15/03/2016 - Comitê Gestor da Lei Geral realiza 1ª reunião de 2016
O Comitê Gestor da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte realizou, hoje (15), a primeira reunião de 2016, na sala de reuniões anexa ao Centro de Convenções e Eventos. O comitê é composto por representantes de secretarias municipais, entidades de classe, sindicatos, poder legislativo, faculdades, instituições financeiras, cooperativas de crédito, Núcleo Regional de Educação, núcleos industriais, Sebrae, IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Fundetec. Nesse 1º encontro ordinário, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso, deu as boas vindas aos gestores e destacou a classificação do Município de Cascavel no IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O grupo também discutiu as ações que devem ser realizadas pelo Município dentro do Programa de capacitação, que visa potencializar a educação empreendedora. Um dos eventos apresentados foi o 1º Encontro Municipal dos Microempreendedores Individuais de Cascavel, que será realizado no dia 29 de março, no anfiteatro Emir Sfair. O consultor do Sebrae Regional Oeste, Adir Mattioni, explanou sobre a forma de atuação do Sebrae para o ano de 2016, junto ao Programa Empresa Fácil/Sala do Empresário e apresentou o consultor credenciado do Sebrae, que atuará junto ao Município, Valtemar Sartorelhi. Na oportunidade, Valtemar apresentou o resultado do diagnóstico final de implementação da Lei Geral no ano de 2015. A consultora do Sebrae, Janete Felippe, apresentou os números relacionados ao mercado de compras para Cascavel e região e enfatizou a importância da adesão do Escritório Compra Cascavel. A implantação do Programa no Município será retomada neste ano.
10/03/2016 - Prefeito Empreendedor: Projeto é apresentado à equipe do Sebrae
O prefeito Edgar Bueno e representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Assistência Social e da Fundetec realizaram, hoje (10) uma apresentação do Projeto Empreender é Fácil ao Comitê de avaliação do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. O programa integra várias áreas que desenvolvem atividades voltadas ao pequeno negócio. Economia solidária, projetos voltados ao pequeno produtor rural, cursos ofertados pela Agrotec e incubadoras da Fundetec, parques industriais, investimentos futuros (Ceasa, novo centro de convenções, Citvel II e III, centro logístico, Ecoparque Digital), implantação de software para ingressar definitivamente na RedeSim; foram tópicos apresentados aos representantes do Sebrae, Flávio Locatelli Junior e Olga Tschá. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso, apresentou a evolução do Programa Empresa Fácil, implantado em 2010, com o objetivo de formalizar 3.000 empresas que atuavam na informalidade. “Agora já são 8.989 CNPJ emitidos, duas Salas do Empresário, uma na Prefeitura e outra na região Norte”. Cases de sucesso também foram apresentados no evento, realizado na sala de reuniões do Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, na presença de secretários municipais, representantes de entidades comerciais, empresários e representantes do Sebrae. Ao final, o prefeito assinou e entregou o projeto ao Flávio Locatelli Junior, que integra o comitê de avaliação. Cascavel concorre ao prêmio, na etapa estadual, que será realizada no mês de abril em Curitiba. “Este é um prêmio sério, do qual tenho orgulho em participar e em ter conquistado o estadual em 2011 e o nacional em 2012. Mais importante que o prêmio é ver o quanto nosso programa Empresa Fácil evoluiu, auxiliando pequenos empreendedores individuais a ter sua empresa e crescer, gerando emprego e renda na cidade”, destacou o prefeito Edgar Bueno. Além de contar com a desburocratização para formalização, os microempreendedores individuais que buscam a Sala do Empresário contam com assessoria contábil gratuita, capacitações, crédito facilitado e outros benefícios. “Realmente são muitas coisas que integram este Projeto Empreender é Fácil, que nem estão no papel. Parabenizo a todos por participar deste momento. O prêmio do Sebrae é realmente muito sério e conta com 60 julgadores, que avaliam minuciosamente cada projeto”, frisou o avaliador do Sebrae, Flávio Locatelli Junior.
03/03/2016 - Cascavel é classificada para a fase estadual do Prefeito Empreendedor
A consultora do Sebrae, Olga Tschá, entregou hoje (3) ao prefeito Edgar Bueno a carta de comunicado oficial sobre a classificação de Cascavel para o Prêmio Prefeito Empreendedor fase estadual. Cascavel está concorrendo na categoria Desburocratização e Simplificação com o projeto “Empreender é Fácil”. A etapa final será realizada no dia 4 de abril, em Curitiba. Uma reunião foi realizada, nesta tarde, no gabinete para definir detalhes da apresentação das ações ao comitê de avaliação, que estará na cidade no dia 10 de março, às 14 horas, na sala de reuniões. Participaram, na ocasião, os secretários Paulo Carlesso (Desenvolvimento Econômico), Alisson Ramos da Luz (Administração/ Comunicação), Micheline Bueno (Governo), o diretor da Semdec, Aparecido José Dias e a Sandra da Costa Silva. O prêmio é concedido aos gestores municipais que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo à criação e desenvolvimento dos pequenos negócios e à modernização da gestão pública. Cascavel já conquistou o Prêmio Prefeito Empreendedor fase estadual em 2011 e fase nacional em 2012. “Nós estamos apresentando os avanços do Programa, que agora conta com uma nova sala na região Norte, facilitando o acesso dos empreendedores à formalização. Além disso, os microempreendedores individuais, atendidos pela Sala do Empresário, já apresentam avanços em seus negócios, micro e pequenas empresas. Isso representa um grande avanço, um importante desenvolvimento econômico para a cidade, gerando mais emprego e renda”, disse o prefeito Edgar Bueno. Empreender é Fácil O projeto apresenta as ações e resultados do Empresa Fácil, por meio da Sala do Empresário. O Programa foi implantado em 2010, com o objetivo de formalizar 3.000 empresas que atuavam na informalidade. Atualmente, a Sala do Empresário contabiliza 8.927 CNPJ emitidos. Além de contar com a desburocratização para formalização, os microempreendedores individuais que buscam a Sala do Empresário contam com assessoria contábil gratuita, capacitações, crédito facilitado e outros benefícios. No dia 29 de março, às 19 horas, no Anfiteatro Emir Sfair, a Semdec realizará o 1º Encontro Municipal do Microempreendedor Individual de Cascavel, com a participação de 500 empreendedores formalizados pelo Programa.