Parceria com BRDE valoriza empresários e oferece novo instrumento

Se acordo com Orlando Pessuti, vice-presidente do BRDE, parceria atende todos os setores

Em edição especial da Escola de Governo, hoje (29), o prefeito Leonaldo Paranhos e o vice-presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Orlando Pessuti, assinaram termo de cooperação técnica para facilitar a liberação de linhas de crédito do banco a micro e pequenos empreendedores já instalados ou que venham a se instalar em Cascavel.

O prefeito Leonaldo Paranhos, agradecendo a disposição de toda equipe do BRDE para formulação da parceria, lembro que "as coisas acontecem, mas precisam de dedicação e empenho". Com referência especial às entidades (Acic, Amic, CDL e a Garantioeste), Paranhos afirmou que "não consigo imaginar uma cidade com êxito, evolução e crescimento sem a parceria com os empresários que geram impostos e garantem, inclusive, as políticas públicas". Paranhos disse ainda que "precisamos voltar a reconhecer a importância dos nossos empresários; é preciso que as empresas tenham facilidade e não a burocracia que, muitas vezes a Prefeitura impõe", lembrando do recente "mutirão de alvarás, facilitando a vida dos empresários porque reconhecemos essa necessidade".

Paranhos enfatizou ainda que o "BRDE é uma marca fantástica" e a sua presença em Cascavel precisa ser comemorada porque "amplia nossa capacidade de ofertar serviços, pessoas e projetos qualificados aos empresários de Cascavel; em um momento de muita dificuldade a Prefeitura, numa parceria como essa, disponibiliza técnicos, projeto e recursos para que se possa avançar".

"Antiga relação"

Orlando Pessuti disse que a parceria busca atender a todos os setores, desde a agricultura familiar até o comércio de micro, pequeno, médio ou grande porte, "sem estabelecer um valor porque pode variar de R$ 1 milhão a R$ 100 milhões, dependendo da demanda que surgir". "O importante é que a partir de agora, Cascavel vai dispor de uma equipe técnica, pelo menos uns 200 técnicos do mais alto nível, sem mais a necessidade de ter que contratar uma consultoria, que agora pode buscar no BRDE, sem nenhum custo para o Município", ressaltou Pessuti, depois de falar de sua trajetória pública que tem estreita e antiga ligação com Cascavel e o Oeste do Paraná "marcada por grandes realizações e conquistas para o desenvolvimento de Cascavel e toda região Oeste".

"O BRDE já tem uma parceria com a Acic onde temos uma pessoa dentro da associação, de grande valor, que foi treinada para atender os empresários. E este acordo que estamos firmando hoje é para que possamos entrelaçar as mãos", disse Orlando Pessuti, destacando que desde a sua fundação, há 56 anos, o BRDE "financia o desenvolvimento estadual, regional e local; estamos vindo aqui para sermos parceiros da administração municipal para orientar a todos os empreendedores".

O  vice-presidente do BRDE lembro que além da orientação para busca do crédito, a equipe técnica do banco também auxilia na estruturação do projeto. "Muitas vezes temo um sonho e uma ideia. Mas muitas vezes só ter o sonho não resolve. Isso tem que ser transformado em um projeto. Porém, só o projeto também não adianta se não tiver a estruturação do financiamento e um planejamento. E é isso que o BRDE se propõe a fazer", completou.

Ao destacar a parceria com o BRDE, João Alberto Soares, secretário de Desenvolvimento Econômico, lembrou que a base de sucesso de qualquer cidade e região, é o desenvolvimento econômico. "Não há saúde ou educação sem desenvolvimento econômico. Não há diferenciação entre uma ou outra área, mas é preciso recursos. E essas parcerias são extremamente importantes. O trabalho do prefeito começou á na Coopavel, durante o Show Rural, para que convocasse o BRDE para estruturar esse modelo de negócio para orientar e trazer recursos para a cidade de Cascavel para que pudéssemos ampliar a atividade econômica em um momento difícil e de crise através do crédito do BRDE", pontuou secretário.

Garantioeste

Ainda durante a Escola de Governo, foi assinada termo de cooperação entre a Prefeitura de Cascavel e a Garantioeste (Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná). A parceria assinada pelo prefeito Paranhos e o presidente da Garantioeste, Khaled Nakka, disponibilizou mais R$ 300 mil, ampliando a capacidade de liberação de recursos. Os R$ 300 mil liberados à Garantioeste, garantem lastro para cerca de R$ 3 milhões em operações. “São valores importantes que permitem acesso a crédito facilitado e barato a micros e a pequenas empresas", disse. Já com sete anos de atuação, a Garantioeste oferece aval a empresas que têm dificuldades de apresentar garantias aos bancos.

Data de publicação: 29/08/2017