07/01/2016 - Sede Administrativa Norte registra cerca de 400 atendimentos
Em funcionamento desde o dia 7 de dezembro de 2015, a Sede Administrativa Região Norte da Prefeitura de Cascavel registrou até hoje, 7 de janeiro, quase 400 atendimentos. Inaugurada no dia 5 de dezembro, a sede teve, efetivamente, 14 dias úteis de funcionamento em dezembro. Nesse período, registrou 301 atendimentos. Nesta primeira semana do ano, 95 cidadãos já passaram pelo local. “Os números demonstram que realmente o local era uma necessidade naquela região, que tem uma concentração grande de contribuintes. Foi uma decisão acertada a de abrirmos uma sede administrativa na região norte, facilitando o acesso dos cidadãos que residem nos bairros mais distantes da Prefeitura”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso. Dos 301 atendimentos registrados em dezembro, 54% estiveram relacionados à Secretaria de Finanças, ou seja, pagamento de IPTU, Alvará, asfalto, emissão de certidões, ITBI, entre outros. O Programa Empresa Fácil atraiu outra grande maioria: 42% buscaram informações relacionadas à formalização e à Sala do Empresário e outros 4% serviços voltados ao protocolo geral ou assuntos diversos. De segunda-feira (4) até esta quinta-feira (7), 95 pessoas passaram pelo local, sendo que 40 cidadãos em busca de serviços ligados à Secretaria de Finanças; 35 para informações sobre formalização e outros 20 de protocolo geral. Sobre a sede A Sede Administrativa Região Norte oferece serviços da administração pública como protocolo, emissão de boletos referentes a taxas de IPTU, Alvará, Lixo, asfalto, ITBI, ISSQN e, ainda, da Sala do Empresário e do Banco do Empreendedor - Fomento Paraná, tais como, crédito, emissão de nota fiscal, vistorias, alvará e relatórios. Cinco servidores municipais atuam na sede, que está localizada na Avenida Papagaios, 1.127, Jardim Floresta. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.  
05/12/2015 - Município inaugura Sede Administrativa Região Norte
A Prefeitura de Cascavel, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Administração e de Finanças, inaugurou neste sábado (5) a Sede Administrativa da Região Norte – da Prefeitura de Cascavel. O evento contou a presença dos deputados estaduais André Bueno e Adelino Ribeiro, do coordenador regional Oeste, Severino Folador, vereadores, secretários municipais, representantes da região Norte, representantes de entidades empresariais, equipe da Semdec , do Papai Noel e da comunidade. No local, que passou a funcionar experimentalmente nesta semana, a população terá acesso a serviços da administração pública, tais como: protocolo, emissão de boletos referentes a taxas de IPTU, Alvará, Lixo, ISSQN. A sede também contará com os serviços da Sala do Empresário e do Banco do Empreendedor – Fomento Paraná. Cinco servidores atuarão no atendimento à população. “Toda a equipe que vai atender nesse espaço mora na região Norte, uma região pujante da cidade. Aqui tem tudo, panificadora, mercado, restaurante, farmácia, serviços de saúde. E onde tem tudo, tinha de ter também a extensão dos serviços da prefeitura, para atender diretamente à população”, destacou o prefeito Edgar Bueno. “A ideia, com a implantação da sede administrativa, é levar os serviços para mais próximo dos cascavelenses, facilitando o acesso. Na medida em que aumentar a demanda no local, aumentaremos também o quadro de servidores e gradativamente vamos melhorando os serviços”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso. “Esta é uma importante iniciativa da Prefeitura, que trouxe esses serviços à região Norte. Com certeza, vai fazer com que Cascavel se destaque ainda mais”, ressaltou o presidente da Acic, Alci Rotta Junior. “Cascavel fez um belo trabalho com o Empresa Fácil, se destacou fora da cidade e dentro dela. Quanto começamos com esse trabalho, fomos buscar informação fora e agora já estamos ampliando o serviço, dentro da cidade”, destacou o gerente do Sebrae, Orestes Hotz. A Sede Administrativa da Região Norte está localizada na Avenida Papagaios, 1127, Jardim Floresta. O atendimento, a partir de segunda-feira (7), será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. “Esse serviço é muito importante, a unidade ficou maravilhosa e com certeza vai ajudar e muito a população da região Norte. Estamos muito felizes com isso”, frisou a presidente do bairro, Josefa Alves Pereira dos Santos.
