24/09/2015 - Empresa Fácil é apresentado em Congresso Latino Americano
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso, participou nesta manhã (24) do Painel de Debates do 2º Congresso Latino Americano das Micro e Pequenas Empresas, com os temas Acesso ao Crédito; Desburocratização; Conscientização Empresarial Participativa. O evento – organizado pela Amic, Conampe e Fampepar – teve início hoje (24) e segue até amanhã (25), no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. Durante o Painel de Debates: Desburocratização, Garantias e Acesso ao Crédito, o secretário Paulo Carlesso apresentou o case de sucesso do Programa Empresa Fácil de Cascavel, que por meio da Sala do Empresário já formalizou 8.217 microempresas individuais. “O Brasil, o mundo, descobriu a importância do empreendedor individual, do micro e pequeno empresário. Cascavel tem feito a diferença em cinco anos de existência da Sala do Empresário, porque entendeu desde o princípio que todo negócio tem seu início no microempreendedor individual. Cascavel tem se preocupado não somente com a formalização, mas também com a assessoria a esse empreendedor, para que ele possa na sequência promover a evolução de sua empresa. Esse assessoramento, aqui em Cascavel, entendemos como uma política pública”. O evento continua nesta tarde e amanhã, com palestras, painéis de debates. Vários estandes também estão disponíveis para visitação, dentre eles o da Fundetec e o do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Confira a programação completa.
14/09/2015 - Sala do Empresário realiza workshop e palestra
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Sala do Empresário, realiza nesta semana o Workshop Formação de Preços e a palestra “Empreendedores Individuais – direitos e deveres. As capacitações são gratuitas e voltadas a empreendedores de Cascavel. As vagas são limitadas. Mais informações e inscrições pelo telefone 3321-2072, ou pelo e-mail empresafacil@cascavel.pr.gov.br. Mais informações sobre os eventos: Workshop Formação de Preços Data: 14 e 21 de setembro Horário: 19 horas Local: Sala de treinamentos – Prefeitura de Cascavel Instrutores: Marcelo Honório – economia, consultor do Programa Bom negócio Paraná e da Voga economistas e consultores de empresa. Profª Dra. Maria da Piedade Araújo - do curso de ciências econômicas da Unioeste; coordenadora do Núcleo de Pesquisas Avançadas em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas; líder do Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada GPEA. Conteúdos: Princípios básicos para formação de preço com enfoque no posicionamento de mercado, custos fixos e variáveis e tributação. Cálculos práticos usando planilha eletrônica, com dados fictícios e reais. Palestra Empreendedores Individuais – direitos e deveres Data: 15 de setembro Horário: 19 horas Local: Auditório – Prefeitura de Cascavel Palestrantes: Sócrates Alves Reis – contador e administrador; gerente da Sala do Empresário. Janete Weschenfelder – contadora e agente de desenvolvimento; coordenadora da Sala do Empresário. Ana Lúcia Simão – administradora; coordenadora de capacitações no Programa Empresa Fácil. Conteúdo: Explanação sobre o Programa Empresa Fácil; o que é o EI – Empreendedor Individual; a importância do Alvará de Licença; contribuição com a Previdência Social; contribuição sindical; direitos e deveres dos EIs, declaração de imposto de renda – PJ; emissão de NF; Inscrição Estadual; linhas de crédito; desvínculo do Programa Empresa Fácil; microempresas e empresas de pequeno porte.