21.09.13 - 16h46

Escola Luiz Vianey Pereira é entregue à comunidade

Download da imagem Download Vanderlei Faria Foto 1: Escola foi oficialmente inaugurada nesta tarde

Escola foi oficialmente inaugurada nesta tarde

Download da imagem Download Vanderlei Faria Foto 2: Professores e primeiros alunos foram homenageados

Professores e primeiros alunos foram homenageados

Download da imagem Download Vanderlei Faria Foto 3: Edgar Bueno relembrou trajétória para a conquista do novo prédio

Edgar Bueno relembrou trajétória para a conquista do novo prédio

Download da imagem Download Vanderlei Faria Foto 4: Valdecir Nath enfatizou importância da estrutura na aprendizagem

Valdecir Nath enfatizou importância da estrutura na aprendizagem

• Ampliar Foto 1
  • Ampliar Foto 2
  • Ampliar Foto 3
  • Ampliar Foto 4

A comunidade do Bairro Universitário está em festa hoje (21). Em solenidade realizada nesta tarde, o prefeito Edgar Bueno e o secretário de Educação, Valdecir Nath, ao lado de dezenas de autoridades, entregaram oficialmente a nova estrutura da Escola Municipal Luiz Vianey Pereira aos moradores. Além de boa parte do secretariado, prestigiaram a solenidade diversos vereadores, o deputado federal Nelson Padovani e o deputado estadual André Bueno. As atividades continuam até o início desta noite na escola, com a realização do Dia da Primavera.

“É um sonho que realizamos hoje aqui, pois esta estrutura é o que desejamos para nossas crianças. Investir na infraestrutura é dar condições de melhor aprendizagem aos nossos alunos e esta escola, que já se destaca em qualidade de ensino, agora irá ainda mais longe, por isso compartilho com alegria este momento tão especial com esta comunidade”, enfatizou o prefeito Edgar Bueno.

Um recomeço
A Escola Luiz Vianey nasceu na década de 1970 como uma extensão da Escola Municipal Diva Vidal, do Bairro Maria Luiza e foi desmembrada a partir de 13 de junho de 1976. Em 2010, após vários estudos de engenharia, constatou-se que reformas e ampliações não seriam mais indicadas para a escola e já não atendiam às necessidades da comunidade. Por determinação do prefeito Edgar Bueno, optou-se pela construção de uma estrutura totalmente nova e moderna. Em março de 2011 o velho prédio foi demolido e deu lugar a uma nova estrutura, com investimentos que totalizam R$ 4.195.435,20.

“Foi desgastante o período da obra, mas valeu a pena. Hoje temos um espaço privilegiado, salas amplas, acessibilidade e tudo o que professores e alunos precisam para aprender e ensinar com dignidade. Estamos satisfeitos e só temos a agradecer à administração municipal por esta importante obra”, enfatizou a diretora da escola, Luciane Belotto Balbino.

Maior estrutura da rede

Com a reconstrução do prédio foi possível a implantação da ETI (Educação em Tempo Integral) na escola e ampliar mais de cem vagas, chegando a ter capacidade hoje para até 650 alunos. A comunidade escolar já desfruta do novo ambiente dotado de bloco administrativo e salas de aula, com secretaria, direção, coordenação, sala de professores, sala de hora-atividade, depósitos, duas salas de pré-escola, sala de reforço, DML, nove salas de aula, auditório para 176 pessoas, laboratórios de português, matemática, ciências e informática, biblioteca e sala de dança para a ETI.

A escola ganhou ainda refeitório com cozinha, despensa e lavanderia; ginásio com vestiários e salas anexas; passarelas cobertas; parque infantil com grama sintética e instalação de brinquedos adaptados. Todo o prédio segue as normas de acessibilidade. O projeto foi totalmente elaborado pelos profissionais da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

Estrutura que a comunidade aprovou e que hoje é a maior da rede municipal de ensino. “Ficamos muito satisfeitos. Minha filha não estudou na escola antiga, mas como sou vizinha da escola acompanhei toda a mudança e ficou de primeira. Hoje ela está frequentando o Tempo Integral e até começou a comer melhor. Isso é um presente para nós”, destacou Jucelei de Fátima Zelma, mãe de Ana Vitória.

“Não tem nem comparação. O prédio ficou ótimo e hoje podemos dizer que temos uma escola de primeiro mundo aqui no bairro. Estamos muito contentes”, destacou Itamar Bibiano de Souza, pai da aluna Tailana.

O secretário de Educação, Valdecir Nath, lembrou toda a trajetória da obra, que teve inclusive abandono da primeira empresa vencedora da licitação e todo o processo teve de ser reiniciado. “Tivemos muitos problemas, que a administração pública está sujeita a enfrentar. Mas hoje é dia de comemorar esta conquista, pois ela é resultado do esforço de todas as secretarias, da administração como um todo. Mas agora ela é da comunidade, que tem de tirar o melhor proveito possível deste espaço”.

Mais inaugurações
O cronograma de inaugurações da Secretaria de Educação começou no dia 11 de setembro, com a entrega da Escola Profª Arminda Tereza Vilvvock, no Jardim Colméia; na segunda-feira (16) foi inaugurado o Cmei Maria Vaz Meisterm, do Jardim Nova Itália e hoje no Bairro Universitário.

Confira as demais inaugurações
23/09 – 9h – Cmei Irmã Yolanda Guzmán Bazan – Jardim Interlagos