23/11/2015 - Prefeitura recebe 2ª Mostra de Empreendedorismo dia 27
O Paço Municipal será o palco, nesta sexta-feira (27), da 2ª Mostra de Empreendedorismo. A atividade é realizada pelo Programa Empresa Fácil, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Sala do Empresário e parceiros do programa. A mostra será realizada durante todo o dia, com a participação dos microempreendedores individuais formalizados pelo Programa Empresa Fácil, os quais irão expor e comercializar produtos, dentre eles cosméticos, lingerie, vestuário, alimentos e artesanatos. “O objetivo é ofertar espaço para que os microempreendedores comercializem os produtos, incentivando-os na continuidade das empresas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso. A atividade ainda visa demonstrar a possibilidade dos artistas buscarem a formalização, como no caso das apresentações culturais que serão realizadas no período da noite. Também serão apresentados cases de sucesso, com empreendedores que iniciaram como MEIs (Microempreendedores Individuais) e hoje são proprietários de empresas de maior porte. O evento será encerrado com a palestra “Escrevendo o Próprio Futuro”, ministrada por Nereu Mattiello, credenciado do Sebrae. Como participar A participação na Mostra é totalmente gratuita e aberta à comunidade. Para o período da noite é necessário fazer uma inscrição prévia, por meio do telefone 3321-2070, na Sala do Empresário. Confira a programação 10h às 18h - Exposição e comercialização de produtos 19h - Apresentações artísticas 19h30 - Cases de sucesso 20h - Palestra “Escrevendo o Próprio Futuro” – com Nereu Mattiello  
10/11/2015 - Lei Complementar nº 147/2014 é apresentada aos gestores do CGM
O Comitê Gestor Municipal de Cascavel se reuniu, na manhã de hoje (10), na sala de reuniões do Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso, destacou que neste mês de aniversário do Município será inaugurada a Sede Administrativa Região Norte, onde serão realizados diversos atendimentos, da Sala do Empresário e da administração pública como protocolo e emissão de boletos referentes a taxas de IPTU, alvará e lixo. A sede contará com quatro servidores públicos que serão remanejados. No encontro também foi discutida a Lei Complementar nº 147/2014, que altera a Lei Complementar nº 123/2006. Quem fez a apresentação foi a consultora regional do Sebrae/PR, Janete Felippe. A atualização estabelece novos procedimentos para as licitações, compras governamentais. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, mais conhecida como Lei Complementar nº 123/2006, instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa (ME), da Empresa de Pequeno Porte (EPP), do MEI (Microempreendedor Individual) e estabeleu normas gerais de tratamento diferenciado a ser dispensado às MEIs, MEs e EPPs no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Os principais benefícios aos empresários com a Lei 147 são: o prazo para a comprovação de regularidade fiscal, que se estendeu de dois dias para mais dois e de cinco para mais cinco; tratamento favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações, que passa a ser obrigatório e não mais facultativo, além de contar com processo exclusivo nas licitações públicas até R$ 80 mil; nas compras diretas as contratações passam a ser preferencialmente às micro e pequenas empresas. Amplia o processo de simplificação e para o microempreendedor individual, agricultor familiar e empreendedor da economia solidária fica isentos de taxas e outros valores relativos à fiscalização da vigilância sanitária. Quanto à tributação a LC nº 147 inclui novos serviços como medicina, advocacia, arquitetura, engenharia, representação comercial, pericia, auditoria, consultoria, agenciamento entre outros e cria nova tabela. A diretora do Departamento de Compras, Marly do Rocio Corrêa, presente no encontro, destacou a “importância do conhecimento sobre essa alteração para aplicar de forma correta e legal”. Na oportunidade, a diretora colocou o departamento à disposição dos gestores e os convidou a fazerem uma visita para conhecerem os procedimentos realizados.