17 gestores participaram do encontro
25/11/2014 - Membros do CGM participam de 9ª reunião ordinária
Dezessete gestores do CGM (Comitê Gestor Municipal) de Cascavel se reuniram, hoje (25), na sala de reuniões do Centro de Convenções e Eventos. Nesse 9º encontro ordinário, o diretor administrativo financeiro, que responde pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Aparecido José Dias, falou sobre a abertura do Natal Luz 2014, que reuniu mais de 30 mil pessoas em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. “Foi um evento lindo e muito emocionante. E no próximo sábado (29), às 21 horas, teremos a abertura do Natal Encantado do Lago Municipal”, destacou. Durante a reunião, o gerente de atendimento do Sicredi Vanguarda, Alcemar Rodrigo Zanatta, também falou sobre os serviços ofertados pela cooperativa de crédito e da importância da parceria firmada com o Programa Empresa Fácil e participação no CGM. A coordenadora da Sala do Empresário e agente de Desenvolvimento, Janete Weschenfelder, apresentou relatório do Programa Empresa Fácil, que já realizou mais de 13.300 atendimentos e formalizou cerca de 7.000 empresas, em quatro anos de existência. Números que colocam Cascavel em 4º lugar no ranking de formalizações de empresas no Paraná. O consultor regional do Sebrae/PR, Adir Mattioni e a consultora credenciada do Sebrae/Pr, Ivanete Mota, aproveitaram o encontro para apresentar o relatório de resultados da RedeSim do Sebrae/Pr e também da preparação dos órgãos envolvidos no processo de implantação do sistema em Cascavel (Vigilância Sanitária; secretarias de Finanças, Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo, Administração – Informática), que receberam o técnico da VOX Treinamentos nos dias 20 e 21 de novembro. O técnico da VOX fez todo o trabalho de mapeamento e criará um fluxograma da realidade existente nos processos do Município e posteriormente a sugestão de fluxograma ideal, ou seja, como funcionaria com a RedeSim. “O Município e o CGM aguardam este relatório técnico e após será feito o relatório pelos órgãos envolvidos do Município, a ser apresentado ao prefeito Edgar Bueno, a fim de que se possa verificar a viabilidade de implantação da RedeSim em Cascavel”, destacou a coordenadora do CGM e diretora de Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Nascimento Lara. A RedeSim é um sistema de software que interliga todos os órgãos públicos facilitando o processo de abertura de empresas no Município. “Há necessidade de se compatibilizar e integrar procedimentos e reduzir a burocracia no processo do registro e legalização de empresas. Com este sistema, o processo de abertura de empresas terá mais agilidade”, informou Mattioni. O consultor apresentará, por meio de documento do Sebrae/PR, a data limite para adesão e implantação do sistema; ou os procedimentos para implantação futura.  
RedeSim promete facilitar abertura, alteração e baixa de empresas
18/11/2014 - Encontro técnico aborda processo de implantação da RedeSim
A Prefeitura de Cascavel e o Sebrae/PR, por meio do CGM (Comitê Gestor Municipal), realizaram hoje (18), na sala de reuniões anexa ao Centro de Convenções e Eventos, a apresentação técnica RedeSim - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Lei nº 11.598/07 – Empresa Fácil. O encontro contou com a participação de 16 gestores envolvidos no projeto, os quais receberam informações sobre a preparação do Município para receber o Sistema Integrador, que interliga os órgãos públicos facilitando o processo de abertura de empresas. Na ocasião, o consultor de Políticas Públicas do Sebrae/PR, João Carlos, apresentou os benefícios e exigências legais da RedeSim. O objetivo do sistema é facilitar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas no Estado do Paraná, trazendo como justificativas para um Portal Único: redução da informalidade; altos custos sociais e econômicos da informalidade; aumento de competitividade/produtividade; adequação à legislação de regência (Lei Geral e a Lei da RedeSim); necessidade de se compatibilizar e integrar procedimentos; eliminação da “burocracia” no processo do registro e legalização de empresas. Com o projeto em execução, o processo de abertura de empresas deverá ser de no máximo cinco dias. A Jucepar (Junta Comercial do Paraná) será a gestora da RedeSim, com o apoio do Sebrae/PR e participação da Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Sefa (Secretaria de Fazenda); IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo), Semab (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Visa (Vigilância Sanitária) e outros. Cascavel é modelo em avanço, em desenvolvimento e a inclusão da cidade nessa primeira fase do projeto vem somar às necessidades do Município. O Programa Empresa Fácil e a Sala do Empresário representam um grande sucesso e elevou Cascavel à projeção nacional. “O nosso Programa Empresa Fácil é direcionado apenas aos empreendedores individuais. Agora Município e Estado poderão atuar em um projeto maior. A RedeSim – Empresa Fácil atuará em todas as categorias da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas do Paraná. Serão atendidos empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte”, frisou a diretora de Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Lara. O próximo passo para continuidade do processo de implantação da RedeSim em Cascavel será o monitoramento. Para isso, foram agendados encontros para preparação dos órgãos envolvidos. No dia 20 de novembro, o encontro será com a equipa da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Finanças. No dia 21 de novembro, a reunião será com a equipe das secretarias municipais de Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo e Administração – Informática.  
