21.10.13 - 12h13

Campanha "Outubro Rosa" é sucesso nas UBSs

Download da imagem Download Divulgação Foto 1: Pacientes se divertiram com as caricaturas

Pacientes se divertiram com as caricaturas

O sábado (19) foi dia de muito trabalho nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). As unidades realizaram a campanha de prevenção “Outubro Rosa”, que contou com diversas atividades, dentre elas: coleta de exames, orientações, palestras, encaminhamentos, consultas médicas.

Na UBS do São Cristóvão, além das atividades de prevenção as pacientes participaram de trabalho artístico. O servidor da UBS, Elias Neri, fazia caricaturas das pacientes na sala de espera. “Deixamos as caricaturas expostas no mural, a fim de que outras mulheres sejam incentivadas a participar da campanha”, frisou a coordenadora da UBS, bióloga Maria Elisa Donadel.

Para a enfermeira da unidade Carmem Hercilia Pedrollo, realizar a campanha exige trabalho e dedicação. “Não é fácil e em alguns momentos se torna cansativo, mas ao final percebemos o quanto valeu à pena, pois frutifica o nosso esforço e os bons resultados aparecem”.

Para o médico da UBS, Dr. Marcelo Nonaka Frade, em dias como esse é que se pode perceber a importância dessas campanhas. “Coletei exames de varias pacientes, dentre elas, algumas que nunca haviam sido submetidas a exames e à prevenção de doenças atualmente tão incidentes. Talvez não detectemos um grande número de doentes, mas se detectarmos uma única pessoa e mudarmos sua vida, tudo já terá valido a pena”.

A prevenção é importante. Toda mulher acima de 40 anos (ou com critérios médicos em idade inferior) deve passar anualmente por mamografia. “Além de cuidados com as mamas, é preciso estar atenta ao câncer de colo de útero, pois se diagnosticado precocemente há grandes chances de cura. O exame preventivo está disponível em qualquer unidade de saúde, em qualquer época do ano. Durante o mês de outubro a procura é maior, por conta das campanhas. Nós gestores e promotores da saúde, com atividades como esta, podemos mudar o hábito da comunidade e fazer a diferença”, destacou Elisa.

22.08.14 Caixa inicia pagamento do FGTS na segunda-feira (25)

22.08.14 Comitiva japonesa de Ueda conhece o Município de Cascavel

22.08.14 Sesau recepciona novos servidores contratados