Reunião ocorreu hoje, em sala anexa ao Centro de Eventos
26/06/2014 - CGM realiza 4ª reunião ordinária e apresenta os novos gestores
O CGM (Comitê Gestor da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) realizou hoje (26) a quarta reunião ordinária deste ano, na sala de reuniões anexa ao Centro de Convenções e Eventos, com a participação de 26 gestores. Na abertura dos trabalhos a coordenadora do Comitê e diretora de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Nascimento Lara, fez a leitura do Decreto Nº 11.856 de 16 de junho de 2014, que nomeia Membros do Comitê Gestor Municipal estabelecido na Lei Complementar Municipal Nº 63, de 2009 – Lei Geral da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O prazo do mandato dos conselheiros será de dois anos e não perceberão qualquer forma de remuneração por sua participação no presente conselho. Na sequência fez uma análise positiva do Lançamento do Plano de Ação com Palestra na Acic, que ocorreu no dia 21 de maio e contou com a participação de cerca de 200 pessoas. E ainda, apresentou o relatório do Programa Empresa Fácil, destacando que Cascavel ocupa o quarto lugar no ranking de Formalização no Paraná com mais de 6.500 empreendedores formalizados e mais de 7 mil pessoas capacitadas, desde 2009. Destacou também a participação dos parceiros do Programa e do CGM no apoio à Sala do Empresário. O Consultor Regional do Sebrae/PR Adir Mattioni, apresentou a Escola de Desenvolvimento de Líderes, que terá o Módulo I nos dias 09 e 10 de julho e abriu duas novas vagas para os gestores que tiverem interesse em participar. A consultora do Sebrae, Janete Felippe, apresentou a situação das Ações do Sigeor (Sistema de Gestão Orientada para Resultados) e foram dados os devidos encaminhamentos para as ações. Foram apresentados os resultados e melhorias com relação à Gestão de Pessoas e Emissão de Alvarás de Licença Sanitária pela Diretora da Visa (Vigilância Sanitária) e gestora do CGM Rosângela Favarin, onde constatou-se um aumento da produtividade no quadrimestre de 2014 de 51% em relação a 2013. O número de fiscais passou de 20 para 25 pessoas, com a expectativa de ter 30 fiscais até o final de 2014.  
Capacitações serão realizadas em junho e julho
18/06/2014 - Sala do Empresário abre inscrições para workshop e telessalas
O Programa Empresa Fácil em parceria com o Sebrae e com o Sicoob, está promovendo capacitações para empresários inscritos na Sala do Empresário. Workshop e telessalas estão programados para os meses de junho e julho. Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas. Para informações e inscrições basta ligar na Sala do Empresário, pelo telefone 3321-2073 e falar com Ana Lúcia. Workshop Sei Planejar A capacitação será realizada no dia 26 de junho, às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Cascavel. O workshop abordará os temas: O que é Planejar; Para que Planejar; Quando Planejar; Planejamento orientado para resultados; Visão Sistêmica; Planejamento como processo dinâmico e contínuo. O objetivo desta capacitação é a compreensão da importância dos elementos que envolvem o processo de Planejamento da atividade empreendedora, para assegurar os melhores resultados que atendam expectativas e metas; conscientizar o Empreendedor de que o Planejamento de ações de forma ordenada e articulada contribui para o aumento das vendas de seus produtos e serviços, com qualidade e preços atrativos; dominar o processo de organização do seu negócio; e aplicar as ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho do empreendimento, com aumento de competitividade de maneira sustentável. Telessalas Boas Vendas O curso, que terá início no dia 8 de julho, será realizado das 19 horas às 22h30, na Sala de Capacitações no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. A capacitação tem duração de seis dias (8, 10, 15, 17, 22 e 24 de julho), os inscritos deverão participar todos os dias. Serão abordados os seguintes temas: O meu negócio; O ponto comercial; Comprar bem para vender bem; A definição do preço de vendas; Como formar um time de vendas vencedor; O atendimento no varejo; O cliente fiel; A concorrência e você; A divulgação do seu negócio; Fazendo aparecer o lucro.  
