19/09/2016 - Sala do Empresário divulga agenda de curso para o mês de outubro
O Programa Empresa Fácil, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Sala do Empresário oferece mensalmente diversas capacitações. Os cursos agendados para o mês de outubro já estão com inscrições abertas. No dia 4, será realizada a palestra “A magia do atendimento”, oferecida pela Unicesumar. A capacitação será realizada na sala de reuniões da Prefeitura, a partir das 19 horas. Podem participar microempreendedores individuais, funcionários, trabalhadores de empresas de outros portes e funcionários públicos. Quando se trata de atendimento ao cliente, o efeito dominó sobre a imagem da empresa é devastador, o aprimoramento no atendimento torna-se fundamental para o fortalecimento, o crescimento e a manutenção das empresas no mercado. No dia 11 de outubro, será realizada a palestra “Gerenciamento do estresse e relacionamentos saudáveis”, oferecida pelo Sesi/Senai. A capacitação será realizada na sala de reuniões da Prefeitura, a partir das 19 horas. Podem participar microempreendedores individuais, funcionários, trabalhadores de empresas de outros portes e funcionários públicos. A palestra tem por objetivo promover a reflexão sobre a agitação do dia a dia, que exige vigilância constante no modo de agir. Pessoas estressadas produzem menos e estão mais sujeitas a distrações e acidentes, por isso é necessário saber o que causa e como combater o estresse, cuidando da saúde, adquirindo ganho substancial na satisfação pessoal e crescimento profissional. No dia 14 de outubro terá início a 22ª turma do Curso de Gestão do Programa Bom Negócio Paraná, oferecido pela Unioeste. O curso terá duração de dois meses. As aulas serão realizadas duas vezes por semana, às 19 horas, na Unioeste. Podem participar microempreendedores individuais, funcionários, trabalhadores de empresas de outros portes. Serão abordados os seguintes módulos: Empreendedorismo e Projeto de Vida, Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica. As capacitações são gratuitas. As inscrições podem ser realizadas na Sala do Empresário, localizada na Prefeitura de Cascavel, ou pelos telefones 3321-2070 e 3321-2072.
09/08/2016 - Sala do Empresário realiza palestras sobre coaching e mídia digital
A Sala do Empresário, por meio do Programa Empresa Fácil, ofertará neste mês de agosto duas palestras gratuitas aos MEIs (Microempreendedores Individuais) formalizados pelo Programa e público interessado nos temas. No dia 16 de agosto, será realizada a palestra “Coach para todos – um treinador que prepara você para a conquista dos seus sonhos”. O evento terá início às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Cascavel. Uma palestra motivacional que mostrará a importância de um objetivo na vida. O que é coaching e como um profissional pode ajudar a descobrir potenciais e fazer com que você acredite em você mesmo? As atitudes podem melhorar seu negócio? Isso e muito mais será apresentado no evento. No dia 22 de agosto será realizada a palestra “Como divulgar sua loja nas redes sociais”. O evento terá início também às 19 horas, na sala de reuniões do 3º piso da Prefeitura. A internet tem revolucionado o relacionamento entre marca e consumidor. As empresas devem acompanhar e estarem preparadas para atender o público no meio digital. Os empreendedores têm nas redes sociais uma grande oportunidade para alavancar seus negócios. As inscrições para os dois eventos já estão abertas e podem ser realizadas pelos telefones 3321-2072 e 3321-2073. Outros cursos Todos os meses a Sala do Empresário oferece cursos e palestras gratuitos aos microempreendedores. Confira a programação no site www.cascavel.pr.gov.br/empresafacil.
