05/08/2015 - 16ª Festa do Morango é realizada de 6 a 9 de agosto em Cascavel
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoia a realização da 16ª Festa do Morango. O evento tem início nesta quinta-feira (6) e segue até domingo (9), no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. A festa, promovida pela Associação de Moradores do Maria Luiza, contará com extensa programação, incluindo apresentações artísticas e culturais, mateada, café colonial, com entrada gratuita todos os dias. Confira a programação completa: Quinta-feira (6) - 17 às 22 horas 19 horas – Abertura; apresentação da banda missionária Acorde Celeste; apresentação do grupo de balé e dança em cadeira de rodas do Setor de Paradesporto. Sexta-feira (7) – 14 às 22 horas Tarde da 3ª idade – Momento cultural com Regina Sperança/Cantinho da Leitura 15 horas – Coral da FAG; Reinaldo Produções; Apresentação de Capoeira 16 horas – Cantora Roseli Costa 16h30 – Mila para cantar rap 16h45 – Juninho, sertanejo 17 horas – Anboni Bonã, declamação 17h15 – Alonso, poesia musicalizada 19 às 21 horas – Café Colonial 19 horas – Momento gospel – Igreja Batista Renovada 19h30 – Anglo street dance 20 horas – Banda Abba – Assembleia de Deus Missionária do Avivamento 20h30 – Teatro Grupo Torre Forte – A Igreja que dorme 21 horas – Igreja Presbiteriana Sábado (8) – 9 às 22 horas 14 horas – Casa da Cultura; dança hiphop 14h30 – Musical 15 horas – Teatro 15 às 18 horas – Mateada 16 horas – Colégio Anglo – Street dance 16h30 – Teatro; dança ritmos variados/zumba 18 horas – Projeto Transformar 19 às 20h30 – Escolha da Miss Moranguinho 19h30 – Grupo Adoração 20 às 21 horas – Jonatas Pifrro e banda 21 às 22 horas – Resultado da escolha Miss Moranguinho 22 horas – Josias Domingo (9) – 9 às 22 horas 10 horas – Gravação do Programa Canta Paraná, com Teixeirinha; apresentações de dança gauchesca, com rodeio da Tradição; 14 horas – Declamação 15 horas – Mestrinho 15h30 – Mestrinho e Miguel 16 horas – Dança do ventre 16h15 – Carlos Engel e Alisson Hernnanger 17 horas – Leo Félix 20 horas – Gabriel Veronese; Vanderlei e Julio Cesar; Alisson e Carlos
Carlesso ressalta que Cascavel segue na contramão da crise
04/08/2015 - Carlesso apresenta panorama econômico local em reunião do CGM
Membros do Comitê Gestor Municipal realizaram hoje (4) a 4ª reunião ordinária deste ano, na sala de reuniões do Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. Na ocasião, diversos assuntos foram apresentados, dentre eles: o Almoço “Dia do Taxista”, dados e prêmios da Sala do Empresário, evento Oeste Compra Oeste. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso, apresentou um panorama do cenário econômico nacional e local, ressaltando que Cascavel segue na contramão da crise e continua em construção e expansão. “A cidade continua incentivando a vinda de novos empreendimentos propiciando a geração de postos de trabalho, melhoria de renda e qualidade de vida”. Carlesso também apresentou as estratégias e ações de crescimento integrado, por meio do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) e novos projetos, tais como: quatro novos Parques Industriais, destinados aos pequenos negócios (que são 99% da base da nossa economia); reestruturação do Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busato; nova ala de queimados para o Hospital Universitário, entre outros empreendimentos, divulgando o potencial do Município no cenário estadual, nacional e internacional. “Nós não vamos alimentar a crise, somos otimistas, vamos fomentar os empreendimentos e oferecer novas oportunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável do nosso Município”, destacou. Na ocasião, também foram apresentados dados da Sala do Empresário, do Programa Empresa Fácil, que continua sendo destaque nacional. Em cinco anos de atuação, foram realizados cerca de 20 mil atendimentos, mais de 7.800 empreendedores individuais formalizados e mais de nove mil participantes nas capacitações. “Recebemos recentemente uma caravana, de vários estados brasileiros, que veio conhecer esse projeto exitoso e também as ações do Comitê Gestor Municipal, que é um dos mais atuantes e respeitados no Paraná. Isso nos enche de orgulho e satisfação, em estarmos realizando um bom trabalho, feito por várias mãos”, destacou a coordenadora do CGM, Jaqueline Nascimento Lara. O coordenador do Procon, Pedro Sampaio, também falou sobre a assinatura do Termo de Compromisso do Procon como 23º Parceiro da Sala do Empresário. “É muito importante essa parceria para que possamos prestar aos empresários, orientações e informações e incentivar à criação, pelos fornecedores, de meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços”, destacou. A consultora do Sebrae, Bernardete Silveira Martins, convidou os gestores a participarem do Oeste Compra Oeste, que tem o apoio do Município de Cascavel e do CGM, no dia 18 de agosto de 2015, no Teatro Municipal de Cascavel, com programação a partir das 18 horas. O Programa prioriza as Compras Públicas e Privadas, por meio do poder de compras das instituições regionais.
