Secretário e diretora explanaram sobre o programa
17/03/2014 - Equipe de Mamborê conhece o Programa Empresa Fácil
Representantes do Município de Mamborê visitaram hoje (17) a Sala do Empresário da Prefeitura de Cascavel. O objetivo foi conhecer o Programa Empresa Fácil, que é desenvolvido em Cascavel desde 2010, com objetivo de incentivar a legalização de negócios informais e facilitar a abertura de novas empresas. O agente de Desenvolvimento de Mamborê, José Aparecido Januário, o encarregado da Divisão de Receitas Clodoaldo Cesar Mori e a diretora de Emprego e Renda, Thalita Mariani Senhorini, foram recepcionados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Fabian, e pela diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Nascimento Lara, que detalhou a implantação do programa em Cascavel. O programa oferece palestras, assessoria contábil e cursos gratuitos para os empresários nas áreas administrativa, financeira, empreendedorismo e marketing, além da facilitação para formalização e créditos. De acordo com Clodoaldo Mori, é de extrema importância para o desenvolvimento do Município. “É uma tática inteligente para buscar mais experiência e melhorar o contato dos empresários e o Município”, grifou. Na Sala do Empresário os visitantes foram recebidos pelo gerente da Sala do Empresário, Sócrates Alves dos Reis, e pela agente de desenvolvimento e contadora da Sala do Empresário, Janete Weschenfelder.  São parceiros do Programa Empresa Fácil,a Acic, Amic, Caixa Econômica Federal, CDL, Correios, CRC/PR, Fiep, Sesi, Senai, Junta Comercial do Paraná, Sebrae, Sindicato Rural Patronal, Fecomércio, Sesc, Senac, Sicoob, Sincovel, Sindilojas, Unioeste e Unipar. 
13/03/2014 - Cascavel participa do 20° Salão Paranaense de Turismo
Membros do Comtur e servidores da Semdec representarão Cascavel, no 20º Salão Paranaense de Turismo, que será realizado nos dias 14 e 15 de março, em Curitiba. Os representantes cascavelenses participarão de palestras, visitarão a Feira de Negócios e a 10ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. O objetivo é buscar mais informações, divulgar Cascavel como destino turístico de negócios e eventos e fixar a marca Conheça Cascavel, por meio de divulgação de material que os membros do Conselho Municipal de Turismo e servidores do Departamento de Eventos e Turismo da Semdec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) distribuirão aos expositores. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Fabian, destaca a importância da participação dos membros do Comtur e servidores da Semdec neste evento. ”Este é um dos principais eventos do turismo no Brasil e no Mercosul. Estarão presentes profissionais do trade turístico, o que facilitará a troca de informações, bem como a divulgação de Cascavel como cidade pólo de turismo de eventos e negócios”. O 20° Salão Paranaense de Turismo, evento de grande representatividade para o Turismo paranaense, além de reunir representantes públicos e privados do setor turístico paranaense visa ao repasse de informações, à troca de experiências e às discussões de ações desenvolvidas em prol do turismo estadual, regional e municipal. Para o presidente do Comtur, Samoel Mattos Júnior, este evento é de suma importância para a troca de informações voltadas ao trade turístico. “Os conselheiros podem adquirir conhecimentos para aplicar em nosso Município visando ao fortalecimento do turismo em Cascavel”. Programação para os representantes de Cascavel: 13 de março – das 13h30 às 19h - Reunião Técnica com Secretários, Dirigentes e Interlocutores Municipais de Turismo, na Universidade Positivo – Auditório Bege em Curitiba. Promoção: PRTUR 13 de março – das 19h30 às 22h - Solenidade de Abertura do 20º Salão Paranaense de Turismo no Expo Unimed Curitiba, Anexo a Universidade Positivo. Promoção: ABAV/PR 14 de março – das 9h30 às 12h - Fórum de Políticas Públicas de Turismo na Universidade Positivo – Auditório Bege em Curitiba. Promoção: FCVB – Federação Paranaense dos Convention & Visitors Bureaux e entidades do trade turístico. 14 e 15 de março – Feira de Negócios Turísticos e Mostra das Regiões Turísticas, Expo Unimed Curitiba. Dia 14, das 12 às 20 horas e dia 15, das 12 às 18 horas. Promoção: ABAV/PRTUR/Instâncias de Governança Regionais. Também nos dias 14 e 15 de março, no período da tarde, serão realizados os eventos Arena ABRASEL (na área de gastronomia) e o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, assim como palestras diversas dentro da programação do Salão, conforme poderá ser observado no link www.abav-pr.com.br/salaoparanaense/site/2014/.  
