26.09.14 - 16h44

Conselho de Segurança Alimentar realiza sua 1ª reunião ordinária

Foi realizada, na manhã de ontem (25), a primeira reunião do Comsans (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Cascavel). Na ocasião, foi realizada a eleição da mesa diretiva, formada agora pelo presidente José Alvannir Quevedo Oliveira, vice-presidente Rosângela Silva Ferreira, primeira secretária Poliana Lauther e segunda secretária Sheila Pâmela Bill Becker.

O Conselho foi criado com o objetivo de formular e programar políticas, planos, programas, projetos e ações para assegurar o direito humano à alimentação adequada e promover o acompanhamento, monitoramento e avaliação da Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Cascavel.

O Comsans foi instituído por meio da Lei n° 5873/2011, integrando o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculado à Secretaria de Saúde.
No ano de 2014, foi instituída a Caisan (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional), composta por membros das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Assuntos Jurídicos que juntas organizaram o 1º Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, em julho, quando foi realizada a eleição dos membros do Comsans.

Dois terços dos membros do conselho são compostos por representantes da sociedade civil e um terço por representantes governamentais. Representam a sociedade civil, membros da CDL; Uopeccan; Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares; Crea; Agrivel; Sindicato Rural Patronal; Associação dos Pequenos Produtores Feirantes; Areac; Provopar; LBV; Cáritas; Apae; Pastoral da Criança; Cemic; Sesc; Senac; Unioeste e FAG. Representam o governo, membros da Emater, Sesau, Seaso, Semed, Semdec, Seagri e Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social).

O Comsans se reunirá sempre nas terceiras quintas-feiras do mês, às 8h15, sendo que toda a população pode participar dos encontros e contribuir com a construção da Política de Segurança Alimentar do Município de Cascavel.