Grupo conhece as boas práticas de desenvolvimento econômico
13/11/2014 - Comitiva de Pato Branco conhece as ações do Empresa Fácil
Membros do CGM (Comitê Gestor da Lei Geral Municipal), gestores da Sala do Empresário, representantes do Sebrae e diretores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico recepcionaram, nesta manhã (13), uma comitiva de Pato Branco – PR. O grupo formado por agente de desenvolvimento, secretário de Desenvolvimento Econômico, representantes de entidades e sindicatos e membros do Comitê Gestor Municipal veio à Cascavel conhecer as boas práticas e ações inovadoras voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios, experiências de incentivo ao empreendedorismo e apoio ao desenvolvimento econômico sustentável. Na ocasião, foram apresentados os bons resultados do Programa Empresa Fácil, desenvolvido em Cascavel, que por meio da Sala do Empresário já formalizou mais de seis mil empresas, prestando ainda assessoria contábil gratuita, palestras e cursos gratuitos aos empresários nas áreas administrativas, financeira, empreendedorismo e marketing, além da facilitação para formalização e créditos. O Programa já é um case de sucesso e tem servido como referência a vários municípios brasileiros. Também foram citados os demais programas e ações desenvolvidas pelo CGM e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico que fortalecem o empreendedorismo. Os integrantes da comitiva também receberam o material Conheça Cascavel, que por meio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), busca destacar os pontos turísticos, turismo de eventos e potenciais econômicos de Cascavel.  
Brinquedos já estão sendo arrecadados
11/11/2014 - Comtur realiza última reunião ordinária de 2014
O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) realizou nesta terça-feira (11), às 8 horas, no miniauditório do Centro de Convenções e Eventos, a última reunião ordinária deste ano. Dentre os assuntos que foram deliberados estão: Academia Cascavelense de Letras, Motor Show, arrecadação de brinquedos para a Casa do Papai Noel solidário, encerramento das atividades do conselho em 2014 e assuntos gerais. O membro da Academia Cascavelense de Letras, Antonio de Jesus, falou sobre a criação e a importância das atividades da academia e solicitou apoio à arte e à cultura. O secretário de Esporte e Lazer, Wanderley Faust, falou sobre a 28ª Cascavel de Ouro que será realizada no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel, no dia 15 de novembro e apresentou alguns entusiastas do projeto Motor Show que será realizado em agosto de 2015, em Cascavel. O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Aparecido José Dias, falou sobre o Natal Luz de Cascavel e convidou a todos a participarem das atividades de abertura e chegada do Papai Noel, que será no dia 23 de novembro, às 21 horas, no calçadão em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, e da preparação e da programação do evento. Cidão também agradeceu ao presidente do Cascavel Convention &Visitors Bureau Marcos Marchiore, pela destinação de alimentos e a todos os conselheiros que contribuíram com brinquedos, roupas e materiais escolares para a Casa do Papai Noel Solidário e convidou a todos a colaborar comprando um presente conforme a cartinha deixada na Casa do Papai Noel Solidário do Natal Luz 2014, que é organizado pelo Município de Cascavel, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O diretor da Semdec também convidou a todos a participarem das festividades dos 30 anos do Lago Municipal que tem uma programação extensa. No dia 14 de novembro, também haverá as comemorações dos 63 anos de Cascavel, que contarão com o corte do bolo de 63 metros, a corrida Cascavel de Ouro, Almoço dos Pioneiros, entre outros eventos. Na reunião, o presidente do Comtur, Samoel de Mattos Júnior, encerrou as atividades do encontro chamando os conselheiros a uma reflexão sobre os trabalhos, parcerias e apoios realizados neste ano e como podemos melhorar para expandir estes apoios ao turismo e consolidar Cascavel como Um Novo Destino de Negócios e Eventos.  