Reunião foi realizada ontem na Semdec
13/06/2014 - Comdec realiza 3ª reunião ordinária do ano
O Comdec (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) realizou, ontem (12), a 3ª reunião ordinária do ano. O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Fabian, conselheiros, servidores da Semdec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), representantes de núcleos industriais, empresários, representantes de entidades de classe e vereadores. Na oportunidade, foi empossada a nova mesa diretora do conselho, que tem como presidente o empresário do Núcleo Industrial João Batista Cunha (Jaborá), Mauricio Deuner, vice-presidente o secretário Luciano Fabian, primeiro secretário Gentil Inácio Fernandes e segundo secretário Antonio Bordini Junior. Em seu discurso de término de mandato, o empresário Pedro Pegoraro fez um agradecimento a todos os conselheiros, ao secretário Fabian e a equipe da Semdec, pelo apoio recebido nestes dois anos e se colocou a disposição do conselho para continuar contribuindo com ações que venham ao encontro das necessidades da classe empresarial. Na sequência, o empresário foi homenageado com uma placa e um certificado de agradecimento pelos serviços prestados nos dois anos como presidente do Comdec. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Fabian, agradeceu a toda a diretoria anterior pelo desprendimento com que participaram do Conselho e desejou sucesso a nova diretoria e também colocou a equipe da Semdec a disposição. Na ocasião, também apresentou os números do Programa Empresa Fácil, que até o dia 9 de junho realizou 10.957 atendimentos e emitiu 6.243 CNPJs. O Banco do Empreendedor realizou 392 atendimentos, com 62 financiamentos liberados num valor de R$ 1.096.028,77. “Cascavel se consolida cada vez mais como uma metrópole e continua sendo destaque nacional como a Revista Exame de abril que colocou Cascavel entre as 34 cidades do Brasil para se investir em negócios e o Indice Firjan 2014, demonstrou que Cascavel continua em crescente desenvolvimento, uma vez que ocupa o 68° no Brasil e o 6º no Paraná. O trabalho que desenvolvemos tem contribuído muito para todos esses resultados”, destacou Fabian. Encerrando a reunião, o presidente Mauricio Deuner, agradeceu a confiança depositada. “Espero contar com apoio de todos para que as ações do conselho tenham sua sequência. A participação de todos é muito importante, principalmente com sugestões visando a melhorias e benefícios para a classe empreendedora”, disse.  
Reunião foi realizada hoje, na sala anexa ao Centro de Eventos
10/06/2014 - Conselheiros tiram dúvidas sobre utilização de recursos do Fumtur
Nesta terça-feira (10), no miniauditório do Centro de Convenções e Eventos, foi realizada a reunião ordinária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Márcio Fabian, e o presidente do Comtur, Samoel de Mattos Júnior, abriram os trabalhos agradecendo a presença dos conselheiros e falando sobre a importância da participação na reunião do secretário de Administração e de Comunicação, Alisson Ramos da Luz. Atendendo a uma solicitação do Comtur, o secretário de Administração explanou sobre os procedimentos necessários e mais adequados com relação à utilização de recursos do Fumtur (Fundo Municipal de Turismo), que foi instituído na Lei nº 5.615/10. Alisson Ramos da Luz lembrou que o conselho é o órgão responsável por decidir o que será feito com o recurso do Fumtur, mas em consonância com os outros dispositivos legais sempre lembrando que haverá uma prestação de contas. Luciano Márcio Fabian disse que é de fundamental importância este aprendizado, para que nas futuras solicitações de apoio, o conselho aprove com conhecimento detalhado dos processos administrativos e sempre com embasamento legal. Outros assuntos também foram tratados durante a reunião de hoje como, a solicitação de apoio ao Sindicato dos Hotéis Bares Restaurantes e Similares, relatório do projeto realizado pelo Sebrae e intitulado Turista Oculto, ações em andamento da Governança de Turismo de Negócios e Eventos de Cascavel, também do Sebrae e relatórios de atividades realizadas no Festival de Turismo da Cataratas 2014.  
Índice superior a 0.8 é considerado alto desenvolvimento
03/06/2014 - Cascavel é apontada como cidade em alto desenvolvimento pelo Firjan
Cascavel é uma cidade em constante desenvolvimento, é o que revela a 6ª edição do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), divulgada nesta segunda-feira (2). Cascavel apresentou índice de 0.8491, que representa, pelo Firjan, alto desenvolvimento. O Brasil apresentou índice de 0,7320, considerado desenvolvimento moderado. O índice desta edição tem como base dados de 2011, que avaliam a geração de emprego e renda, educação e saúde, colocando Cascavel em 6º lugar no Paraná – ficando à frente de 393 municípios do estado - e em 68º lugar no Brasil. Na área da Educação, a cidade alcançou 0.8040; na área da Saúde 0.9114 e na área de Emprego e Renda 0.8317. Cascavel tem sido constantemente destacada em cenário nacional e regional, já foi classificada como uma das cidades de maior crescimento e geração de emprego no País, polo regional do agronegócio, de serviços de saúde e do ensino superior. Também foi classificada como uma das 20 metrópoles do futuro, uma das melhores cidades do Brasil para se fazer carreira, apontada pelo Firjan como uma das melhores em administração do dinheiro público. No ano passado, alcançou o 4º lugar no Paraná no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Recentemente também foi avaliada como a 34ª melhor cidade do Brasil para se investir. “Todo investimento feito nesta cidade