12.07.13 - 18h14

Orquestra Sinfônica abre o 24º Festival de Música de Cascavel

Download da imagem Download Sallette Bramatti Foto 1: Orquestra Sinfônica abre o festival neste domingo

Orquestra Sinfônica abre o festival neste domingo

Download da imagem Download Sallette Bramatti Foto 2: Festival tem ampla programação até dia 20

Festival tem ampla programação até dia 20

Download da imagem Download Sallette Bramatti Foto 3: Oficinas fazem parte do tradicional evento de Cascavel

Oficinas fazem parte do tradicional evento de Cascavel

• Ampliar Foto 1
  • Ampliar Foto 2
  • Ampliar Foto 3

O Festival de Música de Cascavel chega à 24ª edição e será aberto neste domingo (14), às 20 horas, no Centro Cultural Gilberto Mayer. Para cativar os ouvintes apaixonados pelos clássicos, alternando entre solos, banda e orquestra, a Orquestra Sinfônica de Cascavel e a Banda The Other's farão a abertura oficial do evento, com a apresentação do “The Beatles in Concert”. A entrada é gratuita.

Até o início da noite de hoje (12), mais de 270 músicos e estudantes de música já haviam confirmado inscrição para o festival, que continua até dia 20 de julho. A abrangência do evento ultrapassa as barreiras do Estado. O Festival conta com inscritos de várias regiões de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para o secretário de Cultura, Valdecir Nath, a importância dos parceiros na realização do Festival, é fundamental. “A parceria com a faculdade Anhanguera está proporcionando uma estrutura física muito favorável para os músicos que participarão das oficinas. Esse ano eles terão acesso a salas amplas e adequadas ao objetivo de cada oficina. Já a parceria com o Sesc viabilizou a contratação de vários profissionais, possibilitando uma oferta maior de oficinas, além de enriquecer a programação artística do festival”.

Outra parceira da Secretaria de Cultura é a Fundetec/Agrotec, que cederam os espaços para o alojamento dos músicos de outras regiões.

Segundo a organizadora do Festival, Giordana Galvan Lube, o papel do evento é de formação continuada. É um momento especial que se pode ter contato com grandes profissionais da área. “Muitos músicos que já foram alunos do festival durante muitos anos, hoje estão voltando ao festival como professores. Eles estudaram, se especializaram e agora voltam para compartilhar esse conhecimento”.

Um desses exemplos é Wellinton Brecher. Ele vai ministrar o curso de violino pelo método Suzuki. Wellinton é de Cascavel, mas está morando em Curitiba onde faz o curso superior de violino, além de compor a orquestra sinfônica de Ponta Grossa.

Programação
O 24º Festival de Música de Cascavel ocorre entre os dias 14 e 20 de julho. As oficinas serão realizadas durante o dia na Faculdade Anhanguera/Unipan do Lago. As apresentações todas as noites no Centro Cultural Gilberto Mayer.

Demais informações sobre o festival podem ser obtidas por meio número 3902-1370 ou no site do evento.

24.10.14 Novena de Finados segue até dia 1º, em dois horários

23.10.14 Semed recebe presente de casamento inusitado