Notícias

 21.10.13 - 12h13

Campanha "Outubro Rosa" é sucesso nas UBSs

Download da imagem Download Divulgação Foto 1: Pacientes se divertiram com as caricaturas

Pacientes se divertiram com as caricaturas

O sábado (19) foi dia de muito trabalho nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). As unidades realizaram a campanha de prevenção “Outubro Rosa”, que contou com diversas atividades, dentre elas: coleta de exames, orientações, palestras, encaminhamentos, consultas médicas.

Na UBS do São Cristóvão, além das atividades de prevenção as pacientes participaram de trabalho artístico. O servidor da UBS, Elias Neri, fazia caricaturas das pacientes na sala de espera. “Deixamos as caricaturas expostas no mural, a fim de que outras mulheres sejam incentivadas a participar da campanha”, frisou a coordenadora da UBS, bióloga Maria Elisa Donadel.

Para a enfermeira da unidade Carmem Hercilia Pedrollo, realizar a campanha exige trabalho e dedicação. “Não é fácil e em alguns momentos se torna cansativo, mas ao final percebemos o quanto valeu à pena, pois frutifica o nosso esforço e os bons resultados aparecem”.

Para o médico da UBS, Dr. Marcelo Nonaka Frade, em dias como esse é que se pode perceber a importância dessas campanhas. “Coletei exames de varias pacientes, dentre elas, algumas que nunca haviam sido submetidas a exames e à prevenção de doenças atualmente tão incidentes. Talvez não detectemos um grande número de doentes, mas se detectarmos uma única pessoa e mudarmos sua vida, tudo já terá valido a pena”.

A prevenção é importante. Toda mulher acima de 40 anos (ou com critérios médicos em idade inferior) deve passar anualmente por mamografia. “Além de cuidados com as mamas, é preciso estar atenta ao câncer de colo de útero, pois se diagnosticado precocemente há grandes chances de cura. O exame preventivo está disponível em qualquer unidade de saúde, em qualquer época do ano. Durante o mês de outubro a procura é maior, por conta das campanhas. Nós gestores e promotores da saúde, com atividades como esta, podemos mudar o hábito da comunidade e fazer a diferença”, destacou Elisa.
 

 Imprimir   Enviar por email   Comunicar erro   Receber Notícias  Compartilhe:  Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Adicione aos favoritos no Google

» Notícias Recentes

24.07.14 Conselho do Fundeb realiza reunião mensal de julho

24.07.14 SemanECA: Seminário aborda Plano Decenal dos Direitos da Criança

24.07.14 Grupo de estudo debate questões de sexualidade no ensino fundamental

24.07.14 Centro da Juventude realiza Mostra Cultural neste sábado

24.07.14 Corte ou sufocamento de raízes podem resultar em quedas de árvores

» Notícias Mais Acessadas

17.03.10 INFORMAÇÕES CONCURSO PÚBLICO

06.10.11 Prefeitura esclarece: 14 de novembro é feriado em Cascavel

08.01.10 Prefeitura realiza primeiro Concurso Público de 2010

20.08.09 Concurso Público: resultado final e classificação