Processo de implantação será iniciado no dia 17 de novembro
04/11/2014 - Cascavel dá primeiro passo para implantação da RedeSim
O prefeito Edgar Bueno se reuniu nesta tarde (4), no gabinete, com representantes do Sebrae, com os diretores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Aparecido José Dias e Jaqueline Lara e com a coordenadora da Sala do Empresário, Janete Weschenfelder. Na ocasião, foi discutida a implantação da RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) em Cascavel. Por meio do sistema, o processo de abertura, alteração e fechamento de empresas no Paraná ficará simplificado e mais ágil, vindo ao encontro do Programa Empresa Fácil, já existente em Cascavel, que em quatro anos já formalizou mais de 6.000 empresas. A implantação da RedeSim será feita por uma parceria entre o governo estadual e o Sebrae-PR, sendo gerenciada pela Jucepar (Junta Comercial do Paraná). O sistema vai integrar as bases de dados de diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Inicialmente, seis municípios paranaenses implantarão o sistema, dentre eles Cascavel. “Cascavel é modelo em avanço, em desenvolvimento e a inclusão da cidade nessa primeira fase do projeto vem somar às nossas necessidades. O Programa Empresa Fácil e a Sala do Empresário representam um grande sucesso e elevou Cascavel à projeção nacional. Agora Município e Estado atuarão em um projeto ainda maior. Hoje damos o primeiro passo no processo de implantação, manifestamos o interesse em participar”, frisou o prefeito Edgar Bueno. Segundo a diretora de Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Lara, o projeto que será desenvolvido por meio dessa parceria será mais abrangente que o Empresa Fácil. “A RedeSim atua em todas as categorias da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas do Paraná. Serão atendidas empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte”. Em Cascavel, o sistema vai integrar Município, por meio das Secretarias de Finanças, Meio Ambiente, Saúde – Vigilância Sanitária e Desenvolvimento Econômico a outros órgãos como Corpo de Bombeiros, IAP, Jucepar. O processo de implantação da RedeSim em Cascavel será iniciado com uma reunião técnica, que será realizada no dia 17 de novembro, às 9 horas, na Prefeitura de Cascavel. Na ocasião, técnicos da RedeSim realizarão um treinamento com representantes dos órgãos que integrarão o sistema.
Projetos e campanhas foram apresentados na reunião
21/10/2014 - CGM realiza oitava reunião ordinária deste ano
O CGM (Comitê Gestor Municipal) de Cascavel realizou hoje (21) a oitava reunião ordinária deste ano, na sala de reuniões anexa ao Centro de Convenções e Eventos. O encontro foi conduzido pelo vice-coordenador do CGM, Edson Cadini, com a participação do diretor administrativo financeiro da Semdec, Aparecido Jose Dias, e demais servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na ocasião, o consultor do Sebrae, Augusto Cesar Stein, apresentou o Projeto Oeste em Desenvolvimento, que tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico do Oeste do Paraná, por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações. O projeto abrange 54 municípios e reúne instituições públicas e privadas de abrangência municipal e regional com atuação no desenvolvimento local, empresas, cooperativas, sindicatos e associações de classe representativas dos elos das cadeias produtivas, universidades e centros de pesquisa e tecnologias. Durante a reunião, também foi apresentado o relatório do programa Empresa Fácil, que até a presente data, 21 de outubro, por meio da Sala do Empresário realizou 12.818 atendimentos, totalizando 6.856 emissões de CNPJs, capacitando ainda mais de sete mil empreendedores. A consultora Bernadete Silveira Martins também fez um breve relato da visita da delegação de Curitiba e Região Leste à Cascavel, agradecendo a presença dos conselheiros na recepção à delegação. O grupo veio conhecer a Sala do Empresário, do Programa Empresa Fácil. Na oportunidade, Bernadete repassou informações a respeito da reunião realizada com o grupo técnico de Acesso ao Crédito, destacando que nos próximos dias, será realizada uma reunião com as instituições financeiras, que fazem parte do Comitê Gestor, para tratar dos atrativos das linhas de crédito aos microempreendedores e qual a dificuldade que os empreendedores encontram para tomarem empréstimos. Encerrando a reunião, o diretor da Semdec, Aparecido Jose Dias, falou da decoração do Natal Luz 2014, que já está sendo montada. A chegada do Papai Noel está marcada para o dia 23 de novembro, às 21horas, no calçadão em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. Na oportunidade, o diretor fez um convite aos gestores para que participem da Campanha Casa do Papai Noel Solidário, levando um brinquedo na ultima reunião do ano.  