Grupo foi recebido pelas empresárias Celinha e Kelly Mascarello
12/03/2014 - Edgar Bueno e secretários visitam montadora de ônibus
O prefeito Edgar Bueno e o vice-prefeito e secretário de Serviços e Obras Públicas, Maurício Theodoro, acompanhados dos secretários Luciano Fabian (Desenvolvimento Econômico), Susana Gasparovic Kasprzak (Finanças), Alessandro Lopes (Planejamento e Urbanismo) e do presidente da Cettrans, Paulo Gorski, realizaram uma visita nesta manhã (12) à montadora de ônibus Mascarello, a convite das empresárias Celinha e Kelly Mascarello. Com apoio do diretor industrial Jair Bez, eles conheceram detalhes de todas as etapas de produção da montadora, primeira de ônibus do Paraná. Fundada em 2003, em área anexa ao Parque Industrial Albino Nicolau Schmith, na saída para Foz do Iguaçu, a Mascarello fechará o mês de abril deste ano com 18 mil unidades entregues. “É uma empresa que movimenta a economia, gerando emprego e renda em Cascavel e região. São 1,9 mil funcionários trabalhando na montagem de 15 ônibus ao dia, colocando Cascavel em evidência no cenário nacional. Eu que tive a oportunidade de participar da inauguração da empresa, em 2003, fiquei impressionado com o crescimento da indústria”, disse o prefeito. A indústria produz ônibus rodoviários e urbanos para todas as regiões do Brasil e exporta para diversos países, como Angola, Costa Rica, El Salvador, Chile, Uruguai, México, Argentina, Paraguai, Bolívia, Equador, Peru, Panamá, República Dominicana, Gana, Nigéria, Cabo Verde e Guiné Equatorial.  
12/03/2014 - Incentivos fiscais: empresários já podem aderir ao Prodec
A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, iniciou o recebimento das solicitações de incentivos fiscais, protocolados por empresários. O Prodec (Programa de Desenvolvimento Econômico) tem por objetivo o fomento do desenvolvimento socioeconômico do Município, por meio de incentivos e ações voltadas aos setores da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, priorizando a geração de empregos e renda. O Programa concede incentivos tanto para a instalação de novos empreendimentos, bem como aos já existentes, localizados ou não nos Distritos Industriais, conforme a Lei Nº 5.422 de 23 de fevereiro de 2010. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Fabian, o objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento socioeconômico do Município, incentivando a instalação de novas indústrias e fortalecendo cada vez mais as empresas já existentes em Cascavel. “Os empresários devem usufruir desses benefícios, porque dessa forma podem gerar mais empregos e, por consequência, melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”. O Prodec oferece isenção de tributos por dez anos, podendo ser prorrogado por mais cinco anos. O pedido deve ser renovado anualmente. Como aderir Para obter esses benefícios os empresários devem protocolar documentos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Confira a relação: Preencher a Ficha de Requerimento de Isenção 2014 - Ficha Cadastral; - (Cópia) Contrato Social ou última alteração consolidada; - (Cópia) Matrícula do Imóvel ou Contrato de Locação (*); - (Cópia) Alvará de Funcionamento Atualizado; - Comprovante de CNPJ e Inscrição Estadual (*); - (Cópia) CPF, RG e Comprovante Endereço dos Sócios (*); - CND - Certidão Negativa da empresa  junto à Prefeitura; - CND - Certidão Negativa do imóvel junto à Prefeitura; - Declaração de Conhecimento das Leis Municipais nº 5422/10 e 5938/11; - CAGED; - IRPJ; - Declaração de Enquadramento de Lei Complementar nº 123/06 (**); - Quaisquer outros documentos que a Câmara Técnica julgar necessários para análise do pedido. (*) Juntar somente se houve alteração em relação ao último pedido. (**) Juntar somente se a empresa for optante pelo Simples Nacional. 1 - Para isenção de alvará de construção e/ou ISSQN sobre a execução da obra, anexar cópia do protocolo de aprovação de projeto junto à Seplan. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo telefone 3902-1358 ou pelo Portal do Município.  
