24 gestores participaram da reunião realizada hoje
29/07/2014 - CGM realiza 5ª reunião ordinária do ano e apresenta bons resultados
O CGM (Comitê Gestor Municipal) de Cascavel realizou, hoje (29), a 5ª reunião ordinária deste ano, na sala de reuniões anexa ao Centro de Convenções e Eventos. O encontro contou com a participação de 24 gestores. Na abertura dos trabalhos, a coordenadora do Comitê e diretora de Desenvolvimento Econômico da Semdec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Jaqueline Nascimento Lara, falou da sua participação na Escola de Desenvolvimento de Líderes, do Programa Sebrae de Liderança. A capacitação teve início no dia 9 de julho e se encerra no dia 22 de agosto, o objetivo é contribuir para a formação de uma nova geração de líderes conscientes da importância da sua atuação na sociedade. O gerente da Sala do Empresário, Sócrates Alves dos Reis, apresentou o relatório do Programa Empresa Fácil, destacando que Cascavel ocupa o 4º lugar no ranking de formalização no Paraná, com mais de 6.500 empreendedores formalizados e que ainda tem uma demanda crescente. “A capacitação por meio dos parceiros do Programa Empresa Fácil é um dos fatores que contribuem para este case de sucesso”, disse. Durante o encontro, a gestora do CGM representante da Secretaria de Finanças, Cledimara Nunes, ressaltou a importância da publicação do Decreto nº 11.874 de 25 de junho de 2014, que dispõe sobre a regulamentação do art. 5º da Lei Complementar nº 63 de 4 de setembro de 2009 – Grau de risco e alvará de funcionamento provisório. “Esse já foi um grande passo, agora o próximo desejo do CGM é conseguirmos implantar a emissão do alvará online”, frisou. Cascavel é destaque no Paraná e no Brasil pelo Programa Empresa Fácil e Sala do Empresário e pelas ações do CGM, que é atuante, participativo e que com as suas boas práticas, tem contribuído para o desenvolvimento local com foco nos pequenos negócios. Constantemente Cascavel recebe visitas de comitivas de diversas cidades do estado e do País, que vem conhecer o trabalho desenvolvido dentro do Empresa Fácil. No dia 1º de agosto, uma Comitiva do CGM de Apucarana, será recepcionada no 3º piso do Paço Municipal, às 13h30.  
Capacitação será ofertada gratuitamente
29/07/2014 - Curso aborda "Qualidade de vida e comportamentos preventivos"
A Sala do Empresário, por meio do Programa Empresa Fácil, em parceria com o Sistema Fiep promove o curso “Qualidade de Vida e Comportamentos Preventivos”. A capacitação será realizada no dia 7 de agosto, às 19 horas, na sala de treinamentos do RH, na Prefeitura de Cascavel. O curso tem por objetivo promover a reflexão dos participantes sobre a importância de estabelecer suas metas pessoais e profissionais no presente para um futuro mais saudável, preservando a Qualidade de Vida, levando-se em conta que hábitos inadequados geram impactos negativos na saúde física e emocional das pessoas, nas empresas e na sociedade. Os conteúdos que serão abordados na capacitação serão: conceitos e dimensões da qualidade de vida; fatores que interferem na qualidade de vida; estilos de vida saudáveis; riscos à saúde x hábitos de vida; comportamentos preventivos no trabalho, no trânsito, no lar e no lazer; cultivando hábitos e comportamentos saudáveis; mantenha-se informado sobre sua saúde; dicas e sugestões. A capacitação é gratuita. Mais informações e inscrições pelo telefone (45) 3321-2073, falar com Ana Lúcia. Palestrante Kalinka Oliveira é formada em Educação Física pela FAG (2005); especialista em Treinamento Esportivo personalizado (2006). Participou de Treinamento de Facilitadores em Soluções de Estilos de Vida Saudáveis e Competitividade – RJ - 2012; Curso de Gestão de Avaliação de Projetos Sociais – Curitiba – 2011. Trabalha no Sesi desde 2006 realizando as atividades de coordenação Sesi Ginástica na Empresa; palestras e Sipat em empresas; aulas de ginástica na empresa; coordenação do Programa Lazer Ativo; coordenação de eventos recreativos e culturais; palestrante de diversos temas na área de qualidade de vida.  