Cascavel é a 43ª maior e melhor cidade do Brasil
21/10/2014 - Melhores cidades: Cascavel volta a ser destaque em ranking nacional
Estudo divulgado pela AméricaEconomia Brasil coloca a capital do Oeste na 43ª posição entre as cem melhores e maiores cidades do Brasil, sendo a quinta do Paraná O Município de Cascavel voltou a ser classificado em ranking nacional, desta vez como uma das cem melhores e maiores cidades do Brasil. Na sexta-feira (17), a Revista AméricaEconomia - especializada em analisar a economia, as finanças e os negócios da América Latina - trouxe um estudo exclusivo realizado pela Delta Economics & Finance que avaliou 77 atributos das cem maiores cidades brasileiras. Na lista do BCI100, Cascavel figura como a 43ª do País com as melhores dimensões nas áreas de saúde e educação, segurança e governança, entre outros setores. No ranking das cem cidades, o Paraná conta com sete municípios citados. Curitiba é a primeira no Estado e a nona no País, seguida de Maringá (25ª posição nacional); São José dos Pinhais (38ª no ranking geral); Londrina (41ª lugar no Brasil), Cascavel (43ª posição) e Ponta Grossa (a 84ª do País). Além de Finanças, Governança, Bem-estar, Economia e Segurança, o ranking avaliou a qualidade de Domicílios, Saúde, Educação, Digital e Geral. O objetivo fundamental do BCI100 é consolidar diversos atributos (variáveis) da cidade em um índice que permita mensurar as diversas dimensões do processo de desenvolvimento socioeconômico da cidade e, claro, de seus habitantes. De acordo com a publicação, a pesquisa que deu origem ao primeiro Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras foi motivada após a divulgação, em julho, de estudo da Urban Population Growth, pela Organização Mundial da Saúde, segundo o qual, mais da metade da população mundial vive em cidades. Como em 2030 essa proporção deve alcançar 60% e, em 2050, 70%, a revista encomendou essa pesquisa para contribuir na discussão em torno da maneira que essas cidades se apresentam, funcionam e são percebidas pelos habitantes. Como isso “impactará sobremaneira a vida comunitária, o meio ambiente e o sistema econômico local, nacional e internacional. Torna-se, portanto, fundamental entender as necessidades desses locais e as demandas de seus habitantes, de modo a que os governos – com a participação da sociedade civil – possam construir e operar sistemas que ofereçam soluções que funcionem de forma integrada e sustentada”, explica a revista. O raio-x das cidades está disponível no endereço http://americaeconomiabrasil.com.br/rankings/maiores-e-melhores-cidades-brasil-2014/introducao. Destaque na mídia nacional A pujança da Capital do Oeste Paranaense é periodicamente notícia nos principais veículos de comunicação do País nos últimos anos. - Em setembro de 2009, a Revista Veja apontou Cascavel como “uma das 20 metrópoles do futuro”. - Em maio de 2012, Cascavel foi destaque em matéria publicada no caderno Mercado do Jornal Folha de S. Paulo, como uma das cidades de maior crescimento e geração de emprego no País, polo regional do agronegócio, de serviços de saúde e do ensino superior. - No mês de julho de 2011 o Município apareceu na Revista Você S/A como a 70ª melhor cidade do Brasil para se fazer carreira. - Em novembro do mesmo ano ganhou o 7º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria “Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual”. - Em março de 2012 Cascavel foi apontada pelo IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal) como a 3ª cidade do Paraná e a 22ª no País com a melhor em administração do dinheiro público. - Em julho de 2013, a Revista Exame citou o Município na reportagem “A riqueza brota das cidades médias no interior do Brasil”. - Em abril de 2014 Cascavel voltou a ser notícia na mídia nacional, dessa vez como a 34ª cidade do Brasil para investir em negócios, na edição de 30 de abril da Revista Exame, com a reportagem de capa “As melhores cidades para os negócios”. - Em junho de 2014, Cascavel foi apontada como uma cidade em constante desenvolvimento, na 6ª edição do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal).