da SAC (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República), em sua 1ª fase de execução terá investimento de R$ 55 milhões. As obras incluirão o aumento da pista de 1.780 para 2.430 metros, além de nova taxiway com as mesmas metragens da pista, pátio para seis aeronaves de projeto (Boeing 737-800), nova seção contraincêndio, implantação de sistema de balizamento e iluminação noturna, nova sinalização vertical e horizontal, estacionamento, execução de cerca patrimonial do sítio aeroportuário.