Comtur tem apoio do Sebrae na visita ao 20º Salão de Turismo
11/03/2014 - Comtur realiza segunda reunião ordinária do ano
Nesta terça-feira (11), no miniauditório do Centro de Convenções e Eventos, foi realizada a segunda reunião ordinária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). O presidente do Comtur, Samoel de Mattos Júnior, abriu os trabalhos falando sobre a importância da participação de empresários, diretoria e conselheiros no 20º Salão Paranaense de Turismo, promovido e organizado pela Abav-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná), no Expo Unimed Curitiba, de 13 a 15 de março, em Curitiba. Ficou definido que os participantes saem de Cascavel às 4 horas da sexta-feira (14) e retornam às 22 horas de sábado (15). Eles cumprirão agenda organizada pelo Comtur, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae. A agenda conta com palestras do Salão, além de outras atividades relacionadas ao Turismo de Eventos que é a realidade de Cascavel. Durante a reunião também entrou em votação, a pedido do vereador Robertinho Magalhães, o apoio a Festa do Boi do Rolete que será realizada em São João do Oeste, no dia 18 de maio. A diretora interina da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Nascimento Lara, apresentou o Relatório de Avaliação do estande Conheça Cascavel no Show Rural Coopavel, o qual prevê algumas ações diferenciadas. A consultora do Sebrae, Danieli Clemente Doneda, fez uma explanação sobre a Palestra Turismo que Bicho é Esse, realizada em 24 de fevereiro, como parte do Projeto Paraná Mice – Turismo de Negócios e Eventos de Cascavel 2014. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Márcio Fabian encerrou a reunião solicitando dos membros do Comtur apoio às iniciativas que visam fomentar o turismo em Cascavel, bem como mostrar Cascavel para fora do Município. “Nós temos potencial para mostrar Cascavel com qualidade, tanto pelo material publicitário quanto pelas ações desenvolvidas”.  
Secretários com o presidente da Fomento, Juraci Barbosa
28/02/2014 - Maurício e Fabian visitam presidente da Fomento Paraná
O vice-prefeito e secretário de Serviços e Obras Públicas, Maurício Theodoro, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Fabian, foram recebidos ontem (27) pelo presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, e pelo diretor administrativo e financeiro da instituição, Heraldo das Neves, em Curitiba. Na oportunidade, os secretários relataram aos diretores da Fomento Paraná o impacto das ações da instituição no município. Nas parcerias com o Poder Público, os secretários ressaltaram a importância da Fomento Paraná no projeto da Sala do Empresário de Cascavel, com o programa Banco do Empreendedor. “Em três anos já temos 5,4 mil empresas atendidas e, dessas, pelo menos 1,5 mil já passaram a declarar Imposto de Renda. Cada uma representa pelo menos um emprego a mais no Município”, destacou Fabian. Segundo ele, com a parceria da Fomento Paraná, agora o empresário que procura a Sala do Empresário consegue, além do apoio para capacitação e da orientação, obter crédito fácil e barato, que é uma ferramenta importante para o empreendimento prosperar. “Muitas são empresas de fundo de quintal, como costureiras ou salões de beleza, que estão mudando de vida”, acrescentou. O sucesso do arranjo criado no Município tem atraído semanalmente prefeitos de diversas cidades e estados para conhecer o modelo de trabalho voltado ao desenvolvimento dos pequenos empreendedores. E a procura de novas empresas para se instalar também é grande, devido a esse ambiente favorável. Hoje Cascavel tem 196 cadastros de empresas de pequeno e médio porte que querem se instalar no Município. Iniciativa privada O vice-prefeito, que é ex-presidente da Ferroeste, lembrou que estatal teve um grande avanço a partir de um repasse de R$ 8 milhões, feito em 2012, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, que é gerido pela Fomento Paraná. Os recursos foram utilizados na compra de novas locomotivas e propiciaram um aumento dos investimentos do setor privado, por meio das cooperativas. “O investimento das cooperativas deve superar a casa dos R$ 200 milhões, e isso vai permitir que a região aumente a capacidade estática de armazenamento em mais de 120 mil toneladas. E as obras geram mais de 250 empregos”, afirma o Maurício Theodoro. “É um impacto muito benéfico e muito significativo para a região, para o estado e para o agronegócio. E a participação da Fomento Paraná, por meio do FDE, foi muito importante para impulsionar esse processo”, afirmou Maurício.