01.02.13 - 15h44

Aeroporto de Cascavel opera com pista totalmente nova

O aeroporto municipal de Cascavel foi reaberto nesta sexta-feira (1º) com pista totalmente nova. O primeiro pouso de aeronave particular foi registrado às 8 horas, trazendo o prefeito em exercício, Maurício Theodoro, o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Paulo Gorski, e empresários da cidade.

Diversas autoridades acompanharam a chegada dos primeiros aviões particulares, seguidos pelo primeiro pouso comercial, da Trip, que aterrissou às 10h30. A reinauguração oficial da pista será nesta terça-feira (5), às 9 horas, com a presença do governador do Estado, Beto Richa.

Foram 29 dias de intenso trabalho para a pista fosse reaberta. Além dos voos particulares e dos cinco voos comerciais, hoje (1º), o escalão avançado da Presidência da República realizou testes visando à segurança institucional da presidente Dilma Rousseff, que desembarca em Cascavel na segunda-feira (4), quando participará do Show Rural Coopavel 2013. Uma retomada amplamente comemorada.

“Representa muito esta retomada. É um aeroporto com movimentação de 20 mil passageiros ao mês. Isso mostra a potencialidade de Cascavel e do Oeste e Sudoeste do Paraná. Fizemos a ampliação que estava dentro do cronograma e entregamos hoje mais uma obra da administração Edgar Bueno com a parceria do Governo Beto Richa em dia. É mais uma obra que traz muito benefício e desenvolvimento”, avaliou o prefeito em exercício, Maurício Theodoro.

Estrutura reforçada
Em toda a pista foram aplicados durante a ampliação 80 mil toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Com isso, foi quase triplicada a resistência e a estrutura do pavimento, que de 25 toneladas, passa a suportar até 65 toneladas, o que significa uma capacidade PCN de 37 para aeronaves até Boeing 737-700 e o Airbus 320. A Azul sinaliza com a vinda do Embraer 195 para 118 passageiros.

O investimento total na ampliação, desde o início, em 2011, totalizou R$ 8 milhões, sendo R$ 4 milhões do governo do Estado, R$ 1 milhão de emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Sciarra, por meio do Ministério das Cidades, e R$ 3 milhões de contrapartida do Município, com recursos livres. “Agora nós temos um aeroporto de grande porte. Estamos em condições de igualdade com Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu”, avalia Paulo Gorski.

Terminal de Passageiros
O próximo passo agora é licitar o novo terminal de passageiros, que terá 2,5 mil metros quadrados de área construída. A verba já está garantida. São R$ 5 milhões do governo federal e outros R$ 1,6 milhão do governo do Paraná, com contrapartida em terraplanagem de R$ 400 mil pelo Município. “Na quarta-feira [dia 6] iremos a Canoas buscar informações sobre o andamento dos projetos no Quinto Comar”, explicou Maurício Theodoro.
Para os próximos dois anos a expectativa é que a média de passageiros em Cascavel salte dos 20 mil/mês registrado em novembro para 30 mil passageiros/mês.

Trip e Azul
Com a reabertura do aeroporto voltam a operar aviões da Trip e da Azul Linhas Aéreas, sendo sete voos de segunda a sexta-feira, além de voos no fim de semana. Confira aqui atabela de voos.

Veja a matéria em vídeo:

(@video1119@)