20.10.10 - 10h41

Prefeitura lança a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica dia 9 de novembro

Download da imagem Download Cadini Foto 1: Equipe da Sefin trabalha na implantação da NFS-e

Equipe da Sefin trabalha na implantação da NFS-e

Download da imagem Download Cadini Foto 2: NFS-e trará modernidade ao Município e ao Contribuinte

NFS-e trará modernidade ao Município e ao Contribuinte

• Ampliar Foto 1
  • Ampliar Foto 2

Um café da manhã seguido de um curso a contadores, contabilistas e funcionários de escritórios de contabilidade de Cascavel marcará, no dia 9 de novembro, o lançamento oficial da NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) na Prefeitura de Cascavel. O evento será realizado no auditório do Paço Municipal, a partir das 8 horas.

A nova ferramenta será disponibilizada aos contribuintes da cidade no início da segunda quinzena de novembro, segundo o coordenador de fiscalização do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), Ivo Zaror. “O cronograma prevê o treinamento aos profissionais da área, que irão representar os contribuintes, bem como um treinamento interno aos servidores do Município nos dias 10 e 11 de novembro. Após, o fisco estará à disposição dos contribuintes para sanar dúvidas sobre o uso do sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica a ser disponibilizada. Nossa expectativa é fazer a Liberação do Sistema de Produção no dia 16 de novembro, quando já será possível fazer o protocolo de adesão à NFS-e”, explica.

A implantação da NFS-e faz parte de um sistema de modernização do setor público municipal, seguindo as tendências já adotadas pelos demais fiscos. Além disso, essa ferramenta atende à necessidade de muitas empresas, que desde 2009 vêm solicitando ao Município a implantação.

De acordo com o secretário de Finanças, Luiz Frare, na primeira fase de implantação, a adesão do contribuinte à NFS-e será voluntária, o que deverá mudar a partir de fevereiro ou março de 2011. Um decreto está sendo elaborado para normatizar a implantação. Será estipulado um calendário de obrigatoriedade de adesão por critérios de faturamento e atividade.

“Tudo está sendo estudado de forma que o contribuinte tenha tempo hábil de se adequar à mudança”, lembra Frare, para quem “a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é de suma importância para o Município, uma vez que trará modernidade, eficiência e controle”, beneficiando também o contribuinte.

Implantação

A NFS-e está sendo implantada na Prefeitura de Cascavel por meio de contrato com a Nota Control Tecnologia Ltda – empresa que venceu o processo licitatório para fornecer o software necessário para a implantação da ferramenta. Atualmente, o processo está em fase de importação de dados que são encaminhados pela Secretaria de Finanças à empresa, de forma a ajustar o sistema. O alinhamento de dados será feito entre os dias 3 e 5 de novembro.

Vantagens da NFS-e

A nova ferramenta trará uma série de benefícios ao Município, com atualizações ágeis, além da possibilidade de efetuar lançamentos de tributos e disponibilizar guias, boletos e livros eletrônicos via internet.

Para o contribuinte, a NFS-e também é importante. Com a mudança - que já ocorre no Estado e em algumas empresas, por determinação legal – haverá redução de custos, devido à aquisição de formulários tipográficos para a emissão de documentos fiscais. Será possível também reduzir custos com aquisição de papel e impressão - o que reduz o impacto ambiental - bem como redução de custo de espaço físico para armazenagem de papel de documentos. Isso melhora a organização empresarial fiscal e simplifica o atendimento, uma vez que o contribuinte pode acompanhar em tempo real o trâmite, evitando as temidas filas e a simplificação das obrigações acessórias para com o fisco municipal.

20.12.14 Cozinha Comunitária: Cerca de 300 pessoas participam de almoço natalino

19.12.14 Aviso de Pauta: Cozinha Comunitária servirá almoço natalino neste sábado

19.12.14 Empossados diretores eleitos de escolas e Cmeis

19.12.14 "Era Uma Vez" encerra as atividades e projeta 2015