03/08/2015 - Sala do Empresário abre inscrições para curso de gestão empresarial
O Programa Bom Negócio Paraná, em parceria com a Sala do Empresário e Unioeste, abre inscrições para o Curso de Gestão Empresarial. Com início previsto para o dia 26 de agosto, o curso contará com duas turmas, sendo uma no período da tarde e outra no período da noite. As aulas serão desenvolvidas nas quartas e quintas-feiras. “A novidade este ano é a turma no período da tarde, que oportuniza aos microempreendedores individuais e outros empreendedores que trabalham no período noturno a possibilidade de se capacitarem para a gestão de seus negócios”, ressalta a coordenadora de capacitações da Sala do Empresário, Ana Lúcia Simão. A carga horária total do curso é de 66 horas/aula, tendo duração aproximada de dois meses. Cada aula tem duração de três horas. O curso é totalmente gratuito. Os participantes recebem uma apostila com os conteúdos abordados nas aulas. Durante o curso serão desenvolvidos os seguintes módulos: Empreendedorismo e Projeto de Vida; Gestão de Negócios; Gestão Comercial; Gestão Financeira; Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Além das aulas, os participantes do curso têm direito à consultoria gratuita na empresa. A realização do curso possibilita ainda, aos empreendedores devidamente formalizados, acesso ao crédito com taxa de juros reduzida, via Banco do Empreendedor (após análise de crédito), localizado também na Sala do Empresário. O Programa Bom Negócio Paraná, do governo estadual, visa ao desenvolvimento local dos municípios, disseminando conhecimentos e qualificando em gestão empresarial. Tem como objetivo fortalecer as atividades empreendedoras, induzindo à geração de emprego e renda, estimulando o cooperativismo e o associativismo e a formalização de empresas. As vagas são limitadas e as fichas de inscrição estão disponíveis na Sala do Empresário, localizada na Prefeitura de Cascavel. Mais informações sobre o curso, pelos telefones 3321-2072 ou 3321-2073.
Prefeito destacou a importância do taxista na imagem da cidade
27/07/2015 - Taxistas comemoram data em confraternização
Cerca de 200 pessoas participaram, sábado (25), de um evento de confraternização do Dia do Taxista, realizado no CTG Estância Colorada. A promoção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi realizada com a parceria de concessionária de veículos de Cascavel, sem gastos públicos. Na oportunidade, foi enaltecido o papel do taxista no desenvolvimento da cidade. “O taxista representa o cartão de visitas e a porta de entrada de todas as grandes cidades do mundo”, disse o prefeito Edgar Bueno, ao motivar o grupo e apresentar números e destaques do Município, para aqueles que “vendem” a imagem de suas cidades quando transportam as pessoas que estão de passagem por elas ou até mesmo que residem e que usam desse meio de transporte eventualmente. A doutora em Teorias da Comunicação, Katiuscia Lopes, também falou sobre marketing na atividade, atuando na motivação dos profissionais. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso, o evento, além de confraternizar os profissionais que atuam em Cascavel, teve como objetivo refletir sobre a importância da atividade e apresentar linhas de crédito específicas para troca de veículos via Fomento Paraná. “É um momento importante que oportunizamos para o reencontro entre os amigos de profissão, para valorizar a atividade e para apresentar os benefícios que os taxistas têm, via Banco do Empreendedor, que funciona na Sala do Empresário, na Prefeitura de Cascavel. Lá os taxistas têm acesso facilitado a financiamentos para troca de veículos a juros com taxas atrativas”, detalhou.  
