18.03.10 - 13h51

Praça Japão é inaugurada na região norte de Cascavel

Em comemoração a imigração japonesa, a Prefeitura de Cascavel inaugurou na manhã de hoje (18) a Praça Japão, localizada no bairro São Cristóvão. A praça tem 816 metros quadrados. O investimento é de cerca de R$ 130 mil, recursos provenientes do Governo Federal e Municipal.

Na inauguração, o prefeito Edgar Bueno comentou sobre a vinda dos japoneses e o centenário da cultura no Brasil. “Quando os japoneses chegaram ao nosso país, foram muito humilhados e discriminados, mas, com sabedoria, eles ajudaram também a desenvolver o Brasil. Hoje, esse povo tem um marca e um grande conhecimento das autoridades brasileiras”.

“A Praça Japão ficou muito boa, aliás, o lugar já está sendo bastante frequentado pela população. Posso dizer que representa um reconhecimento do Brasil, no caso Cascavel, aos imigrantes japoneses que aqui aportaram há 100 anos. No dia 18 de julho, é comemorado os 102 anos da imigração”, destacou o presidente da Colônia Japonesa, Antonio Assakura.

O local foi especialmente decorado com monumentos tipicamente japoneses. O projeto da Praça foi elaborado pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo em parceria com a Colônia Japonesa de Cascavel. “No passado, esse espaço foi invadido, então a Prefeitura retomou a posse do imóvel público. Decidimos fazer essa homenagem para criar um ambiente de visitação e lazer aos moradores da região Norte da cidade”, disse o secretário de Serviços e Obras Públicas, Paulo Gorski.

Na Praça Japão também foram plantadas espécies de árvores e outras plantas de origem nipônica. “Além de contratarmos um arquiteto japonês para a elaboração da praça, optamos por colocar árvores de origem japonesa, principalmente a Cerejeira do Japão, uma das espécies que mais temos na cidade”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Marcon.