07.05.13 - 22h38

5ª Conferência das Cidades réune mais de 500 participantes

Download da imagem Download Vanderlei Faria Foto 1: Evento começou nesta noite e continua amanhã

Evento começou nesta noite e continua amanhã

Download da imagem Download Vanderlei Faria Foto 2: Secretário Alessandro Lopes representou o prefeito no evento

Secretário Alessandro Lopes representou o prefeito no evento

• Ampliar Foto 1
  • Ampliar Foto 2

“Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!” é o tema da 5ª Conferência das Cidades, que começou esta noite (7) e continua nesta quarta-feira (8), no auditório da Unipar (Universidade Paranaense). O evento é organizado pelo Município de Cascavel, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e o ConCidade (Conselho Municipal das Cidades). As conferências são realizadas a cada três anos.

A organização registrou mais de 500 pessoas inscritas nesta primeira noite do evento. São representantes de 32 associações de moradores, sindicatos, sociedade civil organizada e entidades de classe, bem como líderes políticos e comunitários, todos protagonistas dos debates.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Alessandro Lopes, representou o prefeito em exercício, Maurício Theodoro, na abertura do evento. Ele ressaltou a importância da participação da comunidade em discussões que envolvem o futuro da coletividade.

"Os problemas que a comunidade de Cascavel tem a elencar na busca de soluções podem ter muito em comum com os problemas das demais cidades e estados. Por isso, são feitas as etapas municipal, estadual e nacional, visando à proposição de novas legislações com vistas à solução de problemas comuns à maioria, com vistas ao desenvolvimento urbano", destacou o secretário.

Metodologia do evento
A conferência segue um modelo dinâmico de metodologia. De acordo com a presidente do ConCidade, Marilda Paviani, a etapa municipal é de preparação para as conferências estadual e nacional e tem como objetivo fortalecer e estimular a participação social, contribuindo para o avanço das Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano, que são construídas num espaço democrático de diálogo com a sociedade civil.

"Contamos com palestrantes de renome para abordar as temáticas do evento e ajudar na reflexão e nortear os debates. Amanhã [quarta-feira], além demais palestras, teremos a divisão dos grupos, por quatro diferentes eixos", explicou Marilda.

Os debates serão norteados nos eixos Participação e Controle Social no Sistema de Desenvolvimento Urbano; FNDU (Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano); Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial e Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade. A partir desses eixos serão elencadas propostas locais, estaduais e nacionais, que serão encaminhadas para as etapas seguintes.

Nesta noite os temas estiveram voltados ao “Transporte BRT”, com a palestrante Marta Obelheiro, da Embraq Brasil, de Porto Alegre. Também palestrou o diretor de Registro de Imóveis da Anoreg-PR, de Campo Mourão, João Carlos Kloster. Ele falou sobre “Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade”.

Conferência tem várias etapas
Em Cascavel a comunidade está participando deste evento há semanas. No início de abril foram realizadas, em dois horários para facilitar o acesso do público interessado, audiências públicas voltadas ao tema desta conferência.

Na Conferência Municipal em andamento serão eleitos, também, os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual, que será realizada em Foz do Iguaçu nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2013. Também haverá eleição das entidades para a composição do Conselho Municipal da Cidade para gestão 2014 a 2016.

Confira a programação desta quarta
Nesta quarta-feira (8) o evento continua, com credenciamento às 8 horas, seguido de inscrições para interessados em ser delegados nas próximas etapas.
9 horas - palestra com o assessor do Crea/PR, Valter Fanini, que falará sobre “Mobilidade Urbana”.
9h20 - Palestra – Tema: “Saneamento Ambiental”. Palestrante eng. químico Renato Mayer Bueno - gerente geral da Sanepar de Cascavel.
9h40 - Palestra – Tema: “Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”. Palestrante Silvia Regina Pereira - Professora do Curso de Geografia e do Mestrado em Geografia da Unioeste de Francisco Beltrão.
10h - Intervalo
10h20 - Grupos de discussão
12h- Intervalo para almoço
TARDE
13h30 -Plenária – apresentação das propostas
15h - Eleição do ConCidade de Cascavel
15h - Eleição dos delegados para a Conferência Estadual das Cidades
16h - Plenária – Referendo das eleições.
16h - Encerramento

Toda a metodologia, temática e dados do evento podem ser acessados no Portal do Município de Cascavel. Confira.

24.10.14 Prefeito e secretário conferem melhorias no Parque Tarquínio

24.10.14 2º turno Eleições: Vias estarão fechadas nesse domingo