17.12.11 - 18h30

Entregue a nova sede da Secretaria de Educação

Download da imagem Download Cadini Foto 1: Sede foi entregue oficialmente hoje

Sede foi entregue oficialmente hoje

Download da imagem Download Cadini Foto 2: Edgar Bueno reafirmou o compromisso com a Educação

Edgar Bueno reafirmou o compromisso com a Educação

Download da imagem Download Cadini Foto 3: Deputado Valdi Rossoni elogiou a administração municipal

Deputado Valdi Rossoni elogiou a administração municipal

Download da imagem Download Cadini Foto 4: Ex-secretários ganham galeria na nova sede

Ex-secretários ganham galeria na nova sede

• Ampliar Foto 1
  • Ampliar Foto 2
  • Ampliar Foto 3
  • Ampliar Foto 4

Uma grande festa marcou, hoje (17), a inauguração da nova sede da Secretaria de Educação de Cascavel. O evento foi realizado em frente ao prédio, localizado na região central da cidade, na esquina das Ruas Erechim com Dom Pedro II. O prefeito Edgar Bueno e o secretário de Educação, Valdecir Nath, recepcionaram diversas autoridades para o ato, dentre elas o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB), o ex-prefeito de Cascavel, Fidelcino Tolentino, e diversos educadores que já passaram pelo cargo de secretários de Educação em Cascavel.

“O Município de Cascavel se destaca em todos os sentidos. É uma cidade que valoriza tecnologia e educação, porque sabemos que a vida das pessoas é transformada por tudo isso. Então nada melhor do que se ter estrutura, professores motivados, pois são eles que encaminham nossas crianças para um futuro melhor. Hoje é um momento de alegria e de gratidão por todos aqueles que nos ajudaram. Espero que essa nova casa ajude a melhorar ainda mais a nossa educação”, destacou o prefeito Edgar Bueno.

A iniciativa foi elogiada pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB). Ele lembrou que começou a vida como professor de matemática, o que lhe deu embasamento sobre a importância da educação. “Além disso, sei do trabalho que o prefeito Edgar [Bueno] está fazendo em favor da educação, como tempo integral, cidade digital e internet nos bairros. A gente chega aqui e a cidade está numa verdadeira revolução e é bom a gente ver isso, principalmente de um amigo”, destacou.

Rossoni parabenizou ainda a cidade por contar com quatro deputados na Alep. “Cascavel é uma cidade que sabe votar. Os cascavelenses estão morando numa das melhores cidades do Paraná. Fico orgulhoso de ver o meu amigo Edgar Bueno à frente desse trabalho”, acrescentou, agradecendo o apoio que tem recebido dos deputados André Bueno (PDT), Adelino Ribeiro (PSL), Paranhos (PSC) e Professor Lemos (PT), no trabalho executado para moralizar o Poder Legislativo.

A nova sede acomoda todos os setores do sistema municipal de ensino, vinculados ao Departamento de Educação e demais setores da secretaria. O novo espaço, com 2.681,06 metros quadrados, conta com sala para os Conselhos Municipais do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e da Alimentação Escolar, e um espaço próprio para o Conselho Municipal de Educação. Há também um miniauditório para 150 pessoas.
O prédio conta ainda com área para depósito de material escolar, bem como para arquivos, assim como estacionamento. O local também contempla acessibilidade, incluindo elevador.

“A estrutura agora condiz com as necessidades da secretaria, que até então estava totalmente dividida em diversos locais. Todos os setores e departamentos agora estão no mesmo espaço, assim como o Conselho Municipal de Educação, que foi criado este ano. São 60 anos da história de Cascavel e, junto a isso, essa grande conquista”, destacou o secretário de Educação, Valdecir Nath.

Galeria dos ex-secretários
Também hoje foi inaugurada a galeria dos educadores que passaram pela Secretaria de Educação ao longo dos últimos 40 anos. As homenagens foram organizadas pela educadora Salete Maria Soares Martins, que nos últimos 25 anos foi secretária da maioria dos secretários de Educação. “É uma emoção grande, uma realização profissional e pessoal esse trabalho”, destacou.

A Secretaria foi criada em 1972. Até então funcionava como um departamento. O primeiro secretário foi empossado em 1973. Paulo David da Costa Marques, que ficou no cargo até o ano de 1974, marcou presença no evento e relembrou os desafios iniciais. “A missão era verificar, inicialmente, toda a estrutura existente, todas as escolas, verificar carências, em termos de móveis e equipamentos e os locais que necessitam de escolas. Fizemos revisão em todas elas. Em menos de dois anos fizemos mais de dez escolas. Foi um tempo muito bom”, destacou.

A homenagem foi enaltecida pelo prefeito. “Todos eles fazem parte da história do Município. Esse é um justo reconhecimento pelos trabalhos prestados em prol do desenvolvimento da cidade e da educação”, disse Edgar Bueno.

Secretários homenageados
Paulo David da Costa Marques - 1973-1974