Notícias

 07.05.13 - 22h38

5ª Conferência das Cidades réune mais de 500 participantes

Download da imagem Download Vanderlei Faria Foto 1: Evento começou nesta noite e continua amanhã

Evento começou nesta noite e continua amanhã

Download da imagem Download Vanderlei Faria Foto 2: Secretário Alessandro Lopes representou o prefeito no evento

Secretário Alessandro Lopes representou o prefeito no evento

  • Ampliar Foto 1
  • Ampliar Foto 2

“Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!” é o tema da 5ª Conferência das Cidades, que começou esta noite (7) e continua nesta quarta-feira (8), no auditório da Unipar (Universidade Paranaense). O evento é organizado pelo Município de Cascavel, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e o ConCidade (Conselho Municipal das Cidades). As conferências são realizadas a cada três anos.

A organização registrou mais de 500 pessoas inscritas nesta primeira noite do evento. São representantes de 32 associações de moradores, sindicatos, sociedade civil organizada e entidades de classe, bem como líderes políticos e comunitários, todos protagonistas dos debates.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Alessandro Lopes, representou o prefeito em exercício, Maurício Theodoro, na abertura do evento. Ele ressaltou a importância da participação da comunidade em discussões que envolvem o futuro da coletividade.

"Os problemas que a comunidade de Cascavel tem a elencar na busca de soluções podem ter muito em comum com os problemas das demais cidades e estados. Por isso, são feitas as etapas municipal, estadual e nacional, visando à proposição de novas legislações com vistas à solução de problemas comuns à maioria, com vistas ao desenvolvimento urbano", destacou o secretário.

Metodologia do evento
A conferência segue um modelo dinâmico de metodologia. De acordo com a presidente do ConCidade, Marilda Paviani, a etapa municipal é de preparação para as conferências estadual e nacional e tem como objetivo fortalecer e estimular a participação social, contribuindo para o avanço das Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano, que são construídas num espaço democrático de diálogo com a sociedade civil.

"Contamos com palestrantes de renome para abordar as temáticas do evento e ajudar na reflexão e nortear os debates. Amanhã [quarta-feira], além demais palestras, teremos a divisão dos grupos, por quatro diferentes eixos", explicou Marilda.

Os debates serão norteados nos eixos Participação e Controle Social no Sistema de Desenvolvimento Urbano; FNDU (Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano); Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial e Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade. A partir desses eixos serão elencadas propostas locais, estaduais e nacionais, que serão encaminhadas para as etapas seguintes.

Nesta noite os temas estiveram voltados ao “Transporte BRT”, com a palestrante Marta Obelheiro, da Embraq Brasil, de Porto Alegre. Também palestrou o diretor de Registro de Imóveis da Anoreg-PR, de Campo Mourão, João Carlos Kloster. Ele falou sobre “Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade”.

Conferência tem várias etapas
Em Cascavel a comunidade está participando deste evento há semanas. No início de abril foram realizadas, em dois horários para facilitar o acesso do público interessado, audiências públicas voltadas ao tema desta conferência.


Na Conferência Municipal em andamento serão eleitos, também, os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual, que será realizada em Foz do Iguaçu nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2013. Também haverá eleição das entidades para a composição do Conselho Municipal da Cidade para gestão 2014 a 2016.

Confira a programação desta quarta
Nesta quarta-feira (8) o evento continua, com credenciamento às 8 horas, seguido de inscrições para interessados em ser delegados nas próximas etapas.
9 horas - palestra com o assessor do Crea/PR, Valter Fanini, que falará sobre “Mobilidade Urbana”.
9h20 - Palestra – Tema: “Saneamento Ambiental”. Palestrante eng. químico Renato Mayer Bueno - gerente geral da Sanepar de Cascavel.
9h40 - Palestra – Tema: “Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”. Palestrante Silvia Regina Pereira - Professora do Curso de Geografia e do Mestrado em Geografia da Unioeste de Francisco Beltrão.
10h - Intervalo
10h20 - Grupos de discussão
12h- Intervalo para almoço
TARDE
13h30 -Plenária – apresentação das propostas
15h - Eleição do ConCidade de Cascavel
15h - Eleição dos delegados para a Conferência Estadual das Cidades
16h - Plenária – Referendo das eleições.
16h - Encerramento

Toda a metodologia, temática e dados do evento podem ser acessados no Portal do Município de Cascavel. Confira.
 

 Imprimir   Enviar por email   Comunicar erro   Receber Notícias  Compartilhe:  Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Facebook  Adicione aos favoritos no Google

» Notícias Recentes

24.10.14 Prefeito e secretário conferem melhorias no Parque Tarquínio

24.10.14 2º turno Eleições: Vias estarão fechadas nesse domingo

24.10.14 Secretaria de Assistência Social realiza Baile do Havaí

24.10.14 Novena de Finados segue até dia 1º, em dois horários

23.10.14 Semed recebe presente de casamento inusitado

» Notícias Mais Acessadas

17.03.10 INFORMAÇÕES CONCURSO PÚBLICO

06.10.11 Prefeitura esclarece: 14 de novembro é feriado em Cascavel

 

08.01.10 Prefeitura realiza primeiro Concurso Público de 2010

21.08.14 FGTS: nova lista parcial chega a 7.702 endereços