gera esses resultados. Na área de emprego e renda, por exemplo, o Município conta com o Programa Empresa Fácil que já formalizou mais de seis mil empresas, gerando mais emprego e renda. Temos também os parques industriais como incentivo à instalação de indústrias. Na área da saúde temos realizados importantes investimentos, contratando mais médicos, construíndo novas unidades de saúde, desenvolvendo ações que tornam a saúde mais humanizada e resolutiva. Na educação, construímos novas escolas e Cmeis, distribuímos uniformes a todos os alunos da rede municipal, agora estamos investindo em tecnologia, a merenda dos alunos é também de boa qualidade e elaborada por nutricionistas. Tudo isso reflete em mais qualidade de vida aos cidadãos cascavelenses”, destacou o prefeito Edgar Bueno. IFDM O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é um estudo do Sistema Firjan que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento. Comparativo 2005 – 2011 Confira abaixo o comparativo do IFDM de 2005 a 2011, em Cascavel. - 2005 (0.7920) - 2006 (0.8048) - 2007 (0.8035) - 2008 (0.8067) - 2009 (0.8189) - 2010 (0.8314) - 2011 (0.8491)  
Evento reuniu líderes políticos e empresários na noite de ontem
22/05/2014 - Dia da Indústria: prefeito prestigia evento da Fiep
O prefeito Edgar Bueno prestigiou, na noite de ontem (21), o evento realizado pela Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) no salão do Tuiuti, como parte das comemorações da Semana da Indústria. Na presença do presidente da entidade, Edson Campagnolo, a noite foi de debates e homenagens. A família do ex-presidente da Acic, Pedro Luiz Boaretto (in memorian) recebeu as homenagens em comemoração ao Dia da Indústria, que é lembrado em 25 de maio. Em seu discurso, o prefeito enfatizou a luta do empresário à frente da entidade. “O Boaretto foi um batalhador das grandes bandeiras da Acic e merece todo o nosso reconhecimento. Faleceu ainda em 1998, quando estava na presidência da Acic, mas deixou um legado que deve ser seguido por todos. Ele é, sem dúvida, parte da história de conquistas desta nossa metrópole, que com apenas 62 anos já é a 34ª melhor cidade do Brasil para se viver e se investir. Cascavel caminha a passos largos, gerando empregos, se destacando, sem perder a qualidade de vida. Isso é uma conquista de todos nós”, enfatizou Edgar Bueno. A Semana da Indústria está sendo realizada em todas as regiões do Estado. A Fiep reúne os principais líderes industriais e empresários para levantar as prioridades para o desenvolvimento do setor produtivo em âmbito regional, estadual e nacional. As contribuições servirão de base para a elaboração de um caderno de prioridades para o setor no Estado. Dia da Indústria O Dia da Indústria é comemorado no dia 25 de maio. Em Cascavel, desde 2011 até a presente data, foram inscritas 693 empresas do ramo industrial, gerando 2.641 empregos diretos. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece espaço para as indústrias se instalarem, atualmente contamos com 10 parques industriais que disponibilizam espaço, por um preço simbólico, como um incentivo ao desenvolvimento industrial. Nesta data comemorativa, nada melhor que parabenizar esses empresários que investem aqui, contribuindo com o desenvolvimento, a economia e destaque da nossa cidade”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Fabian.  
Empreendedores podem financiar de R$ 300 a R$ 3 milhões
22/05/2014 - Unidade Móvel da Fomento Paraná divulga linhas de crédito
Durante todo o dia de hoje (22), uma unidade móvel da Fomento Paraná esteve em frente ao Paço Municipal, para divulgação de linhas de crédito oferecidas para empresas de pequeno, médio e grande porte. Em Cascavel, os financiamentos são feitos por meio do Banco do Empreendedor, anexo ao Centro de Convenções e Eventos. Três agentes de crédito ficaram à disposição da população para esclarecimento de dúvidas sobre os financiamentos. De acordo com a agente de crédito Sandra da Costa Silva, muitas pessoas não sabem da oferta de crédito e por isso ainda permanecem na informalidade, não expandindo seu negócio. Podem se beneficiar empreendedores formais e informais, nos ramos comercial, industrial e de serviços, que necessitam de crédito para melhorias ou ampliação de suas atividades. Podem ser financiados máquinas e equipamentos, construções, ampliações, reformas ou modernização de empreendimentos, veículos utilitários e também capital de giro associados ao investimento principal. As linhas de crédito da Fomento Paraná oferecem financiamentos entre R$ 300 e R$ 3 milhões com taxas de juros subsidiados, que atendem desde empreendedores informais e microempreendedores individuais (MEI) até pequenas e médias empresas. Também oferece uma linha de crédito especial para taxistas que tem por objetivo facilitar a renovação da frota de táxis, com financiamentos em até 60 meses, com carência de seis meses para pagamento de veículos até R$ 50 mil. O pagamento do financiamento é mensal, em alguns casos os juros são cobrados ao final de cada trimestre, a cobrança é feita por meio do envio de boletos bancários, que podem ser impressos no site da Fomento Paraná. Desde agosto do ano passado até agora, foram liberados mais de R$ 1 milhão em crédito aos empresários. Somente na data de hoje, a unidade móvel atendeu cerca de 30 pessoas, esclarecendo dúvidas e abrindo caminhos para novos investimentos. Para conhecer mais sobre as linhas de créditos disponíveis e sobre os benefícios aos empreendedores, basta se dirigir até o Banco do Empreendedor – anexo ao Centro de Convenções e Eventos, ou ainda à Sala do Empresário – no térreo do Paço Municipal.