19.01.15 - 11h57

Micro-ônibus acessíveis são entregues à Educação

O prefeito em exercício, Maurício Theodoro, e o secretário de Educação, Valdecir Nath, receberam hoje (19) dois micro-ônibus escolares acessíveis, fruto da Política Nacional de Educação Especial. Os veículos foram entregues pelo fabricante vencedor da licitação, a Iveco, em ato realizado em frente à Secretaria de Educação. A aquisição ocorreu por meio do Projeto Ônibus Urbano Escolar Acessível e constituiu-se em uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação. O investimento total é de R$ 300 mil.

“É um ganho significativo na melhoria da frota da Semed, uma vez que os veículos que tínhamos estavam defasados. Agora ficaremos no aguardo de outros três ônibus, sem adaptações, para também modernizar a frota e que devem chegar nos próximos dias”, explicou o secretário de Educação, Valdecir Nath.

O projeto é do Ministério da Educação e do Programa Caminho da Escola, por meio da articulação da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Os carros serão utilizados no dia a dia escolar. Ficam na Semed, à disposição das escolas, para o transporte de alunos com necessidades especiais em atividades extracurriculares, dificultadas em ônibus comuns.

Características
Os micro-ônibus possuem áreas reservadas (box) para a acomodação da cadeira de rodas com o seu ocupante ou cão guia, além de poltronas preferenciais, com cinto de segurança subabdominal.

Além disso, contam com sistema de comunicação para informação aos estudantes com deficiência visual ou auditiva, bem como comunicação visual interna e externa, com simbologia específicas e sinalização tátil de todas as informações e orientações disponíveis.

Um dos veículos tem capacidade para até 20 estudantes sentados e um estudante com cadeira de rodas e o outro para até 11 estudantes sentados e três estudantes com cadeiras de rodas. Ambos têm valor de R$ 150 mil.