14/07/2016 - Palestra do Comitê Gestor Municipal aborda garantias de crédito
O Comitê Gestor Municipal de Cascavel se reuniu, na manhã de hoje (14), na sala de reuniões do Centro de Convenções e Eventos. Na ocasião, foram debatidos assuntos sobre Sociedade Garantidora de Crédito, que são sociedades de caráter privado com a finalidade de complementar garantias exigidas aos associados nas operações de crédito junto ao sistema financeiro. Essas instituições têm por objetivo facilitar o acesso ao crédito às empresas; a redução do custo financeiro (taxas de juros mais baratas); oferecer orientação, consultoria e acompanhamento; por meio de parcerias com o Sebrae, ACEs e instituições financeiras. O palestrante, gestor administrativo e comercial da Garantioeste, Marco Vianey Rothe, informou que na região Oeste, a empresa atua fornecendo garantias de crédito e fazendo o papel de aproximar as empresas dos agentes financeiros, sejam elas bancos ou cooperativas de crédito e orientando quanto à obtenção dos recursos financeiros. Oferece linhas de crédito de curto e longo prazo - capital de giro, cartão BNDES, investimento misto e investimento puro; é conveniada a instituições como: BRDE, Sicoob, Fomento Paraná, Sicredi e Caixa Econômica Federal. A Garantioeste atende 50 Municípios da região Oeste sendo: microrregião de Cascavel, com 18 municípios; microrregião de Toledo, com 21 municípios e microrregião de Foz do Iguaçu, com 11 municípios. Quem tiver interesse em conhecer mais sobre os benefícios oferecidos pela Garantioeste pode procurar o escritório em Cascavel localizado na Acic, Rua Pernambuco, 1802 – Centro ou pelo telefone (45) 3321-1400. Na ocasião, também foram apresentados dados da Sala do Empresário, do Programa Empresa Fácil. Em seis anos de atuação, foram realizados cerca de 29 mil atendimentos, mais de 9.500 empreendedores individuais formalizados e mais de doze mil participantes nas capacitações.
09/06/2016 - 6º Seminário de Desafios do Crescimento é realizado em Cascavel
Cascavel será sede da 6ª edição do Seminário Desafios do Crescimento, promovido pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Cascavel. O evento é gratuito e está marcado para o dia 15 de junho, com início às 19 horas, no anfiteatro Emir Sfair. As inscrições podem ser feitas até amanhã (10), na Sala do Empresário, pelos telefones 3321-2072 ou 3321-2073, ou ainda pela Central de Atendimento do Sebrae – 0800 570 0800. As vagas são limitadas a dois participantes por CNPJ (empresário, mais um funcionário ou sócio). No seminário, os participantes poderão assistir a duas palestras com especialistas e na sequência um talk-show com um case de sucesso empresarial de Cascavel. A primeira palestra, intitulada “Tendências Emergentes Aplicadas aos Negócios” será com a consultora, jornalista e pesquisadora de comportamento e tendências, Sabina Deweik. Na sequência, o publicitário e professor de marketing e inovação, Luiz Eduardo Serafim, fala sobre “Inovação traduzida na prática para pequenas empresas”. De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz, o evento é uma oportunidade para o empresário em tempos de recessão econômica. “O momento da economia pede cautela e diferenciação no mercado. Para as micro e pequenas empresas, que representam 99% dos empreendimentos formais, a competitividade é que vai definir o crescimento do negócio e ele só se torna competitivo com gestores bem preparados”, assinala. “Com a velocidade instantânea da informação, somada a clientes mais exigentes e à concorrência de mercado, o empresário precisa estar bem embasado para tomar decisões rápidas no dia a dia da empresa. Caso contrário, está mais sujeito ao erro. Desta forma, é necessária atualização e capacitação constante para que se possam buscar novas ideias de desenvolvimento para as empresas”, reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso.
06/06/2016 - Palestra aborda cenário da economia do Paraná e do Brasil
O CGM (Comitê Gestor Municipal) de Cascavel realiza nesta terça-feira, às 8 horas, a palestra “Panorama do Cenário Atual da Economia Paranaense e Nacional”, com o professor da Unioeste, de Toledo, Jandir Ferrera de Lima. O encontro será realizado na sala de reuniões do Centro de Convenções e Eventos e reunirá membros de conselhos municipais, empresários, representantes de sindicatos e demais convidados. O objetivo é informar o público sobre a real situação econômica que vem sendo enfrentada, para embasar os trabalhos realizados na esfera empresarial. Microempreendedores individuais, empresários e representantes de entidades que desejam participar da palestra podem confirmar presença pelo telefone 3902-1358. A participação é gratuita. Sobre o palestrante Jandir Ferrera de Lima é professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Mestrado e Doutorado - e do curso de Ciências Econômicas da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Toledo). É doutor em desenvolvimento regional (Ph.D.) pela Université du Québec à Chicoutimi (UQAC)/Canada, mestre em economia pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Unicruz (Universidade de Cruz Alta). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pesquisador do Centre de Recherche sur le Développement Territorial (CRDT) / Canadá - www.crdt.ca - e de vários outros órgãos nacionais e internacionais - atua na área de Desenvolvimento regional, economia regional, geoeconomia e planejamento urbano e regional.