Reunião ocorreu hoje, em sala anexa ao Centro de Eventos
26/06/2014 - CGM realiza 4ª reunião ordinária e apresenta os novos gestores
O CGM (Comitê Gestor da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) realizou hoje (26) a quarta reunião ordinária deste ano, na sala de reuniões anexa ao Centro de Convenções e Eventos, com a participação de 26 gestores. Na abertura dos trabalhos a coordenadora do Comitê e diretora de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Nascimento Lara, fez a leitura do Decreto Nº 11.856 de 16 de junho de 2014, que nomeia Membros do Comitê Gestor Municipal estabelecido na Lei Complementar Municipal Nº 63, de 2009 – Lei Geral da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O prazo do mandato dos conselheiros será de dois anos e não perceberão qualquer forma de remuneração por sua participação no presente conselho. Na sequência fez uma análise positiva do Lançamento do Plano de Ação com Palestra na Acic, que ocorreu no dia 21 de maio e contou com a participação de cerca de 200 pessoas. E ainda, apresentou o relatório do Programa Empresa Fácil, destacando que Cascavel ocupa o quarto lugar no ranking de Formalização no Paraná com mais de 6.500 empreendedores formalizados e mais de 7 mil pessoas capacitadas, desde 2009. Destacou também a participação dos parceiros do Programa e do CGM no apoio à Sala do Empresário. O Consultor Regional do Sebrae/PR Adir Mattioni, apresentou a Escola de Desenvolvimento de Líderes, que terá o Módulo I nos dias 09 e 10 de julho e abriu duas novas vagas para os gestores que tiverem interesse em participar. A consultora do Sebrae, Janete Felippe, apresentou a situação das Ações do Sigeor (Sistema de Gestão Orientada para Resultados) e foram dados os devidos encaminhamentos para as ações. Foram apresentados os resultados e melhorias com relação à Gestão de Pessoas e Emissão de Alvarás de Licença Sanitária pela Diretora da Visa (Vigilância Sanitária) e gestora do CGM Rosângela Favarin, onde constatou-se um aumento da produtividade no quadrimestre de 2014 de 51% em relação a 2013. O número de fiscais passou de 20 para 25 pessoas, com a expectativa de ter 30 fiscais até o final de 2014.  
Capacitações serão realizadas em junho e julho
18/06/2014 - Sala do Empresário abre inscrições para workshop e telessalas
O Programa Empresa Fácil em parceria com o Sebrae e com o Sicoob, está promovendo capacitações para empresários inscritos na Sala do Empresário. Workshop e telessalas estão programados para os meses de junho e julho. Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas. Para informações e inscrições basta ligar na Sala do Empresário, pelo telefone 3321-2073 e falar com Ana Lúcia. Workshop Sei Planejar A capacitação será realizada no dia 26 de junho, às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Cascavel. O workshop abordará os temas: O que é Planejar; Para que Planejar; Quando Planejar; Planejamento orientado para resultados; Visão Sistêmica; Planejamento como processo dinâmico e contínuo. O objetivo desta capacitação é a compreensão da importância dos elementos que envolvem o processo de Planejamento da atividade empreendedora, para assegurar os melhores resultados que atendam expectativas e metas; conscientizar o Empreendedor de que o Planejamento de ações de forma ordenada e articulada contribui para o aumento das vendas de seus produtos e serviços, com qualidade e preços atrativos; dominar o processo de organização do seu negócio; e aplicar as ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho do empreendimento, com aumento de competitividade de maneira sustentável. Telessalas Boas Vendas O curso, que terá início no dia 8 de julho, será realizado das 19 horas às 22h30, na Sala de Capacitações no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. A capacitação tem duração de seis dias (8, 10, 15, 17, 22 e 24 de julho), os inscritos deverão participar todos os dias. Serão abordados os seguintes temas: O meu negócio; O ponto comercial; Comprar bem para vender bem; A definição do preço de vendas; Como formar um time de vendas vencedor; O atendimento no varejo; O cliente fiel; A concorrência e você; A divulgação do seu negócio; Fazendo aparecer o lucro.  
Reunião foi realizada ontem na Semdec
13/06/2014 - Comdec realiza 3ª reunião ordinária do ano
O Comdec (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) realizou, ontem (12), a 3ª reunião ordinária do ano. O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Fabian, conselheiros, servidores da Semdec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), representantes de núcleos industriais, empresários, representantes de entidades de classe e vereadores. Na oportunidade, foi empossada a nova mesa diretora do conselho, que tem como presidente o empresário do Núcleo Industrial João Batista Cunha (Jaborá), Mauricio Deuner, vice-presidente o secretário Luciano Fabian, primeiro secretário Gentil Inácio Fernandes e segundo secretário Antonio Bordini Junior. Em seu discurso de término de mandato, o empresário Pedro Pegoraro fez um agradecimento a todos os conselheiros, ao secretário Fabian e a equipe da Semdec, pelo apoio recebido nestes dois anos e se colocou a disposição do conselho para continuar contribuindo com ações que venham ao encontro das necessidades da classe empresarial. Na sequência, o empresário foi homenageado com uma placa e um certificado de agradecimento pelos serviços prestados nos dois anos como presidente do Comdec. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Fabian, agradeceu a toda a diretoria anterior pelo desprendimento com que participaram do Conselho e desejou sucesso a nova diretoria e também colocou a equipe da Semdec a disposição. Na ocasião, também apresentou os números do Programa Empresa Fácil, que até o dia 9 de junho realizou 10.957 atendimentos e emitiu 6.243 CNPJs. O Banco do Empreendedor realizou 392 atendimentos, com 62 financiamentos liberados num valor de R$ 1.096.028,77. “Cascavel se consolida cada vez mais como uma metrópole e continua sendo destaque nacional como a Revista Exame de abril que colocou Cascavel entre as 34 cidades do Brasil para se investir em negócios e o Indice Firjan 2014, demonstrou que Cascavel continua em crescente desenvolvimento, uma vez que ocupa o 68° no Brasil e o 6º no Paraná. O trabalho que desenvolvemos tem contribuído muito para todos esses resultados”, destacou Fabian. Encerrando a reunião, o presidente Mauricio Deuner, agradeceu a confiança depositada. “Espero contar com apoio de todos para que as ações do conselho tenham sua sequência. A participação de todos é muito importante, principalmente com sugestões visando a melhorias e benefícios para a classe empreendedora”, disse.