22/07/2015 - Abertas inscrições ao Oeste Compra Oeste
Estão abertas, na Sala do Empresário e no Sebrae, as inscrições aos empreendedores que desejam aderir ao Oeste Compra Oeste. Trata-se de uma ação de incentivo à economia regional, que tem por objetivo agregar valor às atividades econômicas da região, gerando mais riquezas e aumentando a circulação dessas riquezas no território. A proposta será apresentada em Cascavel no dia 18 de agosto, com ampla programação, no Teatro Municipal de Cascavel. Para participar os empreendedores devem se inscrever, gratuitamente, no Site do Sebrae, por meio do link http://app.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do. Outra forma de garantir a presença é confirmando-a até o dia 15 de agosto na Sala do Empresário, localizada na Prefeitura de Cascavel, com a Joyce (3321-2070) ou ainda no Sebrae Cascavel, com a Tatiane (3321-7050). Email: contato@oesteemdesenvolvimento.com.br. A proposta é priorizar as compras na região, o que significa escolher, no que for possível, produtos e serviços comercializados por empresas da região. No evento os participantes conhecerão as oportunidades de mercado com relação às compras públicas e privadas, por meio do poder de compras das instituições regionais. Programação 18h - Recepção 18h30 - Abertura Institucional 19h - Apresentação das Instituições Compradoras 19h40 - Palestra WPF - P4P Christiani Buani 20h20 - Palestra Sebrae: Luiz Mauricio Zanin 21h - Palestra Tribunal de Contas 21h20 - Painel de Debates  
Prefeito destacou a situação econômica de Cascavel
09/07/2015 - Palestra aborda cenário atual da economia no Paraná e no Brasil
O prefeito Edgar Bueno, acompanhado dos secretários municipais Paulo Carlesso (Desenvolvimento Econômico), Geninho Eugenio Rozetti Filho (Antidrogas), do presidente da Câmara, Aldino Gugu Bueno, vereadores, equipe da Semdec, empresários e representantes do Comdec participou, na manhã de hoje (9), de palestra realizada na sala de reuniões do Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. Na ocasião, o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo, apresentou o Panorama do Cenário Atual da Economia Paranaense e Nacional. “É importante compartilhar informações, tenho alguns dados, algumas informações da economia do Paraná, de alguns segmentos da economia industrial, mas também vim para ouvir, até porque Cascavel não é só uma referência na região Oeste, é uma referência estadual. Então, vim compartilhar, buscar informações, ver como está a economia local, como que o empresarial, o industrial está recebendo este momento que está transitando o estado e o país. Esperamos nesta troca de informações contribuir para que o Paraná tenha um desempenho melhor, para que o Brasil consiga superar essa crise e que o dia de amanhã, seja um dia melhor”, destacou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. O encontro foi organizado pelo Comdec (Conselho de Desenvolvimento Econômico), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Convidamos o presidente da Fiep, que com todo o seu conhecimento de todo o cenário estadual e nacional, nos trouxe subsídio para enfrentarmos essa turbulência com a maior tranquilidade possível. O que precisamos são de informações precisas. Não é hora de desespero, pelo contrário, é hora de mantermos a tranquilidade, na condução dos nossos negócios”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso. “Nos reunimos hoje para discutir o futuro do País, o que está acontecendo, e como podemos reagir para enfrentar essas dificuldades que virão aí, geradas pela crise, pela inflação, pelo desemprego. Tenho dito que o município de Cascavel está na contramão da crise, estamos em situação diferenciadas, muitas obras tanto do Poder Público, quanto do Poder Privado em andamento, mas tudo isso vai até um ponto. Espero que quando Cascavel começar a sentir os efeitos da crise, mais fortemente, já estejamos saindo da crise nacional e possamos dar um passo seguro, cada qual contribuindo com seu conhecimento, dando sua colaboração, avaliando na economia nacional por onde começam as deficiência, onde falta evoluir e que resultaram na crise”, frisou o prefeito Edgar Bueno. Edson Campagnolo destacou na palestra, que o que mais chamou a atenção no cenário, foi a dificuldade do Governo Federal em reconhecer a crise. “Houve agora esse reconhecimento, há poucos dias foram anunciadas medidas de aplicação dos recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para cobrir a folha de pagamento de empresas que reduzirão a jornada de trabalho”. O presidente da Fiep ressaltou que em Cascavel se percebe a dinâmica de caminhar juntos, do trabalho em conjunto. “Não adianta o governante se encastelar e ficar dando as coordenadas do gabinete, mas caminhar junto com a população, com a sociedade organizada, como vejo aqui. Existe essa necessidade de interação e é assim que o País tem que trabalhar, não é o que temos observado no modelo nacional”.