29.10.14 - 17h21

Meio Ambiente planeja comemoração dos 30 anos do Lago

O principal cartão-postal de Cascavel está chegando à casa dos 30 anos e para comemorar as três décadas de existência haverá um mês de atividades que estão sendo organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, com parceiros, como a Sanepar. Nesta manhã (29) foi realizada a primeira reunião para definir as atividades para o mês de novembro, quando se celebra o aniversário do Lago Municipal.

Alinhavadas estão uma exposição de fotografias históricas do Lago, atividades artísticas, culturais e esportivas e estuda-se a possibilidade de uma edição do Rocão. Também como parte das comemorações será incluída a abertura do Natal Espetacular do Lago, que integra a programação do Natal Luz 2014.

“Será um mês intenso. Queremos comemorar à altura da importância do lago, que representa lazer, atividade física e contato com a natureza para a nossa população, sem falar da beleza do local”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Paulo Carlesso.

O calendário de eventos será aprimorado e divulgado na próxima semana. De certo está a abertura do Natal Espetacular, no dia 29 de novembro, com a chegada do Papai Noel no Lago, inauguração da decoração especial de Natal e show de fogos, como parte da programação do Natal Luz 2014, marcada o dia 23 de novembro, às 21 horas, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, também com a chegada do Papai Noel, acendimento das luzes de Natal e show de fogos.

“A população terá duas oportunidades maravilhosas de iniciar as comemorações natalinas em Cascavel. São eventos muito apreciados, que nos empenhamos para deixar a cada ano melhor”, acrescenta o secretário.

Um pouco sobre o lago
A barragem que deu origem ao Lago Municipal de Cascavel foi construída em 1984. Constitui-se num ambiente lêntico - ou seja, ambiente aquático no qual a massa de água apresenta-se parada, sem correnteza - localizado na área urbana do Município, bem no coração da cidade.

Com 411.400 metros quadrados e uma profundidade de 9,8 metros, o Lago Municipal de Cascavel é parte do Parque Ecológico Paulo Gorski, criado em 21 de dezembro de 1988, numa área de 111,26 hectares, considerada a maior reserva ecológica urbana do Sul do Brasil.

A barragem alcançou a cota máxima do reservatório em setembro de 1985. São 460 milhões de metros cúbicos de água. O abastecimento do reservatório é feito a partir de vários córregos de pequeno porte, localizados na bacia de drenagem do lago, com vazão regular de 0,209 metros cúbicos por segundo. O tempo calculado de residência da água é de 224,8 dias.